Dólar Em baixa
5,114
2 de maio de 2024
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Vitória
30ºC

Dólar Em baixa
5,114

Saiba quais microrregiões capixabas estão próximas do Risco Muito Baixo para Covid-19

A partir de 8 de novembro o Espírito Santo entra em uma fase mais flexível quando o assunto é o enfrentamento à Covid-19. Com o Risco Muito Baixo enquanto nova classificação, que será para as microrregiões capixabas e não mais para os municípios, e o Risco Baixo com medidas menos rígidas, o Mapa de Gestão da pandemia vai estar de cara nova.

Contudo, para que as microrregiões capixabas migrem para a cor azul será preciso cumprir alguns requisitos. É o caso das metas de vacinação e a implementação de pontos de testagem do vírus nos municípios que formam cada uma das subdivisões. Ainda nesta semana, três das dez microrregiões (Caparaó, Centro Sul, Centro-Oeste, Rio Doce, Central Serrana, Litoral Sul, Metropolitana, Nordeste, Noroeste e Sudoeste Serrada) do estado podem atingir duas das três metas de imunização necessárias. São elas:

1. A Sudoeste Serrana, composta pelos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante;

2. A Central Serrana, composta pelos municípios de Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa;

3. E a Litoral Sul, composta pelos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul;

Região Metropolitana pede esforços

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o estado está muito próximo de ter uma região em Risco Muito Baixo, mas a Metropolitana pode influenciar na migração de todo o restante, tendo em vista o quantitativo populacional. Já isso, por sua vez, pede esforços mais efetivos e robustos.

“Ainda esta semana podemos ter três regiões que tenham alcançado dois [80% da população com as duas doses da vacina ou a dose única, e 90% dos adolescentes com ao menos uma dose] dos três indicadores. Nós estamos muito próximos. No entanto, temos a Região Metropolitana, que reúne a maior parte de pessoas no nosso Estado, que ainda precisa somar diversos esforços para poder alcançar os três indicadores, garantindo o reconhecimento de Risco Muito Baixo na nossa região”, explicou Fernandes.

Os municípios que estiverem classificados em Risco Baixo a partir de 8 de novembro poderão realizar eventos em locais fechados com no máximo 50% da capacidade, e limite de 1.200 pessoas, que precisarão estar vacinadas com as duas doses contra a Covid-19. No momento, a regra permite 600 presentes.

Já nos municípios pertencentes as microrregiões em Risco Muito Baixo, os eventos serão permitidos, sem definição de limite. No entanto, o Corpo de Bombeiros do Estado (CBMES) precisará emitir uma autorização prévia.

Veja também: ES considera liberar festas de final de ano, diz secretário de Saúde

Veja também: Mesmo com flexibilizações, Estado não pretende desobrigar uso de máscara

Foto em destaque: Divulgação/Thiago Cesar Busarello/Vida de Turista

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas