Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,130

Mesmo com flexibilizações, Estado não pretende desobrigar uso de máscara

O uso das máscaras, mesmo diante de uma série de flexibilizações anunciadas pelo Governo do Espírito Santo, não está na pauta de desobrigações quanto ao futuro da pandemia. Ou seja, a medida ainda segue obrigatória em todo o território capixaba.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva na tarde desta terça-feira (26), esse ainda não é o momento. Fora isso, a avaliação de especialistas também deverá ser levada em conta quanto a decisão. “Esse não é o momento e tão pouco será ao longo do mês de novembro, dadas as circunstâncias” .

Leia também: ES considera liberar festas de final de ano, diz secretário de Saúde

Por outro lado, o secretário pontuou que, atualmente, as máscaras não são utilizadas ao ar livre como antes. Logo, para Fernandes, “já não existe a obrigatoriedade plena [do uso]”, mas, ao sair de casa, a item deve ser indispensável, tendo em vista “a barreira de proteção a mais contra o vírus”.

O retorno dos hábitos pré-pandemia

  • Mesmo com flexibilizações, Estado não pretende desobrigar uso de máscara
  • Mesmo com flexibilizações, Estado não pretende desobrigar uso de máscara
  • Mesmo com flexibilizações, Estado não pretende desobrigar uso de máscara
  • Mesmo com flexibilizações, Estado não pretende desobrigar uso de máscara

Contudo, as festas de final de ano poderão voltar a ter uma cara do que era feito no período pré-pandemia. O Governo do Estado considera liberar esses tipos de eventos, tendo em vista que, até dezembro, todo o território capixaba deverá estar classificado em Risco Muito Baixo para Covid-19 — a nova medida do Mapa de Gestão do Estado entra em vigor na próxima semana, em 8 de novembro.

Dessa forma, o capixaba pode esperar, com máscara e vacinado com as duas doses, e com a de reforço, se necessário, um fim de ano de retomada plena das atividades sociais e econômicas. “Será [um final de ano] com abraço, festa, toda população reunida, com futebol, esporte, verão”, disse Fernandes.

Foto em destaque: Ascom/Sergipe

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas