Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,130

Mapa da Covid-19 no ES passa a ter ‘risco muito baixo’; entenda o que muda

O Mapa de Risco da Covid-19 no Espírito Santo, daqui a um mês, em 8 de novembro, passará a contar com a classificação de Risco Muito Baixo, representada pela cor azul. Contudo, a nova regra não será adotada por município, mas sim por microrregião.

O anúncio foi feito no início da noite desta quarta-feira (6) pelo governador Renato Casagrande (PSB), em pronunciamento (assista ao final do texto). Ao todo, o Espírito Santo conta com 10 subdivisões. São elas: Caparaó, Centro Sul, Centro-Oeste, Rio Doce, Central Serrana, Litoral Sul, Metropolitana, Nordeste, Noroeste e Sudoeste Serrada.

Para que cada uma migre para a cor azul no mapa, será preciso que metas de vacinação sejam cumpridas. Além disso, os municípios que compõem cada uma das microrregiões precisarão ter pontos livres de testagem da doença. Caso isso não ocorra, a classificação não mudará para o Risco Muito Baixo.

“Para uma microrregião alcançar o Risco Muito Baixo será preciso que 80% da população adulta, acima de 18 anos, esteja vacinada com as duas doses, 90% dos adolescentes, de 12 a 17 anos, com pelo menos uma dose e 90% dos idosos, com idade acima dos 60 anos, vacinados com a terceira dose”, explicou Casagrande, destacando que, ao passar para a cor azul, a microrregião não volta mais para as demais classificações (Baixo, Moderado e Alto).

Impactos do novo Mapa de Risco

  • Mapa da Covid-19 no ES passa a ter 'risco muito baixo'; entenda o que muda
  • Mapa da Covid-19 no ES passa a ter 'risco muito baixo'; entenda o que muda

No momento, tendo como base as taxas de vacinação de cada microrregião, a Sudoeste Serrana é a que mais está avançada, com 67,1% dos adultos vacinados com as duas doses, 71,94% dos adolescentes com pelo menos a primeira e 58,43% dos idosos com a dose de reforço. Nesse sentido, essa poderá ser a primeira subdivisão capixaba a migrar para a nova classificação.

Juntamente com isso, medidas mais flexíveis também entrarão em vigor a partir de 8 de novembro. Além disso, também a partir dessa data, os municípios que estiverem classificados em Risco Baixo poderão realizar eventos em locais fechados com no máximo 50% da capacidade, e limite de 1.200 pessoas, que precisarão estar vacinadas com as duas doses contra a Covid-19. Atualmente, a regra permite 600 indivíduos.

> Leia também: Eventos liberados para até 1200 pessoas no risco “baixo” e definidos pelos Bombeiros no “muito baixo”

Da mesma forma, nos municípios pertencentes as microrregiões em Risco Muito Baixo, os eventos serão permitidos, sem definição de limite. No entanto, o Corpo de Bombeiros do Estado (CBMES) precisará emitir uma autorização prévia.

“A ocupação será a definida pelo Corpo de Bombeiros. Se o local comporta 10 mil pessoas, você poderá receber 10 mil pessoas”, disse o governador, destacando que, “agora, o fundamental é a gente vacinar, testar e usar a máscara”.

No entanto, Casagrande frisou que, para que as novas regras sejam revistas, será necessário um cenário crítico da doença, com, por exemplo, o surgimento de novas variantes da Covid-19 que possam ascender um sinal de alerta em território capixaba.

Como o mapa funciona atualmente?

A Matriz de Risco considera o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias, e a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Ou seja, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

Foto em destaque: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas