Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,130

ES considera liberar festas de final de ano, diz secretário de Saúde

A realidade de uma liberação plena quanto as festas de fim de ano no Espírito Santo está próxima. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva na tarde desta terça-feira (16), o Governo do Estado considera essa possibilidade.

“Será uma virada de ano com máscaras em alguns ambientes, mas será com abraço, festa, toda população reunida, com futebol, esporte, verão… Será um final de ano de retomada plena”, destacou o secretário.

Acompanhe os principais pontos

15:02 >>> Ainda nesta semana, três microrregiões (Sudoeste Serrana, Central Serrana e Litoral Sul) capixabas podem alcançar duas (80% da população com as duas doses da vacina ou a dose única, e 90% dos adolescentes com ao menos uma dose) das três metas vacinais (80% da população com as duas doses da vacina, ou a dose única; 90% dos adolescentes com ao menos uma dose; e 90% da população idosa com a dose de reforço) necessárias para migrar para a nova classificação no Mapa de Gestão de Risco, a Muito Baixo, a partir de 5 de novembro.

***

15:00 >>> Há uma avaliação por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) quanto aos pontos de testagem, tendo em vista a baixa procura. “A Ceasa [Central de Abastecimento do Espírito Santo] e a Rodoviária [de Vitória] são dois pontos que especialmente nós estamos avaliando a redução do tempo de permanência das equipes ou a necessidade de, sem prejuízo, migrar para outro local”, disse Reblin.

***

14:54 >>> Agora, sobre o uso das máscaras, o secretário explicou que “hoje as máscara ao ar livre não são utilizadas em alguns espaços. Já não existe a obrigatoriedade plena, mas agora como você diferencia ao sair em uma avenida de grande circulação e pegar um ônibus? Ao sair de casa, você precisa ter a máscara com você”. “São uma barreira a mais para a proteção contra o vírus. No momento adequado daremos a orientação clara e correta”.

***

14:51 >>> Ao ser questionado sobre como será o final do ano do capixaba, Fernandes pontua: “com máscaras em alguns ambientes, mas será com abraço, festa, toda população reunida, com futebol, esporte, verão… Será um final de ano de retomada plena”.

***

14:45 >>> Cerca de 540 mil idosos estão aptos no estado a tomar a dose reforço contra a Covid-19. Dessa forma, Fernandes pede para que essa população ao longo desta semana, e da próxima, se direcione aos postos de vacinação para a aplicação. Além disso, o secretário reforçou que a imunização desse público será fundamental para que haja, no final do ano, reuniões em família com mais segurança.

***

14:40 >>> Já segundo o secretário, “a tendência é de que o estado, em novembro, alcance 80% da população completamente vacinada contra a Covid-19, com as duas doses”.

***

14:38 >>> Mais de 95% dos capixabas receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. “Proporcionalmente estamos perto de 100% das pessoas maiores de 18 anos com a primeira dose. A vacina será uma demonstração de que estamos acreditando na ciência, e por isso estamos introduzindo isso no Mapa de Gestão de Risco”, disse Reblin.

***

14:34 >>> O estado permanece com a orientação do uso das máscaras em lugares abertos, como em espaços de grande circulação de pessoas. De acordo com Fernandes, ainda não é o momento para a liberação do uso das máscaras. A avaliação de especialistas deverá ser levada em conta quanto a essa decisão. “Esse não é o momento, e tão pouco será ao longo do mês de novembro, dadas as circunstâncias”.

***

14:32 >>> “Consideramos que as festas do final de ano serão, sim, liberadas no Espírito Santo. Um verão com características parecidas com o período pré-pandemia, desde que sejam preservadas as características atuais do vírus”, informou o secretário.

***

14:30 >>> No momento, cerca de 281 mil capixabas estão com a segunda dose (D2) em atraso. “Vamos alcançar uma redução 100 mil doses atrasadas em relação a outros indicadores presentes no mês de setembro”, disse Fernandes.

***

14:27 >>> Além disso, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou que para que as microrregiões capixabas migrem para o Risco Muito Baixo a partir de 5 de novembro, será preciso um ponto de testagem em casa região. “Temos vários pontos de testagem aqui na Grande Vitória e iniciaremos amanhã [quarta-feira, 27 de outubro] em Colatina e em Vila Velha, no Crefes, mais pontos de testagem para o RT-PCR”.

***

14:25 >>> A maioria das regiões capixabas tem ampla vacinação satisfatória dos adolescentes e da segunda dose (D2) dos adultos. Contudo, o estado terá para novembro um desafio quanto a cobertura vacinal plena da dose de reforço dos idosos.

***

14:20 >>> O Espírito Santo tem avançado na vacinação em todos os públicos. O secretário lembrou que, recentemente, o Governo do Estado decidiu diminuir o prazo da dose de reforço para a população idosa. “O prazo de seis meses ia acabar prejudicando uma parcela importante da população que poderia se beneficiada a partir do quarto mês. A decisão se aplica a toda população idosa que recebeu qualquer tipo de imunizante”, frisou Fernandes.

Foto em destaque: Reprodução/Arquivo ESHOJE

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas