Dólar Em alta
5,077
10 de maio de 2024
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Semana no Poder: Pesquisas esquentam movimentos eleitorais e Marcelo Santos de olho nos militares

Pesquisas eleitorais movimentaram a semana e deram possíveis tons para campanhas em diferentes municípios. Uns, aparentemente, terão mais tranquilidade, já outros terão acirrada disputa pela frente.

Acompanhe o resumo do que mais impactou a política do Espírito Santo.

Vantagem para Euclério

Pesquisa realizada pelo Instituto Perfil e publicada por ES Hoje, no último sábado (20), demonstra o favoritismo do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), para sair vitorioso já no primeiro turno da eleição no município. E alguns trunfos sustentam essa possibilidade. Um dos indicativos está na somatória de entrevistados que consideram a gestão como boa/ótima. Ao todo, são 53,89% dos que responderam às perguntas, o que indica um cenário bastante favorável para ele.

Atenção

Contudo, algo que pode acender um pequeno sinal amarelo é o fato de que 37,64% consideram seu mandato como “bom”. É aquele quantitativo que pode migrar, por exemplo, para noção de “razoável” e até pender para outro lado, dependendo da conjuntura.

Legado

É válido ressaltar que para a maioria dos entrevistados a gestão de Euclério deixa um bom vestígio. Para 65,69% dos que responderam ao levantamento, Cariacica melhorou nos últimos três anos. Logo, o governo dele conta com argumentos para debater suas ações em prol do município.

Tendência

A tendência, no atual retrato, é a que de Euclério consiga o triunfo ainda no primeiro turno. No entanto, é preciso observar algumas condicionantes que podem ser perigosas a qualquer candidato à reeleição. A pesquisa mostrou que há um número significativo de entrevistados que ainda estão indecisos ou que votariam em branco/nulo. No levantamento espontâneo, representam 42,09%; já na estimulada, é da ordem de 23,34%. Ainda há muito voto a ser conquistado para balizar uma vitória logo no primeiro turno ou levar o embate para o segundo turno.

Relevância de Helder

É relevante demonstrar o potencial que o deputado federal Helder Salomão (PT), que já foi prefeito da cidade, possui como cabo eleitoral. Certamente, ele vai caminhar com a candidata Célia Tavares (PT) durante a campanha. Conforme ressalta a pesquisa, ele é o segundo político com maior simpatia dos eleitores para estar no palanque dos candidatos, ficando atrás somente de Casagrande (PSB). Logo, não se pode duvidar, quando o jogo começar, de como Helder – que tem apetite maior para 2026 – pode influenciar no pleito.

***

Jogo acirrado em Linhares

A tendência do cenário eleitoral de Linhares demonstra fortíssima polarização entre o prefeito do município e candidato à reeleição, Bruno Marianelli (Republicanos), e o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), conforme pesquisa realizada pelo Instituto Perfil e publicada nessa quarta-feira (24) por ES Hoje.

Cabos eleitorais I

Verificando pelos cenários espontâneo e estimulado, Scaramussa (primeiro em ambos) e Marianelli (vice em ambos) têm liderança mais folgada em relação aos concorrentes. Num cenário polarizado, os cabos eleitorais são capazes de fazer a diferença. Scaramussa, na liderança do cenário estimulado com 29,23% das intenções de voto, tem possibilidade de agregar em sua chapa partidos da base governista e, claro, gozar de maior preferência do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

Cabos eleitorais II

Do lado de Marianelli, que teve 22,21% das preferências dos entrevistados – e que coloca a pesquisa num panorama de praticamente empate técnico, em função da margem de erro, de 3,7%, para mais ou para menos -, não se pode desprezar o fator Guerino Zanon, ex-prefeito do município e que somou 35.231 votos na campanha para governador, em 2022. Guerino foi lembrado na pesquisa e abocanhou 7,71% das intenções de voto no cenário espontâneo. Enquanto isso, Scaramussa obteve 27% e Marianelli, 19,57%.

Em busca de apoios

A conquista de indecisos e de apoios de pré-candidatos que possam deixar a corrida, mais do que nunca, será muito cobiçada pelos favoritos, de acordo com a pesquisa.

***

Luiz Paulo na frente? I

ES Hoje apresentou nessa segunda-feira (22), mais uma vez, o protocolo de intenções entre o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) andarem juntos nas eleições municipais. Gandini (PSD) também faz parte do grupo. “Concordamos que Vitória precisa voltar a ser protagonista de sua história e sair, de uma vez por todas, do isolamento em que se encontra”, afirmou o deputado, do núcleo de chumbo do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), em crítica a Pazolini.

Luiz Paulo na frente? II

Não é segredo para ninguém que o pré-candidato que está mais “avançado” na construção da candidatura é o tucano Luiz Paulo. Já contratou marqueteira, já avisou para os rincões do Projeto Terra e para as áreas mais nobres que quer, sim, estar no páreo.

***

Consequências I

O tucano está dentro da federação PSDB/Cidadania e poderia ter o apoio ainda do União Brasil, que pleiteia vaga na vice da chapa, do PSB (de Tyago), do PSD (de Gandini) e também do MDB, que é dirigido pelo vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, e que tem ficado lado a lado do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) nos encontros do diretório da Capital.

Consequências II

Apesar de dizer que o PSB atuará de forma independente nas eleições, o governador sabe que poderia interferir caso, por exemplo, tivesse predileção para um pré-candidato, como João Coser (PT), que chegou ao segundo turno contra o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), em 2020. Ele poderia indicar que a união de partidos de centro-esquerda, de centro e de centro-direita poderia ajudar o petista, que já foi prefeito da Capital entre 2005 a 2012.

Consequências III

Implicitamente, a pré-candidatura de Luiz Paulo vai ganhando contornos de ser mais “abençoada” pelo Palácio Anchieta do que as demais. Claramente, ter mais concorrentes é importante para evitar um possível triunfo de Pazolini ainda no primeiro turno. Vitória, historicamente, favorece os gestores com a máquina e os reelege. Contudo, a formação do grupo e a quantidade de aliados presentes ao redor do tucano corroboram para que a iniciativa dele seja a mais privilegiada.

***

De olho nos militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), realizou nessa quinta-feira (17) uma reunião representantes de classe da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O tema da conversa foi a progressão da carreira em cada categoria, um assunto sensível e que mobiliza muito as casernas. Atender a um pleito de diálogo e de ponte com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), é importante para o chefe do Poder Legislativo, especialmente para ampliar o seu leque de influências e de capital político visando 2026.

Tamanho do público

É necessário medir o tamanho dessas categorias. Atualmente, segundo informações da Transparência Estadual, são 8.852 militares na ativa, somando PM e Bombeiros. O quantitativo vai aumentar em função dos concursos em andamento. Considerando aposentados e pensionistas, esse número passa para 12.952. São pelo menos 20 mil famílias envolvidas, ou seja, muita gente – e muita possibilidade de voto.

Semana no Poder: Pesquisas esquentam movimentos eleitorais e Marcelo Santos de olho nos militares***

Foto da semana

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) recebeu, em seu gabinete, equipe de uma loja de roupas masculinas. Provou e escolheu seus novos ternos. Também serviu de modelo por um dia. Um verdadeiro Mazinho Fashion Week.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Desejamos um ótimo fim de semana!

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas