Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

O que esperar da candidatura de Pablo Muribeca?

O aniversário e prestação de contas do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), realizado nessa terça-feira (7), deu o tom de como deverá ser a candidatura dele para a Prefeitura da Serra. E isso vai dos aliados à forma de como trabalhará suas pautas.

Primeiramente, é necessário passar pelos aliados. O Republicanos, com seu presidente, Erick Musso, trouxe a tropa de choque da legenda para apoiar seu correligionário. Claro que houve exceções, como o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos), que não vai endossar a empreitada – especialmente por problemas envolvendo a classe médica e a filha dele – e vai apoiar outros nomes, sendo ou o candidato de Sergio Vidigal (PDT), que é Weverson Meireles (PDT), ou Audifax Barcelos (Progressistas).

Interessante notar que aliados que agora estão ao lado do parlamentar do chapéu já estiveram ao lado ou foram correligionários de Vidigal, como o deputado federal Amaro Neto (Republicanos). Ter aliados que já transitaram por outros caminhos só fortalece Muribeca como terceira via, tendo ainda Vidigal e Audifax como principais expoentes da política serrana. O vereador Igor Elson (PL) busca ser uma quarta via, contudo está mais limitado à realidade da extrema-direita.

A presença do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), por sinal, merece toda atenção. O Podemos, partido dele na Serra, tem influência de seu colega de partido e de parlamento estadual, Alexandre Xambinho (Podemos). Xambinho, nesta ciranda, está colado ao clã Vidigal e ao Palácio Anchieta, que ampara o PDT.

O presidente da Casa de Leis capixaba demonstra que, apesar de estar num partido que é aliado de primeira hora da gestão do governador Renato Casagrande (PSB), não vai seguir exatamente o que o Palácio Anchieta quiser. Pelo contrário: vai adotar pragmatismo, especialmente pensando nos interesses dele para 2026, que são altamente ambiciosos.

Também pesa a relação amistosa de Marcelo com Erick. Na legislatura passada, o republicano era o presidente da Assembleia Legislativa, enquanto o parlamentar de Cariacica, vice. Isso só explicita um grupo político – que pode ter mais para frente o advento do Progressistas – que se desenha para estar apto à disputa daqui a dois anos às candidaturas majoritárias que se aproximam.

Quanto a Muribeca, é preciso destacar alguns predicados. O primeiro é o de que ele está filiado ao partido que se diz como aquele que é o “verdadeiro conservador do País”. Logo, em nome da família, o deputado estadual fez questão de destacar a presença da esposa, Lara, que também discursou no evento. Qualquer semelhança entre o modus operandi de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro é mera coincidência.

É válido também ressaltar neste pensamento o que foi escrito na coluna de Pedro Doria, em O Globo, nessa terça-feira (7). Ele frisa que “o sociólogo espanhol Manuel Castells chamou seu livro clássico, publicado em 2012, de “Redes de indignação e esperança”. Ele já percebia, ali, quanto a indignação — essa complexa mistura de emoção, valores e julgamento moral — marcava as redes sociais. Castells via nesse catalisador de indignações da sociedade a esperança de que, mobilizada, ela pudesse dar foco e levar à transformação. Aconteceu o contrário. Travou todo o diálogo”.

Muribeca é uma máquina de sucesso nas suas redes sociais, principalmente com suas denúncias, ora vistas como truculentas por seus adversários. Escreve Doria: “O truque para viralizar nas redes é estar indignado. E é preciso estar indignado, a cada dia, com uma injustiça nova. Trata-se de uma indignação performática, não verdadeira”. Alguma semelhança com o parlamentar da Serra?

O deputado estadual, embora não tenha a chancela do partido de Bolsonaro, não vai ousar falar mal do ex-presidente, até mesmo para não perder possíveis votos de conservadores. Mas vai utilizar da linguagem das redes sociais que já deram certo no ambiente do bolsonarismo e catapultar sua indignação – endereçada a Vidigal e companhia – para elevar sua campanha.

Os ingredientes da receita para a campanha de Muribeca já estão à mesa. Basta ao parlamentar colocar o chapéu na cabeça e os pés nas ruas para uma campanha que promete ser bastante agressiva. Com o perdão do trocadilho relacionado ao adereço do deputado: “segura, peão!”.

***

Empolgou

Vídeos enviados por aliados empolgaram a plateia presente ao evento. Exemplos foram o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) e o deputado federal Messias Donato (Republicanos). Meneguelli tem forte presença nas redes. Messias, por sua vez, tem cada vez mais se conectado ao público conservador.

(Não) empolgou

Por incrível que pareça, o deputado federal Amaro Neto (Republicanos), conhecido pelo telejornal que apresenta, não movimentou tanto assim a plateia.

***

Lembrando I

Longe desta coluna querer causar qualquer discórdia, mas nesta quarta-feira (8) volta à pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) o caso envolvendo o antigo partido de Muribeca, o Patriotas, no qual é denunciado por suposta fraude à cota de gênero na chapa para deputado estadual. Houve pedido de vista por um dos juízes na última sessão.

Lembrando II

A relatoria do processo opinou pela improcedência da denúncia. Mas caso haja entendimento favorável a esse questionamento, o pré-candidato na Serra pode ter seu mandato cassado.

***

Encontro

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), realiza nesta quinta-feira (9), das 14h às 17h, o “Encontro Regional: Democracia e eleições 2024”, em Colatina.

Presente de aniversário?

O deputado estadual Hudson Leal (Republicanos) deixou nas entrelinhas ao colega Delegado Danilo Bahiense (PL) que irá apoiá-lo nas eleições para a Prefeitura de Guarapari. Hudson deu a deixa durante a sessão desta quarta-feira (8), enquanto os parlamentares parabenizavam o parlamentar pelo aniversário de 68 anos. Observação: o Republicanos tem pré-candidato na Cidade Saúde, que é o vereador Rodrigo Borges (Republicanos).

Bom humor

Bahiense foi bem-humorado na abertura da sessão. Declamou o versículo 25 salmo 37. “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.

***

Coincidências

Pesquisa do Instituto Perfil, divulgada por ES Hoje nesta quarta-feira (8), sobre Itapemirim possui semelhanças com a de São Mateus, publicada nessa terça (7). Em ambos os municípios há críticas à atual gestão, o que dá força para opositores se destacarem nas intenções de votos.

Líder

Por lá, no município do Sul do Estado, o pré-candidato do PDT, Geninho, desponta como o favorito. Vale ressaltar que a cidade tem sido palco de dança das cadeiras dos prefeitos.

***

Leis de Vila Velha

Vila Velha agora tem a lei que “dispõe sobre a inserção do símbolo do
Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos assentos preferenciais dos veículos do Serviço de Transporte Coletivo do município”.

Que fase…

Nuvens pesadas pairam sobre o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. Desta vez, o Ministério Público Estadual (MPES) instaurou procedimento administrativo “objetivando acompanhar o cumprimento dos deveres estatutários dos servidores públicos”. Por lá, há série de denúncias de irregularidades.

E agora, José?

Interlocutores do funcionalismo público estadual lembram que a assembleia geral do Sindipublicos que pode culminar em greve dos servidores, após a categoria não obter o reajuste salarial pretendido, vai acontecer justamente no período em que o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), estiver em agenda nos Estados Unidos.

***

Selfie municipal

O que esperar da candidatura de Pablo Muribeca?

Falando em Casagrande, o governador aproveitou a apresentação da Feira dos Municípios, que aconteceu nesta quarta-feira (8), no Palácio Anchieta, e fez uma selfie com prefeitos e representantes das cidades capixabas.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Dizem que um político tentou roubar a cena de um determinado protagonista em recente evento. Relatos de que seu discurso era interminável…

Tá na rede

“Insegurança de moradores e turistas, praias poluídas, ausência de eventos culturais que reforçam a identidade da capital são alguns dos fatores que comprometem a capacidade turística do município. E isso precisa mudar”

João Coser (PT), deputado estadual

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas