Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Reajuste garantido aos servidores e discurso do governo do ES vira alvo de questionamento

O reajuste dos salários dos servidores do Estado, da ordem de 4,5%, foi aprovado nesta terça-feira (7) pelos deputados estaduais. Além do governo, serão beneficiados aqueles que estão inseridos no funcionalismo público de órgãos como Assembleia Legislativa, Tribunais de Justiça e de Contas, Ministério Público e outros. Alguns desses órgãos terão esses reajustes apreciados em outras sessões.

É inegável que a média salarial dos servidores – e esta coluna não está aqui invalidando o pleito dos funcionários públicos – é maior do que a recebida pelos demais trabalhadores capixabas. No entanto, é importante observar que a reivindicação surge justamente pelo discurso tão exaltado pelo governo, que é o de “nota A” nas finanças.

Na ótica do servidor, insatisfeito por não ter a reposição da inflação em seus vencimentos, fica difícil compreender o porquê de não terem o retorno de uma gestão, de centro-esquerda, que tradicionalmente é mais afeita aos pedidos dos trabalhadores. Se é possível investir pesadamente em infraestrutura, por que não no servidor? Essa é uma retórica constante nos bastidores.

Também pesa contra uma medida que é realizada a cada momento de aumento. Os salários do governador, do vice-governador e dos secretários também são reajustados, em função de mitigar o chamado “abate-teto”, que atinge as carreiras do topo no Estado, como delegados, coronéis e outros, que não podem ganhar mais do que o chefe do Executivo. No entanto, esse projeto não foi incluído na pauta desta terça-feira (7).

Em questionamentos do Sindpúblicos, já há alegação de que o aumento para o governador é de 12% (somados os reajustes deste ano e para 2025), enquanto para os demais é de 4,5%.

Os servidores, de acordo com o sindicato, cogitam a deliberação de possibilidade de greve na Assembleia Geral Unificada agendada para 13 de maio, às 10h30, em frente à Seger.

Um eventual movimento paredista demonstra uma insatisfação geral e talvez seja um dos momentos mais inéditos da gestão do governador Renato Casagrande (PSB) quanto a queixas dos servidores, como um todo. Anteriormente, o que se via eram pleitos mais conectados com as categorias da segurança pública, por exemplo.

Casagrande tem, como carta na manga, concessões de benesses específicas para diferentes categorias nos últimos tempos. Ainda pode seguir na toada de que é preciso manter a responsabilidade para que os salários sigam em dia, para que a realização de reajustes mantenham rotina, ainda que não sejam aqueles idealizados pelos servidores.

Ainda não é possível dimensionar se o funcionalismo vai querer, de fato, esticar a corda e partir para uma guerra mais acirrada, visto que o Estado mantém passivo positivo de pagamentos e de aprimoramentos de outros benefícios. Casagrande, assim, aposta no pragmatismo e em um momentâneo desgaste com os servidores, ainda que esteja fazendo aceno a eles.

Cenas dos próximos capítulos para saber como isso vai alongar e de como pode afetar as eleições deste ano.

Em tempo

Casagrande precisava resolver a qualquer custo esta situação ainda nesta semana. Na próxima, ele estará nos Estados Unidos para compromissos internacionais. Quem assume interinamente é o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB).

Protocolo

O governo protocolou seu projeto de reajuste de salários na noite dessa segunda-feira (6). Outros órgãos também acompanharam o movimento.

Liberal progressista

Quem diria. O deputado estadual Capitão Assumção (PL) propôs reajuste de 14% para os servidores. Claro que sua emenda foi rejeitada.

***

Festa na Serra

Dias de festas na Serra. Esta terça-feira (7) é aniversário do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Na quarta (8), do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Quinta (9), de Audifax Barcelos (Progressistas). Festejos com cada um no seu quadrado.

***

Cenário de São Mateus I

Pesquisa do Instituto Perfil, divulgada por ES Hoje nesta terça-feira (7), mostra Amadeu Boroto (MDB) e Carlinhos Lyrio (Republicanos) no topo das intenções de voto em São Mateus. Boroto está inelegível, mas pode ter o direito de disputar a eleição caso haja parecer favorável da Justiça. Caso não consiga, Carlinhos vira, então, o favorito do pleito.

Cenário de São Mateus II

Importante destacar que o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), terá peso nestas eleições. Será interessante verificar quem será o candidato que poderá vir com a chancela do Palácio Anchieta.

Cenário de São Mateus III

Chama a atenção também o tamanho da rejeição do atual prefeito de São Mateus, Daniel Santana. Dos entrevistados, 42,26% disseram que é péssima a administração dele. Isso reforça o porquê de vários pré-candidatos estarem mais distantes do folclórico gestor.

***

De olho I

A Promotoria Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral do Ministério Público Estadual (MPES) já está de posse de Procedimento Preparatório Eleitoral para apurar possível propaganda antecipada. O alvo é um vereador da Serra. Segundo a denúncia, ele pediu voto e ainda divulgou seu futuro número nas urnas.

De olho II

Essa situação tem sido mais comum do que se imagina. Isso tem acontecido bastante no interior. Pelo visto, tem faltado é denúncia.

***

Expectativas I

Expectativas rondam as próximas sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Um processo pode culminar na cassação de seis vereadores de Cariacica sob alegação de fraude à cota de gênero. Houve pedido de vista, mas o relator do processo se manifestou favorável à punição.

Expectativas II

O outro processo também é referente à suposta cota de gênero e envolve o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Neste, houve entendimento pela improcedência da denúncia, mas o processo também está sob vista de um dos juízes.

Expectativas III

O prazo de pedido de vista é indefinido. Pode ser que seja encaminhado na próxima sessão, que acontece nesta quarta-feira (8), como em data posterior. Aguardemos.

***

Liberdade cantou

Como esperado, o deputado estadual Adilson Espindula teve sua desfiliação do PDT aprovada no TRE.-ES Aos 45 minutos do segundo tempo, ele se filiou ao PSD. E é visto como pré-candidato à Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.

***

Reajuste garantido aos servidores e discurso do governo do ES vira alvo de questionamentoAlmoço nordestino

Coronel Alexandre Ramalho (PL), pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha, adotou o cardápio nordestino no almoço desta terça-feira (7), para dar energia para as demais agendas.

Não que seja qualquer tipo de indireta (Deus nos livre disso), mas o Nordeste, recentemente, preferiu outro tipo de candidato…

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Dizem que prisões podem acontecer a qualquer momento. E os envolvidos já tiveram ligação com um político…

Tá na rede

“A gratidão é a memória do coração. Agradeço à equipe de médicos e profissionais da saúde que cuidaram de mim até este momento. Agora sigo o tratamento, ainda em São Paulo, mas fora do hospital. Em breve estarei de volta à minha rotina de trabalho. Gratidão ao Senhor!”

Magno Malta (PL), senador

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas