Dólar Em alta
5,202
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Cachoeiro de Itapemirim mira caminho mais à direita em 2024

Após anos de gestões que ficaram entre a esquerda e a centro-esquerda, o município de Cachoeiro de Itapemirim, vulgo Capital Secreta do Mundo, caminha para preferência de candidatos mais alinhados com a direita, conforme demonstra pesquisa da Direita Pesquisas e Propagandas, a qual ES Hoje teve acesso.

Em um cenário espontâneo, o deputado estadual Theodorico Ferraço (Progressistas) é o mais lembrado. Mas no cenário estimulado, no qual Ferração não está presente, o colega dele de Assembleia Legislativa Allan Ferreira (Podemos) lidera, sendo seguido por Diego Libardi (Republicanos) e Leo Camargo (PL).

O panorama é relevante no sentido de que Carlos Casteglione (PT), que é pré-candidato também, comandou o município de 2009 a 2016, enquanto Victor Coelho (PSB) acumula dois mandatos desde 2017. Casteglione, inclusive, é o dono da maior rejeição, enquanto os pré-candidatos mais ligados ao conservadorismo possuem menor repulsa.

Com essa perspectiva se confirmando, consolida-se uma perspectiva que vem desde 2022. Àquela ocasião, no segundo turno, Carlos Manato (PL) venceu o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), no município, obtendo 58,1% dos votos válidos. Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também teve ampla vantagem sobre o presidente Lula (PL) na cidade.

Havendo a manutenção dessas características, isso faz com o que o governo estadual, por exemplo, se atente ao que o grupo formado Allan, Libardi e Dr. Bruno Resende (União Brasil) vá fazer para o pleito, visto que todos possuem recall forte. Isso lhes dá maior poder de barganha para negociar ações com o Palácio Anchieta.

Também não se pode negar que Ferração permanece como influente ator político no Sul e ainda conta em seu grupo com o vereador Júnior Corrêa, agora nas fileiras do Novo. É importante também não desprezar o potencial do PL, especialmente capitaneado pelo deputado estadual Callegari (PL) e o senador Magno Malta (PL), que começou sua carreira política justamente na Capital Secreta do Mundo.

É inegável que todo esse processo de caminhar mais para a direita incide também no que há por acontecer em 2026. Parlamentares com base na região entendem disso e até animam alguns postulantes para candidaturas majoritárias, justamente impulsionados por esse tipo de posicionamento.

Após 16 anos, com esses resultados se cristalizando, há possibilidades reais de um outro tipo de grupo comandar a histórica cidade, no que pode causar em modificações de influências geopolíticas.

Cachoeiro em pauta

Colegas de partido, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), e o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos) debateram sobre Cachoeiro de Itapemirim nesta manhã de segunda-feira (15). Desafio é encontrar consenso sobre quem será candidato de um grupo que tem até apoio do governo do Estado.

Feliz

Allan deveria estar feliz da vida. Resultado de pesquisa a qual ES Hoje teve acesso mostra o parlamentar como líder no cenário de estimulada e sem a presença do deputado estadual Theodorico Ferraço (Progressistas) no páreo.

***

Deputados e a Justiça

Deputados estaduais almoçaram nesta segunda-feira (15) com membros do Tribunal de Justiça do Estado, como o presidente da Corte, desembargador Samuel Meira Brasil.

Denúncia contra o delegado

Pré-candidato à Prefeitura de Vitória, o deputado estadual João Coser (PT) iniciou série de publicações na qual diz que a Capital, na gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos), que é delegado de Polícia Civil licenciado, está “sob a escuridão, o crime e a violência”.

Aposta

Enquanto isso, Pazolini segue apostando em políticas públicas para famílias mais humildes. No último sábado (13), ele participou da entrega do cartão Vix + Cidadania, destinado a mais 600 famílias. Objetivo do programa é reduzir vulnerabilidade social.

Segurança

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), celebrou a chegada da marca de 1 mil veículos recuperados por meio do Cerco Inteligente.

Portas abertas

O Palácio Anchieta segue de portas abertas para o Progressistas. Nesta segunda-feira (15), o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), recebeu comitiva formada pelo coordenador da bancada federal capixaba e presidente do Progressistas estadual, Da Vitória, e o prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho.

***

Arnaldinho do Samba

Cachoeiro de Itapemirim mira caminho mais à direita em 2024

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), em vídeo que publicou nesse domingo (14), participou de uma pequena roda de samba no Parque da Prainha e foi para aquela canção de segurança para cantar: “A Amizade”, do Fundo de Quintal.

***

Eu tenho a força

Foi inaugurada na última sexta-feira (12) a Academia de Musculação do 4º Batalhão de Polícia Militar (Vila Velha). O espaço foi equipado utilizando recursos financeiros provenientes de “Acordo de Não Persecução Penal” (ANPP), firmados pelo Ministério Público Estadual (MPES), por meio da Regional de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial.

Não é só no ES

Em São Paulo, o governador daquele estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assim como no Espírito Santo, optou por escolher na lista tríplice para chefia do Ministério Público daquele estado um candidato que não foi o campeão de votos.

Problema para Estado e municípios

O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, acredita que a atual tendência de planos de saúde com benefícios restritos veio para ficar. Nos bastidores, isso pode pressionar mais os serviços de saúde públicos prestados por municípios e pelo Estado.

Reflexão

A diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Maria Netto, em entrevista ao Valor Econômico, deu o Espírito Santo como exemplo de local com alto impacto quanto a desastres naturais. “Governadores começam a ver que isso é um tema complicado. A questão é como se pode ter uma visão mais estruturada, de planejar a nível subnacional e vincular o planejamento com o governo federal”, explicou.

Presença capixaba

A ouvidora e juíza membro do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Isabella Rossi Naumann Chaves, representou a Corte no XVI Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje) e no III Encontro Nacional do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), realizados entre os dias 10 e 12 de abril, na cidade de Manaus, Amazonas. A Ouvidora do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Rachel Durão Correia Lima, também esteve presente nos eventos.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Político estava com a língua mais afiada do que espada de samurai em recente evento na Capital. Alfinetou o judiciário e ainda aproveitou para falar mal de um colega que, mais uma vez, aprontava – para variar.

Tá na rede

“Os governos brasileiro e chinês devem buscar entendimentos para possibilitar o intercâmbio em várias áreas do conhecimento para fortalecer a educação nos dois países”

Helder Salomão (PT), deputado federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas