Dólar Em alta
5,114
21 de maio de 2024
terça-feira, 21 de maio de 2024

Partido de Bolsonaro ainda está longe de superar o PT no ES (em filiados)

O PL, presidido no Estado pelo senador Magno Malta (PL) e que tem em suas trincheiras o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), ainda está longe de superar o PT, no Espírito Santo, em número de filiados.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativos a março, a legenda do presidente Lula (PT) reunia 29.083 eleitores, enquanto a sigla da direita abrangia 14.283.

Com mais que o dobro de filiados no Espírito Santo, o PT vê a principal legenda da direita possuir mais representantes na Assembleia Legislativa. No Congresso, a situação muda: a legenda de esquerda tem três parlamentares (dois deputados federais e um senador), contra dois do PL (um deputado federal e um senador).

Líderes de polarização, os partidos têm a missão, num pleito tão agressivo, de transformarem essas paixões em votos. O grande problema para ambos é que nas eleições municipais, onde apesar de haver pautas ideológicas em jogo, questões próprias das cidades e dos bairros são mais identitárias para os eleitores de um modo geral.

Não adianta falar sobre “Deus, pátria, família e liberdade” ou de pautas mais afeitas à esquerda se não serão resolvidos os desafios da educação, da saúde e das condições de um bairro, por exemplo. Claro que se tiver um plus dessa ideologia, pode ser que haja um argumento. Mas é preciso ter proposta e ainda superar as rejeições, uma vez que para cada um só há a opção ou de amar ou de odiar.

Nessa seara, os que se beneficiam são partidos mais centrais e afeitos, por exemplo, com a direita. O MDB, agora liderado pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), segue como líder em filiados, com 36.025 em seus quadros. Após péssimos resultados nos últimos pleitos, o partido, após filiar políticos com mandatos, como Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica, busca uma nova guinada.

Também goza desse posicionamento o Progressistas, com 26.566 filiados. Tendo como destaques os deputados federais Da Vitória e Evair de Melo, a legenda ainda consegue dialogar com o governo estadual e possui forte correlação com o Bolsonarismo, como Evair pode provar bem.

Se neste Fla-Flu eleitoral prevalecesse somente a paixão, provavelmente PL e PT seriam os grandes campeões. No entanto, apesar de todas as guerras ideológicas, aspectos locais costumam fazer a diferença – dentre eles as forças das gestões municipais e estadual -, bem como articulações com lideranças, algo que tem sido melhor construído por outros partidos, do que PT e PL, nos últimos anos.

Ranking

O ranking com os 10 partidos com mais filiados no Espírito Santo, segundo o TSE, é formado pelas seguintes de legendas:

MDB: 36.025
PT: 29.083
PDT: 27.998
Progressistas: 26.566
PRD: 25.447
PSDB: 25.108
PSB: 21.746
Podemos:17.318
União Brasil: 14.919
PL: 14.283

***

Capital do brote

Lei sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), transforma Laranja da Terra na capital estadual do brote.

Prestação de contas vem aí

Casagrande encaminhou para a Assembleia Legislativa a prestação de contas anual referente a 2023.

Feriado com indefinição

No entanto, até a tarde desta terça-feira (30), o Executivo estadual ainda não havia encaminhado o projeto de lei com o reajuste para os servidores. Só lembrando que nesta quarta-feira (1º) é o feriado do Dia do Trabalhador.

***

Casão do Pet

Partido de Bolsonaro ainda está longe de superar o PT no ES (em filiados)

Casagrande publicou foto com a cadelinha Briosa, que mora na Residência Oficial do Governo, em Vila Velha. Segundo o socialista, ela “adora um carinho. A preguicinha da Briosa está on. Pelo visto já ligou o modo feriado”.

***

Pleito

O deputado estadual João Coser (PT) protocolou indicação ao governo para “reconsideração do percentual de reajuste salarial dos servidores e reabertura das negociações para debate da recomposição salarial com base nas perdas acumuladas, bem como a possibilidade de revisão do valor do auxílio-alimentação”.

O equilibrista

O deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) segue com sua rotina de agradar a gregos e a troianos. Nesta terça-feira (30), participou de solenidade com o governador Renato Casagrande (PSB). Depois, se bandeou para os lados do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que não é lá pessoa tão benquista no Palácio Anchieta.

***

Repúdio I

Ainda sobre a Assembleia Legislativa, deputados protocolaram nota de repúdio contra o prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho (Progressistas), após o episódio de trocas de farpas com Vandinho Leite (PSDB), além de acusações contra Janete de Sá (PSB) e Tyago Hoffmann (PSB).

Repúdio II

“Do homem público se espera competência não apenas na gestão do Erário, mas também na administração de seus impulsos. A atitude do prefeito Ninho não condiz com as melhores aspirações do bom trabalhador e do pacífico Povo da região do Caparaó”, diz a nota assinada pelos parlamentares.

***

Planejamento estratégico

Antes de finalizar seu mandato como procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade encaminhou para o Ministério Público Estadual (MPES) a instituição do Planejamento Estratégico do órgão.

Inquérito

Ainda sobre o Ministério Público Estadual (MPES), o órgão instaurou inquérito civil para “apuração de relato de que Rogélio Pegoretti Caetano Amorim, ex-Secretário da Fazenda do Governo do ES, teria cometido fraude de R$ 120 milhões e recebimento de propina, conforme a Operação Decanter”.

Leis de Vila Velha

Vila Velha agora tem a lei que “dispõe sobre a obrigatoriedade do nivelamento de tampões, caixas de inspeção e tampas metálicas de telefonia, de energia elétrica e de esgoto cloacal, por parte das empresas por eles responsáveis, nos locais em que forem executadas obras de pavimentação, recapeamento, reconstrução, tapa-buracos ou qualquer serviço de manutenção em passeios e vias públicas no município”.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Evento recente, sobre acessibilidade, foi marcado por falta de acessibilidade. Resultado: improviso e muitos indo embora.

Tá na rede

“Têm sido dias de luta, dolorosos, mas o cuidado de Deus tem vindo em cada palavra, visita que tenho recebido”

Magno Malta (PL), senador

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas