Dólar Em baixa
5,122
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Cerco fechado para atrair 50 mil eleitores de região histórica de Vila Velha

Com muita pompa, a Prefeitura de Vila Velha e o governo do Estado entregaram, no último sábado (27), o Parque Linear de Cobilândia. Trata-se de mais uma medida que impacta diretamente a região 4 do município, uma das mais populosas e que necessita de amparo do poder público, de um modo geral.

Integram essa região: Alecrim, Alvorada, Bairro Industrial, Cobi de Baixo, Cobi de Cima, Cobilândia, Jardim do Vale, Jardim Marilândia, Nova América, Planalto, Polo Empresarial Novo México, Rio Marinho, Santa Clara, São Torquato e Vale Encantado. Historicamente, são os bairros mais afetados pelas chuvas, causando prejuízos recorrentes para recuperar comércios ou mobiliar residências.

Até 2022, Vila Velha tinha 336.050 habitantes que podem votar. Considerando o público da região 4, são cerca de 50 mil aptos ao sufrágio. Isso quer dizer que aproximadamente 15% dos eleitores estão localizados nessa região, o que é muito relevante.

Esse conglomerado de bairros, segundo informações do TSE, tem em sua maioria moradores adultos com escolaridade menor, como ensino médio incompleto e ensino fundamental completo, o que faz com tenham maior dependência do serviço público. Como “clientes”, acabam também sendo mais exigentes e até críticos para com as gestões.

Os contornos de 2024 apontam, até o momento, para uma disputa muito acirrada na cidade canela-verde. Além do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), estarão presentes Coronel Ramalho (PL), Neucimar Fraga (Progressistas) e mais o grupo de Max Filho (PSDB). São capitais políticos que não podem ser ignorados.

Algumas das medidas da gestão de Arnaldinho, catapultadas pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foram justamente melhorar a macrodrenagem, o que impacta diretamente a região 4, e revitalizar a área. Criação de locais de lazer, como o parque, auxiliam em ações de cidadania e organização de espaço – evitando até a expansão da criminalidade.

Considerando que o eleitor de Vila Velha não foi lá tão fiel à continuidade das administrações, as incursões de Arnaldinho, sustentadas por Casagrande, têm total objetivo de sufocar os adversários, para demonstrar que há presença da prefeitura, bem como forte parceria entre o município e o governo do Estado. Dos pré-candidatos estabelecidos, ninguém, a não ser o prefeito, possui relação tão estreita com o Palácio Anchieta.

O problema dos alagamentos é crônico em Vila Velha e o município e o Estado vêm trabalhando para mitigar esse passivo. Não é uma tarefa fácil, evidentemente. Se Arnaldinho passar nesse teste de conseguir cativar e abarcar boa parte desse eleitorado, seu caminho fica mais pavimentado para obter a reeleição.

Nada em Vila Velha é fácil. E os gestores sabem bem como assuntos relacionados à macrodrenagem podem afundar candidatos e gestões.

***

Vovô e o “casca de bala”

Falando no governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), ele segue demonstrando muita felicidade com o papel de avô. Publicou vídeo dele com o neto Cauan, dizendo que o netinho é o parceiro “casca de bala” dele.

***

MP de olho I

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) instaurou inquérito civil para investigar uma diretora de um hospital estadual. A denúncia é a de que ela “é remunerada por cinco vínculos empregatícios, sendo quatro deles referentes ao Estado e um do Icepi, além da extensão de carga horária”.

MP de olho II

O MPES também acionou a Câmara de Vitória para que dê informações acerca da lei que reajusta o salário dos vereadores. A representação lembra que as despesas do Poder Legislativo não podem ultrapassar em 5% das receitas do município e, ainda, que o gasto de pessoal desse tipo de poder não pode ultrapassar 70% das receitas da Câmara. Diligências foram pedidas.

***

Agenda cheia

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), começou a semana de modo agitado. Recebeu o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, e o presidente da Comissão de Justiça da Casa de Leis, Mazinho dos Anjos (PSDB).

***

Contra-ataque I

Deputados estaduais repudiaram o ataque do prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho (Progressistas), contra Vandinho Leite (PSDB) – presencialmente – e Tyago Hoffman (PSB) e Janete de Sá (PSB). Teve chamamentos de “prefeitinho”, “pé de porco” e por aí vai. Tyago disse ter denúncias de que o prefeito bebe e depois dirige carro da prefeitura. A confusão irá longe…

Contra-ataque II

Janete também demonstrou indignação. Mandou o prefeito “lavar a boca” quando citar o nome dela. Também fez um trocadilho, digamos, divertido. “Não é leite ‘Ninho’, é leite azedo”. Risos com decoro.

***

Atraso

Depois de um bom tempo já filiado ao Republicanos, o deputado estadual Pablo Muribeca finalmente comunicou o pedido para troca de partido na Assembleia Legislativa.

Não foi desta vez

O projeto de lei do governo estadual que garante o reajuste dos salários ao funcionalismo público ainda não foi encaminhado para a Assembleia Legislativa.

Reclamações

Não têm faltado reclamações por parte dos servidores sobre a medida anunciada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Reclamações têm acontecido no ambiente virtual e também nas ruas.

Está lá, hein!

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), já em ritmo de pré-campanha, lembrou nesta segunda-feira (29) que os salários dos servidores, com o devido reajuste, já estavam nas respectivas contas correntes.

No berço do samba

Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), pré-candidato à Prefeitura de Vitória, aproveitou o fim de semana para visitar a região da Piedade, berço do samba na Capital. O tucano vai buscando engajamento para levantar seu movimento eleitoral.

Cerco fechado para atrair 50 mil eleitores de região histórica de Vila Velha

***

Coordenador radical

O coordenador da bancada federal capixaba, o deputado federal Da Vitória (Progressistas), foi em busca de emoção no fim de semana e saltou de paraquedas.

Pelo visto, as emoções radicais das composições para as eleições municipais não são suficientes para o presidente estadual do Progressistas.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Inimigo para quê? Diretório municipal de um partido já está em guerra. Faltam entendimentos de todos os lados.

Tá na rede

“Eles querem fazer parte da cidade que também é deles. E é esse o futuro que a gente sonha e trabalha para torná-lo realidade: o futuro de uma Vitória deles e delas. De Vitória que seja de todos nós!”

João Coser (PT), deputado estadual, sobre a região 2 de Vitória

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas