Dólar Em baixa
5,101
21 de maio de 2024
terça-feira, 21 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,101

Após 13 dias, fazenda em São Mateus é desocupada pelo MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Espírito Santo (MST-ES) anunciou, na manhã desta terça-feira (30), que a Fazenda Coqueirinho, localizada em São Mateus, foi  desocupada.

O local estava ocupado por cerca de 200 famílias do MST desde o dia 17 de abril. A saída aconteceu em cumprimento de uma liminar de despejo expedida pela justiça. “O povo Sem Terra faz o cumprimento da lei e exige que os poderes públicos a cumpram e coloquem esforços para a realização da Reforma Agrária”, afirma o MST.

De acordo com o movimento, mesmo com a saída das famílias, o objetivo foi alcançado durante o período. “Com a luta, as denúncias das irregularidades da área vieram a tona, sendo as razões que a coloca como passiva da realização da reforma agrária. Dessa forma, com a garantia de que INCRA fará a vistoria área, o movimento organiza desocupação e ato político no centro da cidade de São Mateus”.

O ato aconteceu durante a manhã de hoje e faz parte da Jornada Nacional de Luta Pela Reforma Agrária, em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, que aconteceu em 17 de abril de 1996, com o assassinato de 21 Sem Terra.

Ocupação

Cerca de 200 famílias organizadas pelo MST ocuparam a Fazenda Coqueirinho, em São Mateus, norte do Espírito Santo. O local, com 294 hectares, está localizado na Rodovia 381 Miguel Cury Carneiro.

Segundo o MST, a Fazenda Coqueirinho já foi sede de uma antiga fábrica de farinha de mandioca chamada Inquinor e a área está na justiça federal por não cumprimento de direitos trabalhistas.

“Neste ano de 2024, com o lema “Ocupar para o Brasil alimentar”, a Jornada Nacional em defesa da Reforma Agrária é apresentada pelo movimento como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis para a população do campo e da cidade, com o objetivo de combater a fome, gerar emprego e avançar no desenvolvimento do país”, explica o MST.

Apoio

Neste fim de semana, o ator Wagner Moura também usou as redes sociais para demonstrar apoio às famílias do MST nacional.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas