Dólar Em alta
5,231
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,231

Páscoa encerra período mais importante da fé cristã

Domingo, primeiro dia da semana, início ou reinício. Não à toa é nesta data celebrada para os cristãos o evento mais importante de todo calendário religioso: Páscoa.

A celebração encerra as festividades de Semana Santa, quando os católicos e evangélicos de diversas denominações comemoram a ressurreição de Jesus Cristo – após flagelo e morte na cruz.

Ao longo da semana os religiosos refletiram e se prepararam para esse dia, como explica o padre Fernando Silva. “Celebrada em todo mundo, os cristãos jejuam, confessam os pecados, silenciam e refletem toda dor de Jesus Cristo, que morreu para nos salvar de todos os pecados. Por isso as celebrações ao longo da semana e o tríduo pascal”.

O religioso detalha, ainda, que a páscoa significa passagem, da morte para a vida. “Após tantas agressões, bofetadas e tantas feridas, Jesus morreu na cruz. No terceiro dia ele reviveu, levantou do túmulo para uma nova vida e nos libertou da morte. É o grande momento da fé”, explicou.

A festa religiosa é universal e, por isso, em todo mundo as igrejas fazem as mesmas leituras bíblicas e promovem missas e cultos ao longo de todo dia.

Morte de cruz

“Das três formas mais brutais de executar alguém na antiguidade, a crucificação era considerada a pior”, disse Louise Cilliers, autora e pesquisadora do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade do Estado Livre, na África do Sul.

As outras duas maneiras eram decapitação e fogueira, no entanto, a crucificação servia como exemplo, detalhou o teólogo Diego Pérez. “Era uma morte reservada aos piores inimigos para deixar claro que não queriam ver ninguém cometendo o mesmo crime. Aplicava-se também a escravos e estrangeiros, muito raramente a cidadãos romanos”, segundo Pérez.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas