Dólar Em alta
5,077
6 de maio de 2024
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Situação de hospitais capixabas será discutida pelo CRM e Comissão de Saúde

Situação de hospitais capixabas será discutida pelo CRM e Comissão de Saúde
(Foto: Divulgação)

Está agendada para esta terça-feira (17) uma reunião entre o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), representantes da Frente Parlamentar e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e médicos que atuam no Dório Silva, na Serra, para discutir a situação desse e demais hospitais do Estado.

A reunião acontecerá cinco dias após os deputados estaduais Lorenzo Pazolini (Republicanos), Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (PSL), Vandinho Leite (PSDB) e Carlos Von (Avante) irem até o Dório Silva, segundo eles, porque receberam denúncias de profissionais de dentro do hospital sobre falta de equipamentos de proteção individual, condições de equipamentos e de trabalho dos próprios servidores.

Situação de hospitais capixabas será discutida pelo CRM e Comissão de Saúde
Deputado Carlos Von também foi ao hospital. (Foto: Ales)

O caso fez com que a Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, representasse criminalmente, no Ministério Público (MPES), os cinco deputados por crime contra a saúde pública.

O deputado Carlos Von justificou a ida dos deputados contestada pela Procuradora-Geral.

“Nenhum deputado estava feliz em estar dentro de um ambiente totalmente contaminado com um vírus que já matou mais de mil capixabas, mas, diante das diversas denúncias recebidas, não havia outra atitude a ser tomada, senão a averiguação das denúncias”, afirmou.

Sindicato 

A categoria dos técnicos e auxiliares de enfermagem se manifestou favorável ao ato dos deputados.

Por nota, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Espírito Santo (SITAEN-ES) disse vem recebendo inúmeras denúncias de servidores e trabalhadores da categoria sobre irregularidades que vem ocorrendo nos hospitais do Estado.

“Os principais problemas são: falta de EPI adequado, sobrecarga de trabalho, assédio moral, demissão de trabalhadores com a justificativa da pandemia, demissão de trabalhadores que foram infectados, trabalhadores que são obrigados a atuar em setores onde não possuem experiência, desvio de função, não pagamento de insalubridade, salário baixo e anos sem reajuste”.

O Sindicato afirma que a maioria desses problemas citados acontece no Hospital Dório Silva. E que, da mesma forma que o grupo de deputados estaduais, também encontra “dificuldades em fiscalizar esses inúmeros problemas que são diariamente denunciados a entidade sindical”.

Os técnicos e auxiliares de enfermagem chegaram a anunciar greve no Jayme Santos Neves, na Serra, denunciando falta de condições de trabalho e Equipamento de Proteção Individual (EPi), baixos salários, demissões de profissionais, entre outros.

A greve se estenderia ao Hospital Evangélico, em Vila Velha, e Maternidade de Cariacica, mas foi suspensa após liminar da justiça.

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Esse é o retrô fiel da incompetência na gestão do governador Casagrande, que foi confirmado o descaso com a saúde pública e tem levado a população capixaba ao pânico social.
    Profissionais da saúde, que trabalham diretamente com os pacientes infectados pelo Covi-19, estão sem o mínimo necessário de segurança para exercerem suas atividades laborais, com suas vidas em risco, devido a irresponsabilidade desse governo Casagrande.
    Parabéns aos parlamentares que constataram esse descaso “in loco” e aos profissionais da saúde que apoiaram a conduta desses deputados, que são os legítimos representantes do povo.
    Que essas pessoas que tem o dever de gerir com eficiência a saúde pública, sejam responsabilizadas na forma da lei, para que fatos dessa natureza não se repitam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas