Estamos na Semana do Meio Ambiente, ocasião que remete ainda mais à necessidade de repensar atitudes individuais e coletivas para reduzir os impactos negativos ao Planeta. Segundo o engenheiro ambiental André Rocha, nosso destaque da coluna de hoje, é necessário intensificar e reconhecer os esforços de preservação.
“Podemos tornar nossas cidades cada vez mais arborizadas, com qualidade de vida. Introduzir as ideias sobre o meio ambiente no cotidiano. Somos uma geração capaz de garantir o desenvolvimento econômico com a preservação da vida e do meio ambiente. Façamos nossa parte.”
**********
Live Barões Sunset
No último sábado, dia 29, aconteceu a Live Barões Sunset, com a banda Os Barões da Pisadinha e o cantor Léo Santana. A audiência pocou com quase 1 milhão de acessos no canal do Youtube do Barões, em menos de 24 horas.
O evento aconteceu diretamente do Antara Beach, em Guarapari-ES, e foi um sucesso.
Os realizadores seguiram as determinações e critérios de segurança estabelecidos pela OMS, respeitando o momento de não ter aglomeração, fazendo a diferença entre tantas lives vistas com vendas de ingressos, mostrando que é possível realizar um evento transmitido para o público, com todos os cuidados.
Todos colaboradores e artistas foram testados pelo laboratório Hilab e a live foi realizada com rigor técnico de vídeo, iluminação e sonorização, assegurando a melhor experiência e respeito que o público em casa merece.

João Vitor Guimaraes Vaz, Léo Dias e Marcella Vieira (Divulgação) 
Frederico Rezende e Isabela Spano na Live Barões Sunset (Isa Varanda) 
Marcio Ribeiro, Booa Produções, e Léo Santana, com o L de LIVE (Divulgação) 
Marcella Vieira, de Marthê, na live Barões Sunset (Divulgação) 
Léo Santana, O gigante, com Carla Loureiro (Divulgação) 
Os artistas da Live Barões Sunset, Léo Santana com Flavia Pavanelli e Leo Dias (Divulgação)
**********

**********
O hábito de fumar caiu
A população brasileira está mais preocupada em ter uma qualidade de vida melhor e mais saúde. Uma prova disso é a queda no número de fumantes. De acordo com o Ministério da Saúde, o hábito de fumar caiu 36% entre os brasileiros.
Marcelo Nobre, cirurgião dentista, especialista em implantodontia e estética, afirma que é um avanço para a população em geral.
“O fato de parar de fumar, além de trazer grandes benefícios para o ex-fumante, é ganho também para aqueles que convivem com ele. Já que a fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde no ambiente contém, em média, três vezes mais nicotina e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala. E tem mais, ainda que você não fume, respirar a fumaça do cigarro de alguém que você convive, pode aumentar o risco de câncer bucal em 50%, de acordo com estudo publicado pela revista Tabacco Control.”
**********

**********
Clip da campanha da Quattre, para a campanha do dia dos namorados, “Feelings”, e o lançamento da música autoral da DJ Jess Benevides
**********
Aula prática on line
A médica Letícia Rizzo participou, no dia 01, da live realizada pelo Centro Acadêmico de Medicina da Multivix. O evento virtual acontece durante toda essa semana trazendo aos alunos temas relacionados a emergências médicas.
**********
Inovação e oportunidades para a engenharia e construção capixaba

Foi inaugurado, na última terça, dia 01, o espaço físico do Base27, hub de inovação idealizado pelos empresários e investidores, Francisco Carvalho, Wilson Calmon e Flávio Aguilar, que começou a operar em plena pandemia e inclusive está comemorando um ano de atividades.
O espaço, que fica na Enseada do Suá, tem o propósito de impulsionar o movimento de transformação do bairro em pólo de inovação e tecnologia.
“Nosso objetivo é ajudar a transformar o Espírito Santo em um estado altamente competitivo em termos de inovação e tecnologia, com empresas disruptivas, focadas e com alta produtividade, que possam competir com qualquer empresa do Brasil e do mundo. E começamos na Enseada do Suá, um local que acredito ter o potencial para concentrar um grande polo de inovação para o estado”, comemora Francisco.
**********

**********
Anti-inflamatório natural
O farmacêutico Márcio Mendes Mello, da Pharmapele Vila Velha, comenta que o novo medicamento do momento, por ser natural, é o ativo Univestin, um extrato composto por dois fitoterápicos.
“Ele tem ação anti-inflamatória e reduz a rigidez articular aliviando as dores de forma rápida e duradoura, aumentando a mobilidade. É principalmente indicado para quem pratica esportes de alto impacto como corrida ou para quem já possui problemas nas articulações”, explica ele.
**********
O futuro é agora
A Inteligência artificial é uma realidade, um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial aponta o aumento do uso das tecnologias por 43% das empresas líderes internacionais e da destruição de parte dos empregos atuais.
Houve também um aumento significativo no interesse por segurança cibernéticapara ser incrementado até 2025.
“Já utilizamos biometria em documentos pessoais, reconhecimento facial em celulares. Alguns países usam a tecnologia de reconhecimento facial para coibir atentados terroristas em situações com aglomeração de pessoas. Para a segurança pública, pode ajudar a deter criminosos, inibir comportamentos suspeitos e inadequados. Porém, como dosar esse grau de vigilância? É preciso trabalhar uma legislação que assegure direitos básicos do cidadão, sobre proteção de dados e informação”, destaca Franciane Figueiredo tutora da UVV.
**********










