Dólar Em alta
5,196
1 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Vidigal acelera aparições com Weverson: como fica eleição na Serra?

Na política, não existem coincidências, mas ações que respondem a questões que possam incomodar. Foi só na última semana aparecerem, dentro do próprio PDT, indícios de que o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), poderia voltar ao páreo para que as aparições com o escolhido, até o momento, para o pleito, Weverson Meireles (PDT), acelerassem.

Teve de tudo um pouco. Declaração da primeira-dama da Serra, Sueli Vidigal (PDT), foi um dos destaques, ressaltando que “Weverson é Vidigal”. E mais outro detalhe chama a atenção no posicionamento dela.

“Os tolos difamam, caluniam, tentam desconstruir uma imagem que lhes ofuscam. Foi assim que tentaram no passado fazer conosco. Toda empresa para admitir um bom funcionário ela exige seu currículo para admissão, nele tem que constar habilidade para a função, competência, experiência, empatia, ser um bom mediador de crise, ter temperança, lealdade aos seus princípios, ser qualificado e provar no currículo os resultados por onde atuou e as quais são as suas referências. Nesse quesito, a conexão é total! Sendo ela além de partidária, de trabalho, de empatia, de princípios e, principalmente, de experiência e resultados, que uniram na mesma história”, declarou a ex-deputada federal sobre a relação entre Vidigal e Weverson.

O posicionamento de Sueli, bastante incisivo para apoiar a decisão do marido, e mais a postura do prefeito em valorizar o pupilo só ratificam a tese de que, neste momento, é necessário confirmar que Vidigal não vai recuar, a menos que seja inevitável. Isso vai depender de ene fatores e até conversa com o governo estadual, visto que o governador Renato Casagrande (PSB) é fiador da campanha do PDT no município.

Como ES Hoje mostrou, pesquisa recente aponta que há forte possibilidade de transferência de votos do prefeito para Weverson. O fator emoção também vem forte, afinal Vidigal se desprende da causa da cidade para cuidar da família, ou seja, de Sueli, que passa por tratamento de saúde.

Claro que existem divisões dentro do partido, e até mesmo dentro do seio familiar, que defendem que Vidigal seja o candidato, por receio de que o escolhido pelo prefeito não seja capaz de derrotar adversários como o ex-prefeito Audifax Barcelos (Progressistas) e o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que já tem publicado que é líder em intenção de votos de uma pesquisa realizada há poucos dias.

O fato é que, publicamente, a tática do casal Vidigal é defender até o último momento que Weverson será, sim, o candidato. O engajamento da Serra, que é altamente emotiva nas decisões, e o reconhecimento do pré-candidato nas pesquisas vão indicar se este é o tratamento adequado para que a receita do psiquiatra seja mantida. Mas quando há muitas justificativas para algo, algo está estranho.

A Serra não é para amadores e nem Freud explica como ela funciona.

Nota da coluna: esta coluna lembra que Vidigal é psiquiatra e que Freud foi psicanalista. Áreas da medicina completamente diferentes, verdade. Para ver o grau de complexidade que tem a maior cidade do Espírito Santo.

***

Despedida

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou, nessa quarta-feira (17), da reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), na sede da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília. O encontro foi o seu último no cargo, uma vez que seu segundo mandato se encerra no início do mês de maio. Como sabido, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal irá sucedê-la.

Denúncias

Falando em Ministério Público, a promotoria de Aracruz já investiga suposta propaganda eleitoral antecipada por pré-candidato. Denúncia anônima levou a esse procedimento. Essa manifestação prévia teria ocorrido em grupo de mensagens por aplicativo.

Cadastro

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) continua com suas ações para alistar eleitores adolescentes. Em Linhares, durante dois, 114 estudantes com idades entre 15 a 17 anos garantiram o direito de votar, embora seja facultativa a prática nessa faixa etária.

Inclusão

Falando ainda no TRE-ES, essa corte e o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) estarão em Brejetuba nesta sexta-feira (19), às 10h, inaugurando o primeiro Ponto de Inclusão Digital (PIDs) do Estado. O serviço facilitará a ação judicial no município por meio do Balcão Virtual, permitindo a participação de juízes, advogados e população em audiências telepresenciais, presenciais ou híbridas.

***

Pleito atendido

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) foi a uma audiência com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e saiu com a promessa de que haverá a adequação da nova sede da Previdência Social em Guaçuí. O prefeito Jauhar, correligionário de Gilson, também estava presente. Não custa lembrar que Jauhar é candidato à reeleição. E o deputado federal, obviamente, busca bases para ampliar sua zona de influência e se fortalecer para 2026.

Pilates bom pra cachorro

Cotada para a disputa em Cachoeiro de Itapemirim, a ex-deputada federal Norma Ayub (Progressistas) curte seu tempo livre de maneira inusitada. Vale até fazer aula de pilates acompanhada de simpáticos cachorrinhos. Temos certeza que a protetora dos animais na Assembleia Legislativa, deputada estadual Janete de Sá (PSB), curtiu.

***

Juntos, de novo

Mais uma vez, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), e o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), estiveram juntos em evento. Desta vez, nesta quinta-feira (18), foi no lançamento da pedra fundamental para construção da nova fábrica da Suzano, em Aracruz.

Vidigal acelera aparições com Weverson: como fica eleição na Serra?

Presença

Vale destacar que quem também esteve presente foi a presidente da Findes, Cris Samorini (Progressistas), cotadíssima para ser indicada como vice na chapa para a disputa de reeleição do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que não é tão chegado à gestão de Casagrande.

***

Artilharia a postos

Pré-candidato do PL à Prefeitura de Vila Velha, o Coronel Alexandre Ramalho tem cada vez mais reforçado a artilharia contra o prefeito canela-verde, Arnaldinho Borgo (Podemos). O alvo da vez foi o “pix secreto” para secretários, como o “caveira” definiu.

Suco da saúde

Após ficar doente, o presidente do Republicanos estadual, Erick Musso, aposta num suco para manter a saúde em dia. Os ingredientes? Água de coco, gengibre, polpa de abacaxi com hortelã, cenoura e couve.

Melhoras!

Na sessão ordinária da Câmara de Vitória dessa quarta-feira (17), uma ausência foi sentida: a da vereadora Karla Coser (PT). Ela está de atestado e afastada do trabalho em razão de diagnóstico de pneumonia e o vereador Luiz Emanuel (Republicanos), após desejar melhoras, disse até que sente saudade da petista no Plenário, porque “sem ela a Câmara perde o brilho do debate político”. Saudades das rixas, né?

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Decisão de um órgão foi comemorada como título de Copa do Mundo em algumas esferas. Risos com alívio.

Tá na rede

“Mais uma vez o Espírito Santo sendo vítima desse movimento criminoso do MST. Invasão de uma fazenda produtiva no município de São Mateus, na BR-381, nesta madrugada de 17/04/23. Por isso é necessária urgência do Projeto de Lei 895/23 que aprovamos ontem na Câmara dos Deputado para punir os invasores de propriedades rurais e urbanas”

Da Vitória (Progressistas), coordenador da bancada federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas