Dólar Em alta
5,077
9 de maio de 2024
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Semana no Poder: Clã Vidigal dobra aposta em Weverson e trocas de farpas à vista

Movimentações na Serra e em Vila Velha se destacaram na semana e dão o tom do nível da discussão eleitoral nesses municípios. Houve de discurso com reforço sobre decisão a trocas de farpas quentíssimas.

Acompanhe o resumo dos acontecimentos e das análises mais importantes dos últimos dias.

***

Ratificando I

Foi só na última semana aparecerem, dentro do próprio PDT, indícios de que o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), poderia voltar ao páreo para que as aparições com o escolhido, até o momento, para o pleito, Weverson Meireles (PDT), acelerassem.

Ratificando II

Uma das mais ativas para dizer que Weverson é candidato de Vidigal é a primeira-dama da Serra, a ex-deputada federal Sueli Vidigal. Ela fez longas publicações e vídeos dando apoio para o escolhido para o grupo.

Ratificando III

O posicionamento de Sueli, bastante incisivo para apoiar a decisão do marido, e mais a postura do prefeito em valorizar o pupilo só ratificam a tese de que, neste momento, é necessário confirmar que Vidigal não vai recuar, a menos que seja inevitável. Isso vai depender de ene fatores e até de conversa com o governo estadual, visto que o governador Renato Casagrande (PSB) é fiador da campanha do PDT no município.

Ratificando IV

Como Bastidores, na edição digital de ES Hoje dessa sexta-feira (19) mostrou, a preocupação de Eduardo Vidigal, filho do prefeito e atual presidente estadual do PDT, e da própria legenda é a de que a sigla perca o Executivo serrano, uma vez que pesquisas ainda não apresentam avanços significativos nas intenções de votos para Weverson Meireles. Cenas dos próximos capítulos!

***

Farpas trocadas I

Em Vila Velha, o prefeito do município, Arnaldinho Borgo, e o coronel Alexandre Ramalho (PL) já colecionam trocas de farpas. Ramalho questionou o pagamento extra para secretários e considerou a medida como “pix secreto”.

Farpas trocadas II

Oficialmente, a Prefeitura de Vila Velha se manifestou e frisou que o pagamento de jeton é legal, sem qualquer tipo de irregularidade. E ainda cutucou Ramalho, sem citá-lo, dizendo que acusações eram fake news e que “atos de desinformação como esse, que têm origem na velha política rasteira, devem ser sempre repudiados e combatidos”.

Farpas trocadas III

Um vídeo apócrifo também veio para rebater as acusações de Ramalho. Nele, é dito que o ex-secretário de Estado da Segurança Pública recebeu em torno de R$ 100 mil enquanto esteve na gestão do governador Renato Casagrande (PSB).

Farpas trocadas IV

Já em Vitória, o deputado estadual João Coser (PT) teceu fortes críticas ao prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), alegando que o chefe do Executivo municipal é o responsável pela insegurança na cidade. Sem citar Coser, Pazolini retrucou e lembrou que foi o responsável por dar protagonismo à Guarda Municipal de Vitória.

***

Segurança em alta

A segurança pública deverá ser um dos temas mais debatidos durante a eleição para a Prefeitura de Vitória. Só é necessário lembrar que a diferença do remédio para o veneno é a dose. E assim como o tema respinga na gestão municipal, também recai sobre o Palácio Anchieta.

***

Caminhos I

Uma pesquisa nacional da Ipec aponta os caminhos a serem avaliados pelos candidatos nas eleições municipais deste ano. As tendências também servem para o Espírito Santo, especialmente para os maiores municípios, com o objetivo de balizar as principais vontades dos eleitores.

Caminhos II

Segundo o levantamento, há inclinação para candidatos mais à direita, e nem sempre o apoio de Jair Bolsonaro (PL) ou de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será determinante para o sufrágio. O debate entre os candidatos se configura como um evento crucial para a decisão de voto, e a melhora na avaliação dos prefeitos indica uma percepção positiva da gestão municipal, mas ainda assim, o eleitor anseia por mudanças, diz a pesquisa.

***

Cachoeiro à direita I

Pesquisa a qual ES Hoje teve acesso demonstra que Cachoeiro de Itapemirim tende a escolher, neste ano, candidatos mais alinhados com a direita. Em um cenário espontâneo, o deputado estadual Theodorico Ferraço (Progressistas) é o mais lembrado. Mas no cenário estimulado, no qual Ferração não está presente, o colega dele de Assembleia Legislativa Allan Ferreira (Podemos) lidera, sendo seguido por Diego Libardi (Republicanos) e Leo Camargo (PL).

Cachoeiro à direita II

O panorama é relevante no sentido de que Carlos Casteglione (PT), que é pré-candidato também, comandou o município de 2009 a 2016, enquanto Victor Coelho (PSB) acumula dois mandatos desde 2017. Casteglione, inclusive, é o dono da maior rejeição, segundo a pesquisa, enquanto os pré-candidatos mais ligados ao conservadorismo possuem menor repulsa.

***

Podemos na área

Coluna Bastidores, na edição digital de ES Hoje, dessa sexta-feira (18), aponta que o Podemos terá 35 candidaturas para prefeituras neste ano. Uma delas, com o deputado estadual Lucas Scaramussa, em Linhares, já conta com pesquisa eleitoral.

Xi…

Bastidores também revela que o ex-deputado federal Carlos Manato, ainda no PL, tem vontade de disputar vaga para o Senado, em 2026. Só não tem espaço dentro da atual legenda. Lembrando que a esposa dele, a também ex-deputada federal Soraya Manato, já migrou para o Progressistas.

***

Semana no Poder: Clã Vidigal dobra aposta em Weverson e trocas de farpas à vistaFoto da semana

Mais uma vez, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), e o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), estiveram juntos em evento. Desta vez, nessa quinta-feira (18), foi no lançamento da pedra fundamental para construção da nova fábrica da Suzano, em Aracruz. E também no município de Águia Branca, já nessa sexta-feira (19).

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Desejamos um ótimo fim de semana!

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas