Dólar Em baixa
5,073
5 de maio de 2024
domingo, 5 de maio de 2024

Marcelo Santos de olho no apoio (e no voto) dos militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), realizou nesta quinta-feira (17) uma reunião representantes de classe da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O tema da conversa foi a progressão da carreira em cada categoria, um assunto sensível e que mobiliza muito as casernas.

Atender a um pleito de diálogo e de ponte com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), é importante para o chefe do Poder Legislativo, especialmente para ampliar o seu leque de influências e de capital político visando 2026.

É necessário medir o tamanho dessas categorias. Atualmente, segundo informações da Transparência Estadual, são 8.852 militares na ativa, somando PM e Bombeiros. O quantitativo vai aumentar em função dos concursos em andamento. Considerando aposentados e pensionistas, esse número passa para 12.952. São pelo menos 20 mil famílias envolvidas, ou seja, muita gente.

Nos últimos anos, principalmente após a greve da PM, em 2017, ficou muito evidente a organização dos militares para elegerem seus representantes políticos nas mais diferentes esferas, do municipal ao federal. Como esta coluna já abordou há algum tempo, tornou-se frequente a presença deles como candidatos ou estando presentes em chapas majoritárias.

Normalmente, apoiam candidaturas mais conservadoras, e não por acaso estiveram mais envolvidos com o bolsonarismo. Também há estabelecido o Projeto Político Militar (PPM), no qual os militares escolhem seus candidatos por região.

Marcelo Santos integra um posicionamento de centrão – sabendo conversar com a esquerda e com a direita -, goza de prestígio com o governador e possui planos ambiciosos para sua carreira política. Iniciar uma ponte com esses profissionais é importante e o exemplo vem de Casagrande.

O socialista, quando eleito em 2018, cumpriu a promessa de conceder anistia. Ainda antes da posse da nova Assembleia, colocou para votação o projeto com este benefício em janeiro de 2019. Para o pleito mais recente, conversou com as categorias sobre reposição salarial e outras demandas.

Claro que não é fácil agradar a uma categoria deste tamanho, importância e união. O socialista é alvo de críticas por não atender a algumas demandas, que vão de salários a progressão de carreira, conforme o tema da reunião de agora com o presidente da Assembleia Legislativa.

Caso Marcelo conquiste espaço em pautas de interesse da categoria, pode ter o alcance até 20 mil famílias, especialmente em 2026, o que não é pouco. Ele, que serviu ao Exército, sabe que para crescer é preciso trabalhar e subir de patente em patente. O pontapé de diálogo com os militares pode ser um caminho para ampliar seu nível de influência, que também já se consolidou na esfera municipalista.

Só precisa prestar atenção para não dar tiro no pé.

Aumento de idade máxima

Quem também abordou questões relacionadas aos militares foi o deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL). O parlamentar bateu ponto na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Secretaria da Casa Civil para discutir o aumento da idade máxima para ingressar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Pela iniciativa dele, essa idade passaria de 28 para 30 anos.

***

Marcelo Santos de olho no apoio (e no voto) dos militaresMazinho Fashion Week

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) recebeu, em seu gabinete, equipe de uma loja de roupas masculinas. Provou e escolheu seus novos ternos. Também serviu de modelo por um dia…

***

Dilemas cachoeirenses I

Ao que tudo indica, do grupo formado por Diego Libardi (Republicanos), Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União Brasil), o candidato à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deve sair da dupla Allan e Libardi. Dr. Bruno deve trabalhar mais nos bastidores para eleger um dos aliados.

Dilemas cachoeirenses II

Há de se considerar o seguinte: se o ungido for Libardi, será que terá o beneplácito do Palácio Anchieta e do grupo do atual prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB).

***

Causos do interior

O interior do Estado rendeu diversos casos curiosos nesta semana. Houve de vereador, em Cachoeiro de Itapemirim, que protocolou projeto de lei que obriga estabelecimentos a dar um centavo de troco a decisão favorável ao prefeito de São Mateus, Daniel Santana, que torna inconstitucional lei que aumentou o salário dele, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Haja resenha.

Lado a lado

O presidente do Republicanos estadual, Erick Musso, já iniciou as caminhadas de campanhas. Tem acompanhado o pré-candidato a prefeito da Serra e deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) pelas ruas do município.

Inauguração

O Progressistas inaugura no dia 3 de maio o escritório que vai abrigar o partido na Serra. Obviamente, fomentando a pré-candidatura de Audifax Barcelos à prefeitura do município.

***

De olho

O Ministério Público Estadual instaurou procedimento preparatório “objetivando apurar supostas irregularidades na contratação de projeto para ampliação da Unidade de Saúde de Jardim Camburi, em Vitória, ES, pela Prefeitura Municipal de Vitória”.

Falando nisso

Coincidência ou não, a Prefeitura de Vitória realiza nesta sexta-feira (26) a assinatura da ordem de serviço de duplicação da Unidade Básica de Saúde de Jardim Camburi.

***

Abordagens

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), passou a divulgar imagens da Guarda Municipal realizando abordagens a pessoas em diferentes bairros da cidade. Efeitos do tema segurança pública no imaginário do eleitor…

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Dizem que festas de um político são de arromba. Tem de tudo um pouco. Até o que é ilegal. Risos.

Tá na rede

“Segundo levantamento divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, sou o terceiro deputado federal no Brasil mais crítico à gestão Lula e o primeiro no Espírito Santo. Eles contaram 78 menções negativas, mas penso que foram muitas mais”

Evair de Melo (Progressistas), deputado federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas