Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Os caminhos nacionais que influenciam o PSB no Estado

O PSB, partido do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), se movimenta para emplacar diversas candidaturas majoritárias pelo Espírito Santo, especialmente no interior. A cereja do bolo, que é a Grande Vitória, deve acompanhar as tendências do cenário nacional.

Até o momento, dos quatro maiores municípios da região metropolitana, somente Vitória possui um pré-candidato, que é o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB). Este, como se sabe, possui acordo de cavalheiros com Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e com o deputado estadual Gandini (PSD) para definir quem será o cabeça da candidatura da frente ampla, que ainda possui no seu entorno o apoio de legendas como o União Brasil, do secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (UB), e o MDB, do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB).

As tendências nacionais, especialmente em grandes centros, como São Paulo e Porto Alegre – cujas realidades eleitorais são mais semelhantes -, apontam para caminhada com partidos de centro e de centro-direita, deixando neste momento um acordo com o PT mais distante, ainda que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, pertença aos quadros do PSB.

Em São Paulo, por exemplo, a frente da pré-candidata Tabata Amaral, que também é deputada federal, está em flerte forte com o PSDB, que abriga o apresentador José Luiz Datena e é ventilado como possível vice. Na capital capixaba, o trajeto entre socialistas e tucanos é dado como certo, restando somente a definição, que tende, no atual momento, por Luiz Paulo, como explicitado nesta coluna.

Interessante notar que a realidade de Porto Alegre se assemelha a outros núcleos capixabas, como o da Serra. Nos lados gaúchos, o PSB, o PDT, o União Brasil e o Avante deverão disputar juntos a majoritária da capital sul-rio-grandense, com ânimo ainda de trazer o PSDB para os quadros. Na Serra, já em solo capixaba, é perceptível que estes partidos estão unidos para a pré-candidatura de Weverson Meireles (PDT), o escolhido pelo prefeito Sergio Vidigal (PDT) a ir para este embate.

Como ponto comum, verifica-se que o partido, por mais que integre a gestão Lula (PT), se posiciona num limiar entre alas progressistas e alas mais conservadoras, ainda que suas origens sejam mais relacionadas à centro-esquerda.

O caminho nacional vai distanciando o PSB do PT, o que torna, por exemplo, neste primeiro momento inviável a dupla dinâmica da gestão federal unida no pleito de Vitória, com o deputado estadual João Coser (PT) sendo o cabeça da chapa. Desenha-se um cenário no qual o Palácio Anchieta prefere a pulverização para ter um determinado adversário mais competitivo em um eventual segundo turno contra o favorito das pesquisas, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

As realidades de cada local são diferentes, obviamente, mas as semelhanças dos grandes centros, principalmente do Sudeste, dão a linha da coerência que o partido de Casagrande tomará no Espírito Santo, como em Vitória.

***

Solidariedade

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), prestou solidariedade ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que enfrenta naquela unidade da federação perversos efeitos das chuvas. “O governo do ES está à disposição de Eduardo Leite. Ainda estamos nos recuperando dos mesmos problemas que afetaram 13 cidades do ES há pouco mais de um mês. Unir forças é o melhor caminho para vencer este momento e principalmente para trabalhar na prevenção e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, escreveu o socialista no X.

De saída

Marcos Delmaestro, presidente do Progressistas de Vitória, pediu para sair da Secretaria da Casa Civil. A exoneração dele foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (2).

Construções

Pressionada após episódio de crimes dentro sistema carcerário, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) anunciou que “de uma a três novas unidades prisionais de regimes fechado, semiaberto e misto serão construídas no Estado, por meio de Parceria Público-Privada (PPP)”. Investimento é da ordem de R$ 175 milhões.

Destino

Como antecipado pelo colega Vitor Vogas, do ES360, Luciana Andrade, que passa a batuta do posto de procurador-geral de Justiça para Francisco Berdeal, ficará com o cargo de subprocuradora-geral de Justiça Institucional.

Inauguração

Mais um Ponto de Inclusão Digital (PIDs) do Estado foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (2), em Irupi, fruto de um acordo de cooperação mútua entre Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e Tribunal de Justiça do Estado (TJES), com participação da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público Estadual (MPES).

***

Meneguelli “curtiu”

A Assembleia Legislativa está instalando jardins onde ficavam as antigas “piscinas” do extinto chafariz. Gaiatos da política brincaram que só faltou o deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) aparecer, visto que é conhecido por gostar de atividades manuais. Quando prefeito de Colatina, inúmeras vezes foi visto em jardins.

Cobrança

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), demonstrou indignação com mais um episódio de policial militar baleado durante ocorrência. Como detalhado por esta coluna, Marcelo tem buscado se aproximar dos agentes de segurança. Além disso, reforça discurso de ordem, que também agrada ao público conservador.

***

Mazinho e a polícia

Os caminhos nacionais que influenciam o PSB no Estado

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) se reuniu, nesta quinta-feira (2), com representantes dos delegados para dialogar sobre a Lei Orgânica das Polícias Civis, a ser aplicada em todas as unidades da federação.

Informações

Falando em Mazinho dos Anjos (PSDB), ele fez requerimento de informação ao governo do Estado para saber em qual localidade será construída barragem na região Norte, para enfrentamento da seca.

***

Confusão continua

Ao que tudo indica, a confusão entre o prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho, e deputados estaduais não tem data para acabar. A troca de farpas permanece.

Trabalhadores, uni-vos

O Dia dos Trabalhadores será comemorado na Assembleia Legislativa, nesta quinta (2), às 19h, com a realização de uma sessão solene promovida pelo deputado estadual João Coser (PT). Os homenageados vão receber a comenda Eustachio Ramacciotti, destinada a homenagear aqueles que se destacam na luta por melhores condições de labor e na defesa dos interesses dos trabalhadores e dos servidores públicos.

Encontrão Progressista

O Progressistas realiza no próximo dia 11, em Vitória, um encontro de capacitação de pré-candidatos do partido que vão disputar as eleições deste ano. Previsão de casa cheia.

***

De olho na Serra

A Serra é um dos municípios que mais tem sido palco de pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De olho em Vitória

Habilmente, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), realiza, nesta sexta-feira (3). homenagem referente ao Dia do Líder Comunitário. Pré-candidato à reeleição, ainda sem se manifestar, ele terá a oportunidade de ficar lado a lado de diversas lideranças de diferentes bairros.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Clima anda péssimo no alto escalão de uma organização do governo do Estado.

Tá na rede

“O PT insiste em políticas fracassadas, como a volta do DPVAT, para financiar seus retrocessos às custas dos mais pobres”

Evair de Melo (Progressistas), deputado federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas