Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Semana no Poder: Tática para atrair eleitores em Vila Velha, pressão dos servidores e dobradinha inusitada

Semana com feriado do Dia do Trabalhador no meio, mas repleta de articulações, pressões e decisões até inusitadas. Acompanhe o resumo dos fatos políticos mais relevantes deste início de maio.

***

Cerco fechado I

A gestão de Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha, está de olho na região 4, que é integrada pelos bairros: Alecrim, Alvorada, Bairro Industrial, Cobi de Baixo, Cobi de Cima, Cobilândia, Jardim do Vale, Jardim Marilândia, Nova América, Planalto, Polo Empresarial Novo México, Rio Marinho, Santa Clara, São Torquato e Vale Encantado. Historicamente, são as áreas mais afetadas pelas chuvas, causando prejuízos recorrentes para recuperar comércios ou mobiliar residências.

Cerco fechado II

Até 2022, Vila Velha tinha 336.050 habitantes que podem votar. Considerando o público da região 4, são cerca de 50 mil aptos ao sufrágio. Isso quer dizer que aproximadamente 15% dos eleitores estão localizados nessa região, o que é muito relevante.

Cerco fechado III

Algumas das medidas da gestão de Arnaldinho, catapultadas pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foram justamente melhorar a macrodrenagem, o que impacta diretamente a região 4, e revitalizar a área. Criação de locais de lazer, como o parque, auxiliam em ações de cidadania e organização de espaço – evitando até a expansão da criminalidade. Os bairros têm moradores que são bastante dependentes do serviço público.

***

Concorrência

Considerando que o eleitor de Vila Velha não foi lá tão fiel à continuidade das administrações, as incursões de Arnaldinho, sustentadas por Casagrande, têm total objetivo de sufocar os adversários, para demonstrar que há presença da prefeitura, bem como forte parceria entre o município e o governo do Estado. Dos pré-candidatos estabelecidos, ninguém, a não ser o prefeito, possui relação tão estreita com o Palácio Anchieta.

Pressão

Servidores públicos estaduais estão insatisfeitos com a proposta de reajuste enviada pelo governo, de 4,5%. Uma assembleia geral está marcada para a próxima segunda-feira, dia 6, em frente ao Palácio Anchieta. Há um desafio a ser superado por Casagrande e equipe, que conhecem como pode ser prejudicial a insatisfação do servidor, grupo numeroso e que tem alta capilaridade na sociedade, inclusive nas eleições.

***

Soraya 2026

Como publicado pela coluna Bastidores, na edição digital dessa sexta-feira (3) de ES Hoje, a ex-deputada federal Soraya Manato se filiou ao Progressistas para disputa das eleições de 2026. E justamente para o cargo que ocupou entre 2019 a 2022.

Eu tenho a força

Bastidores também trouxe a convicção do coordenador da bancada federal capixaba e presidente estadual do Progressistas, Da Vitória. Ele crê que a sigla dele elegerá o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições de outubro.

***

Dobradinha inusitada

Haverá, sim, dobradinha em solo capixaba entre PSB e Republicanos, partidos que estão como concorrentes atualmente. O local será Pedro Canário. Articulada pelo prefeito Bruno Araújo (Republicanos), a chapa terá Kleilson (PSB), atual vice-prefeito, como pré-candidato a prefeito, e o presidente da Câmara canariense, Denis Amâncio (Republicanos), como vice.

Pergunta que não quer calar?

Será que essa exceção abre portas para o mesmo acontecer em Cachoeiro de Itapemirim? Por lá, há tentativa de unir o grupo formado pelos deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União Brasil), bem como Diego Libardi (Republicanos), com o PSB do atual prefeito Victor Coelho (PSB). Problema é que o socialista não é lá tão fã assim de Libardi.

***

Posse e trinca

O novo procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, que tomou posse nessa quinta-feira (2), se cercou de trinca de mulheres para formar a alta cúpula do Ministério Público Estadual. Elda Márcia Moraes Spedo é a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa; Andréa Maria da Silva Rocha, subprocuradora-geral de Justiça Judicial; e a ex-chefe do MPES Luciana Gomes Ferreira de Andrade, subprocuradora-Geral de Justiça Institucional.

Elogios

Casagrande teceu elogios tanto para Luciana quanto para Berdeal. A ex-chefe do MPES foi uma das mais celebradas durante o evento, além do novo procurador-geral de Justiça, claro. Chamou também a atenção a quantidade de procuradores-gerais de Justiça presentes à posse de Berdeal. Vieram chefes de MPs de cinco unidades da federação.

***

Semana no Poder: Tática para atrair eleitores em Vila Velha, pressão dos servidores e dobradinha inusitadaFoto da semana

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), segue como baluarte na arte do relacionamento com políticos e demonstrando ter diversas entradas. Em suas redes sociais, fez questão de posar ao lado do governador Renato Casagrande (PSB) e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Desejamos um ótimo fim de semana!

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas