Dólar Em alta
5,077
9 de maio de 2024
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Pesquisas eleitorais de ESHOJE foram confirmadas nas urnas

Concluído processo eleitoral no Espírito Santo, o momento é de transição e reflexão. A partir das pesquisas contratadas, ESHOJE acertou todos os quadros, desde o primeiro estudo, em setembro, antes do calendário eleitoral ser iniciado. A primeira pesquisa feita pela Brand/ESHOJE mostrou a dificuldade do prefeito Max Filho (PSDB) conquistar a reeleição.

A cidade foi a primeira, uma vez que na Grande Vitória, ela seria a única cujo atual prefeito concorreria a reeleição. Nesta pesquisa, publicada no dia 11 de setembro, o deputado estadual Dr.Hercules (MDB) ainda não tinha desistido de concorrer, e figurava como preferência do eleitorado. E o prefeito eleito, Arnaldinho Borgo (Podemos), se mostrava como um dos com maiores condições de levar a disputa para o segundo turno.

Na primeira pesquisa, da série publicada entre setembro e novembro, Max Filho estava com a maior rejeição. Na última sobre as eleições na cidade canela verde, o atual chefe do Executivo municipal perdia para o candidato do podemos, não alcançando 25% das intenções de voto. Ele foi derrotado por Arnaldinho, eleito em segundo turno com 138.741 votos (69,03%).

Grande Vitória
Conforme as pesquisas Brand/ESHOJE, na Grande Vitória a grande diferença foi sentida na cidade de Cariacica. O prefeito eleito, Euclério Sampaio (DEM), em 9 de outubro, de forma espontânea – quando não se apresentam nomes aos entrevistados – despontava como o mais lembrado. Já em 27 de novembro, véspera do pleito, ele estava pouco atrás de sua concorrente, Célia Tavares (PT). Levando em consideração a margem de erro – 4,9% para mais ou menos – se encontravam em empate técnico.

Euclério foi campeão em segundo turno com 95.356 votos (58,69%). Já em Serra, embora a disputa tenha ido a segundo turno, também, o deputado federal, Sergio Vidigal (PDT) sempre foi favorito nas pesquisas da Brand/ESHOJE. Em 6 de novembro a expectativa era que ele ganhasse ainda no primeiro turno. Uma vitória que se concretizou com o pedetista vencendo Fabio Duarte com 54,90% (111.920) dos votos.

Na capital capixaba, Lorenzo Pazolini (Republicanos) se mostrou como franco favorito. Contudo, ESHOJE fez apenas uma pesquisa na capital, onde o republicano, que foi eleito, era a intenção de votos de 56,2% dos eleitores entrevistados pela Brand Pesquisas. Ele venceu o petista João Coser com 58,50% (102.466).

“Resgatando nossa análise produzida, em setembro, eu dizia que a cadeira de prefeito em Vila Velha tem trazido mais ônus do que bônus ao seu ocupante. Neucimar perdeu a reeleição no segundo turno para Rodney Miranda, em 2012, enquanto este último sequer chegou a figurar entre os dois mais votados em 2016. A gestão Max Filho é vista como estagnada, um mandato que pouco acrescentou ao desenvolvimento da cidade. E Arnaldinho Borgo tinha musculatura eleitoral para crescer, principalmente explorando as fragilidades de Max Filho, o que já vinha fazendo ao longo do mandato de vereador. E as urnas confirmaram esse fenômeno eleitoral em Vila Velha. Os resultados da pesquisa Brand/ES Hoje, divulgados na sexta-feira (27) projetaram a vitória de Arnaldinho com 70% dos votos válidos; e ele se elegeu com 69%, derrotando com larga vantagem um prefeito que errou muito em seu mandato e, por isso, foi reprovado nas urnas”, destacou o coordenador da pesquisa, Lucas Margotto.

Ele destacou que havia ainda outro resultado consolidado: na Serra, onde os prognósticos indicavam uma vitória maiúscula de Sérgio Vidigal, realmente acabou acontecendo, porém com uma margem de votos menor do que se previa. “Ocorre que 104.526 (ou 31,9%) eleitores deixaram de comparecer para votar”.

Demais municípios capixabas

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, não foi reeleito confirmando as pesquisas publicadas em ESHOJE. Em 25 de setembro, antes do sinal verde para o calendário eleitoral, a Brand Pesquisa detectou que, além de não despontar em primeiro lugar, tinha a maior rejeição: 46,6%.

O quadro foi reafirmado em pesquisa de outro instituto, o Inove Consultoria Ltda, onde o prefeito eleito, Doutor Coutinho (Cidadania) era a preferência de 26,8% dos eleitores entrevistados. O médico foi eleito com 31,83% (14.914) dos votos.

Já em Anchieta, as pesquisas confirmaram a reeleição de Fabrício Petri (PSB). A Brand/ESHOJE, em 25 de setembro, detectou que 70,5% avaliavam que em sua gestão a cidade melhorou ou melhorou muito.  Nos dias 9 e 10 de novembro a Inove Consultoria apontou que 54,1% dos entrevistados reelegeriam o socialista, o que se confirmou nas urnas, quando recebeu 55,97% dos votos.

Guarapari reelegeu Edson Magalhães (PSD) seguindo o que aponta a pesquisa Brand/ESHOJE realizada entre 9 e 12 de novembro. O prefeito se destacava com 30,3% das intenções de votos e foi eleito, oficialmente por 36,76% dos eleitores que compareceram às urnas.

Em Domingos Martins ESHOJE publicou que o Instituto Inove Consultoria Ltda apontou a reeleição do prefeito Wanzete Kruger com 53,4%. E ele foi reeleito com 46,80%. As urnas também confirmaram o que Inove identificou em Castelo, onde João Paulo Nali venceu com mais de 33% dos votos – e a pesquisa dava 26,0% -, e Micula (Republicanos) foi eleito com 45,53% (na pesquisa ele despontava com 37,9%).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas