Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,105

Trabalhadora é agredida e sofre ataques racista na UFES

Uma trabalhadora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sofreu agressões físicas e ataques racistas no dia 27 de abril. O caso aconteceu no campus Goiabeiras, em Vitória.

De acordo com a Administração Central da Ufes, as agressões aconteceram durante a realização do evento “Sábado de Esporte e Lazer na Ufes”. Em nota, a Universidade repudiou o caso e se colocou a disposição para ajudar a colaboradora.

O nome da servidora não foi divulgado a fim de preservar a segurança da vítima. A Ufes diz que, por meio da assessoria jurídica do projeto de extensão Fordan: cultura no enfrentamento às violências, a trabalhadora foi levada para a delegacia, onde registrou Boletim de Ocorrência e realizou exame de corpo delito.

Os agressores foram identificados e está em andamento a solicitação de Medida Protetiva em favor da vítima, que também está recebendo apoio psicológico. A reportagem procurou a Polícia Civil a atualizará o texto conforme nota.

Nota de repúdio da Ufes

“A gestão da Universidade está, ainda, providenciando ações de orientação junto aos servidores que atuam na segurança da Instituição, a fim de que adotem os encaminhamentos corretos e necessários em casos de ocorrência de crimes como injúria racial,  racismo e outros resultantes de discriminação ou preconceito, seja ele de raça, cor, etnia, gênero, religião ou procedência nacional.

A Administração Central e o Conselho Universitário da Ufes manifestam sua solidariedade à trabalhadora e reafirmam seu repúdio a toda forma de intolerância, agressão, manifestação ou expressão que atente contra valores igualitários, sociais e humanitários. Lamentam, ainda, que este triste episódio tenha ocorrido justamente durante a realização de um evento que busca promover uma interação saudável entre a Universidade e a comunidade em geral, por meio da oferta de várias atividades esportivas e de entretenimento de forma gratuita e aberta a todos os públicos. 

Por fim, a Administração Central da Ufes e o Conselho Universitário declaram que todo e qualquer ato de racismo ocorrido dentro de seus campi será apurado, a fim de que sejam adotadas as providências previstas em lei, sempre que necessário”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas