Dólar Em baixa
5,073
5 de maio de 2024
domingo, 5 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,073

Cobertura vacinal de meningite é de quase 90% no Espírito Santo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 24 de abril como o Dia Mundial da Meningite para destacar a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e da melhoria das medidas de suporte às pessoas infectadas por essa doença que pode ser fatal.

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES) informa que, este ano, até a semana epidemiológica 16 (até 20 de abril de 2024), foram confirmados 52 casos e oito óbitos por meningite. Em 2023, até a mesma semana epidemiológica, foram registrados 62 casos da doença e 17 mortes. A Sesa ressalta ainda que a vacinação contra meningite no Estado faz parte da rotina de imunização. Atualmente, a cobertura da vacina Meningo C é de 87,79% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 95%.

Como é a transmissão e os sintomas

Nas meningites virais o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete, principalmente, as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e irritação. Uma vez que os exames tenham comprovado que se trata de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com outras viroses.

Já as meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.

Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de sepse aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Cobertura vacinal de meningite é de quase 90% no Espírito Santo
Foto: Sesa ES

Tipos de vacina

Meningocócica B

  • Apesar de estar atrás apenas do tipo C em número de casos, cerca de 20% em média, a meningocócica B só está disponível na rede privada. Ela é administrada em três doses entre 3 meses e 1 ano de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Meningocócica B também é recomendada para grupos de alto risco, como portadores de HIV, podendo ser aplicada em adultos até 50 anos.

Pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13)

  • A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), que protege contra pneumonia e meningite, também está disponível na rede privada. Geralmente, é administrada em quatro doses até 1 ano e 3 meses de idade, dependendo da marca do fabricante.

Haemophilus influenzae tipo B (Hib)

  • A vacina conjugada contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib) protege contra a meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B e pode ser aplicada individualmente, mas geralmente é administrada pela vacina hexavalente, que também protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite, ou pela pentavalente, que protege contra as mesmas doenças, exceto a poliomielite. Normalmente, é aplicada em crianças até 5 anos. Na rede privada, são quatro doses entre 2 meses e 1 ano e 6 meses de idade.

BCG

  • Além das vacinas mencionadas anteriormente, toda criança recebe uma dose única da vacina BCG ao nascer, protegendo contra a meningite tuberculosa. Essa imunização impede que o bacilo de Koch, a bactéria responsável pela tuberculose, se instale nas meninges.

A doença pode matar em questão de horas ou causar incapacidade permanente. Por meio da vacinação contra o meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae tipo B, causas mais comuns de meningite, e de novas vacinas a serem desenvolvidas, mais vidas poderão ser salvas na próxima década.

Em novembro de 2020, a 73ª Assembleia Mundial da Saúde aprovou a primeira resolução sobre prevenção e controle da meningite e um roteiro global para derrotar a doença até 2030, o Defeating Meningitis by 2030. Até 2030, os países se comprometem: com a eliminação de epidemias de meningite bacteriana;

com a redução do número de casos de meningite bacteriana evitável por vacina em 50% e de mortes em 70%; com a redução das deficiências e com a melhoria da qualidade de vida dos sobreviventes da doença.

Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas