Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,105

Festa do Divino, em Viana, celebra 207 anos de devoção trazida por açorianos

Começa na próxima sexta-feira (10) a Festa do Divino Espírito Santo, realizada na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana-Sede. A festa faz parte do calendário litúrgico e é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes.

O tema desse ano é “Vinde, Espírito Santo, e transformai-nos em anunciadores das maravilhas de Deus”, e tem programação com missas, cortejos, novenas e vigílias na igreja matriz.

Em sua 207ª edição, esse evento religioso mostra a ligação entre o Brasil e a ilha de Açores, um arquipélago colonizado pelo Reino de Portugal, composto por nove ilhas: São Miguel, Santa Maria, Ilha Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo. Estes imigrantes vieram para Viana (ainda quando se chamava Sertão do Santo Agostinho) por volta do ano de 1812 e 1814.

Os vianenses perpetuam essa importante manifestação cultural e religiosa trazida por colonos que povoaram Viana no século XIX. A data refere-se ao momento em que os discípulos estavam reunidos em oração, junto com Maria, mãe de Jesus e sobre eles desceu o Espírito Santo, como relata São Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos.

Durante a festa, além das missas em devoção ao Divino Espírito Santo, ritos como a visita à Casa do Imperador, e à Casa da Imperatriz, em um desfile de fé e emoção, acontece pelas ruas. Isso acontece porque, em sua origem, a rainha jurou peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que simboliza o rito, arrecadando donativos para os pobres.

Imperador e Imperatriz

A festa tem algumas particularidades, uma delas é que existe uma dupla que recebe o nome de “Imperador e Imperatriz”. Esses dois, não tem vida de nobres não, pelo contrário. Eles são os responsáveis, junto com uma comissão organizadora, conseguir brindes, organizar eventos, sempre com a ajuda da comunidade. Para a festa desse ano, os eleitos foram Sônia Aguiner e Daniel Ribeiro.

Daniel é gerente de RH e esse ano será o Imperador. Para ele é um momento de muita emoção. “Foi emocionante vivenciar esse momento junto com a comunidade, um sentimento de gratidão por fazer parte dessa linda tradição trazida pelos açorianos, que remete a paz e reconciliação. O principal é fazer memória da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, para nós católicos, é um momento de muita fé e devoção”, afirmou.

Sônia, é agente comunitária de Saúde e a Imperatriz desse ano, está muito feliz por ser a escolhida. “É uma emoção muito grande poder fazer parte dessa festa linda do Divino Espírito Santo! Como devota, minha alegria é ainda maior”, destacou.

A escolha dos imperadores é feita no domingo de Pentecostes do ano anterior, como explica Dejair Nascimento, coordenador da igreja matriz. “Esse ano a seleção será feita dia 19 de maio, para a festa de 2025. São eleitos na Missa Principal (Missa da Solenidade de Pentecostes) da festa anterior, recebem as insígnias do Divino no domingo seguinte (Missa da Solenidade da Santíssima Trindade) onde começam a trabalhar para que o Divino Espírito Santo seja louvado com todas as honras merecidas”.

Para participar, os candidatos devem colocar o nome à disposição da comunidade, ser de Viana e ter uma vida em comunidade. “Não podemos deixar pessoas que não tem uma vida em comunidade para cuidar das coisas de Deus”, afirmou.

Festa do Divino, em Viana, celebra 207 anos de devoção trazida por açorianos
Festa do Divino Espírito Santo, em Viana – Foto: divulgação

Como tudo começou

Conta a história que em meados de 1320, a rainha D. Isabel de Aragão, muito preocupada, suplicava ao Espírito Santo para que houvesse paz entre seu esposo e filho e por isso, fez uma promessa. Esse ato de fé evitou que pai e filho travassem a Batalha de Alvalade, onde pai e filho se enfrentariam.

Dirigindo-se maternalmente a seu filho Dom Afonso, disse-lhe a santa Rainha: “Como te atreves a proceder deste modo? Pesa-te tanto assim a obediência que deves ao teu pai e senhor? Que podes tu esperar do povo no dia em que te caiba governar o reino, se estás a legitimar a traição com este mau exemplo? Enfim… se de nada te servem os meus conselhos e carinho de mãe, teme ao menos a ira de Deus, que justamente castiga os escândalos! ”

Profundamente tocados pela cena, os soldados baixaram suas lanças, e no silêncio geral, todos puderam ouvir a sua severa admoestação para a suspensão imediata do combate e para a reconciliação dos contendores. As palavras da Rainha tiveram efeito imediato. O filho aproximou-se do pai, para beijar-lhe a mão. O pai, por sua vez, recuou em seu injusto intento de prejudicar o direito de seu filho legítimo.

Portanto, as orações da Rainha foram plenamente atendidas. Dom Diniz abandonou sua vida desregrada, e finalmente o herdeiro legítimo subiu ao trono, com o nome de Afonso IV.

Em agradecimento a esta graça familiar a Santa Senhora realizou um tocante sacrifício: sair às ruas para recolher esmolas para serem depois distribuídas aos mendigos de Lisboa. Conhecendo as dores que a Rainha havia padecido, todas as pessoas desejavam consolá-la oferecendo-lhe generosamente a esmola que ela estava a recolher.

Era uma pequena procissão caritativa, na qual a pequena pomba e a bandeira vermelha lembravam o Divino Espírito Santo e as línguas de fogo que desceram sobre os Apóstolos no Cenáculo. A Coroa representava o Reino de Portugal.

Quatro anos de ausência

De 1950 a 1952 por decisão do Padre Venâncio Toller, pároco da época, não foi realizada. Em 2020 não foi possível celebrar o Divino com a grande festa por causa da Pandemia do COVID-19 que infelizmente ceifou inúmeras vidas por todo o mundo.

Insígnias do Divino

Bandeira e Pomba

Geralmente confeccionada na cor vermelha, a bandeira simboliza o fogo de Pentecostes aludindo da forma como o Espírito Santo se manifestou na igreja reunida. Um dos símbolos mais importantes nas celebrações e procissões da Festa do Divino é a pomba, ela assume a representação do Divino Espírito Santo sobre a forma de um Mensageiro da palavra de Deus, que possui os sete dons.

Coroa e Cedro

Representam a realeza lembrando a história de Santa Isabel de Portugal, a Coroa do Espírito Santo encontrada em Viana é feita de prata batida, com seis braços, tendo no arco decorações em relevo e no topo uma pomba de asas abertas acima de uma cruz, sinalizando a ligação entre a fé em Cristo e a fé no Espírito Santo.

Programação da 207ª Festa do Divino Espírito Santo

Dia 10 de maio | 1° dia da Novena

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo reverendíssimo Padre Luís Antônio Oggioni

Ao Fim da Missa – Entrega das Bandeiras dos Sete Dons do Espírito Santo

Após a Missa – Louvor, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, com o Ministério Imaculada Conceição e participação do Desperta do Santuário Bom Pastor (Campo Grande – Cariacica)

Dia 11 de maio | 2° dia da Novena

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Frei Ricardo Figueredo Assis, OFMCap.

Após a Missa – Show com Mariana Muller

Dia 12 de maio | 3° dia da Novena

18h – Novena ao Divino Espírito Santo

18h30 – Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Padre Roberto Moreira Souza Neto, CP

Dia 13 de maio | 4° dia da Novena

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Padre George Gomes Amarante

Dia 14 de maio | 5° dia da Novena

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo)

Dia 15 de maio | 6° dia da Novena

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Padre Anderson Gomes

Dia 16 de maio | 7° dia da Novena

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Padre Magno Luis Neto da Silva, MSC

Dia 17 de maio | 8° dia da Novena

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Padre Osmar de Oliveira Braido

Dia 18 de maio | 9° dia da Novena – VIGÍLIA DE PENTECOSTES

18h – Procissão à casa da Imperatriz com a Banda da EMEF “Adamastor Furtado”

19h – Novena ao Divino Espírito Santo

19h30 – Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Padre Rodrigo Maia, IVE

Dia 19 de maio – SOLENIDADE DE PENTECOSTES

09h – Procissão à casa do Imperador com a Banda da Escola Cívico-Militar “Divaneta Lessa de Moraes”

10h – Santa Missa Solene presidida por Pe. Zaelton Costa

Ao fim da Santa Missa – Sorteio dos Imperadores 2025

10h30 – Cavalgada Saindo do Prosa Sertaneja (Piapitangui) ao chegarem na Matriz Benção dos Cavalos e Cavaleiros

Após a Missa – Show com Tony da Viola, Venda de Almoço, Leilões, Roletas e outros atrativos da Quermesse, Venda de Almoço, Leilões, Roletas e outros atrativos da Quermesse

17h – Sorteio da Ação Solidária

*Com informações da prefeitura Municipal de Viana

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas