Dólar Em alta
5,187
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,187

Greve entra no 3º dia; Ufes pede liberação de outros acessos

A greve dos professores na Ufes entra no terceiro dia nesta quarta-feira (17). Os portões continuarão fechados, mas a Universidade tenta negociar com os grevistas a liberação de outros acessos no Campus, além da abertura do Restaurante Universitário (RU) e o acesso à escola municipal.

A Ufes apresentou uma lista de atividades para as quais é necessária a entrada de servidores no campus, como a abertura do Teatro Universitário para a realização de eventos acadêmicos e culturais previamente agendados, serviços realizados por empresas terceirizadas e o acesso dos diretores aos centros de ensino.

“O essencial para nós é o acesso livre à Universidade”, afirmou o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil, Antônio Carlos Moraes. “Essa universidade é pública. É um direito de todos o livre acesso a ela”, reforçou a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo., afirmaram, na primeira reunião de interlocução com o movimento grevista, realizada na tarde de terça-feira (16).

A Ufes argumentou o direito constitucional de ir e vir da comunidade. Outro ponto abordado durante a reunião foi a participação de representantes estudantis no grupo de trabalho que acompanhará o movimento grevista dos professores.

Foi acordado que, assim como os professores, os estudantes terão quatro representantes. A Reitoria aguarda a indicação dos nomes dos docentes e dos estudantes que constituirão o grupo.

Foi reiterada, ainda, a manutenção dos auxílios estudantis e das bolsas que estão sob a gestão da Ufes.

Além dos pró-reitores Antônio Carlos Moraes e Cláudia Gontijo, representaram a gestão da Ufes na reunião o pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda; a assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino; e o assessor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Teixeira.

Representando o comando de greve dos professores estavam as professoras Ana Carolina Galvão, Lívia Moraes e Patrícia Santos. A reunião contou ainda com a participação dos estudantes Rafael Benedito, Nicoly de Moura e Walace Vargas.

“A Administração Central da Ufes reafirma que reconhece a legitimidade do movimento e das pautas apresentadas pelos docentes, mas reforça seu compromisso de trabalhar para minimizar ao máximo os impactos da paralisação da categoria para a comunidade universitária e para a sociedade. Também reforça o compromisso de não judicializar a greve. Entretanto, não será leniente com atitudes ilegais como, por exemplo, o impedimento do direito constitucional de ir e vir”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas