Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024

“Necessitamos de conhecimento bíblico consistente”, destaca o pastor Judiclay Santos

“Necessitamos de conhecimento bíblico consistente”, destaca o pastor Judiclay SantosEle é conhecido pelos batistas brasileiros por estar à frente da Pro Nobis, editora que tem como missão divulgar a rica tradição teológica Batista, no intuito de servir à Igreja e edificá-la no Senhor. Pastor da Igreja Batista do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e professor do Seminário Martin Bucer, Judiclay Santos comporá o time de preletores presentes na I Conferência Escrituras em Meu Ser, que acontecerá na Primeira Igreja Batista de Vitória (PIB Vitória), entre esta sexta-feira (26) e domingo (28).

Na ocasião, o pastor Judiclay vai realizar a palestra de abertura da Conferência, na noite de sexta-feira, com o tema “Uma vida centrada na Palavra”. No sábado à tarde, ele participará, junto aos demais preletores, de mesa redonda que abordará o tema “Respostas bíblicas para os desafios de um mundo sem Deus e sem coração: Preparando para semear”. Já no sábado à noite, o pastor Judiclay palestrará sobre o tema “A pedagogia da Palavra”. Ele adiantou como pretende abordar os temas.

“Serão duas exposições. A primeira, baseada em Esdras 7.10, tem como objetivo apresentar Esdras como modelo para todos que desejam conhecer, viver e ensinar a Palavra de Deus. A segunda mensagem será uma exposição do texto clássico de 2 Tm 3.14-17, a partir do qual vamos refletir sobre algumas marcas distintivas das Sagradas Escrituras e como essas verdades se aplicam a nossa vida”, explicou o pastor.

Em entrevista à coluna Fé Pública, quando questionado sobre o diagnóstico que faz da igreja evangélica brasileira em relação ao conhecimento bíblico e ao consequente testemunho cristão, o pastor analisa que o cenário evangélico brasileiro não é bom.

“Em linhas gerais existe uma fé superficial e limitada, evidente na ignorância no que tange às verdades elementares da fé cristã. Faltam, entre outras coisas, conhecimento bíblico consistente e uma visão teológica ortodoxa”, avalia Judiclay Santos.

judiclay
Pastor Judiclay Santos apresenta “By His Grace and for His Glory”, do Dr. Thomas Nettles, que na tradução para o português se tornou “Os Batistas e as doutrinas da graça”, que está sendo lançado pela editora Pro Nobis. “Este livro apresenta um panorama histórico da relação entre os Batistas e a tradição reformada. Do século 17 ao 20, Nettles apresenta uma galeria de gigantes teólogos e pastores batistas”, explicou o pastor. (foto: Instagram)

Dentre os muitos desafios que a igreja evangélica brasileira enfrenta, o pastor destaca que uma das maiores necessidades é de natureza pastoral. “Precisamos de púlpitos fortes, ocupados por pastores capazes e comprometidos com o Evangelho. A Palavra é essencial para promover a vitalidade da igreja”.

Por isso, Judiclay Santos considera que conferências como a Escrituras em Meu Ser, vão ao encontro das necessidades elencadas. “Conferências dessa natureza são oportunas para encorajar a devoção e o interesse pela Palavra, ampliar o entendimento bíblico, fortalecer o magistério da igreja e preparar os crentes para a missão. Uma bênção!”.

Editora Pro Nobis: resgatando a identidade batista

O pastor Judiclay é fundador e editor-chefe da editora Pro Nobis que tem o objetivo de oferecer literatura de qualidade relacionada à tradição teológica Batista e, consequentemente, fortalecer a identidade batista, tão negligenciada nos últimos anos.

“Nós, batistas, somos a maior denominação cristã histórica do Brasil. Crescemos muito nas últimas décadas, mas nos tornamos um grande oceano com um palmo de profundidade. Perdemos a nossa herança confessional e, consequentemente, algumas marcas distintivas se perderam. A Pro Nobis nasceu com o propósito de ajudar processo de redescoberta de nossa rica tradição histórica a fim de fortalecer a igreja para os desafios do seu tempo”, explicou.

Desde o lançamento da Teologia Sistemática de James Boyce, em 18 de março de 2020, título que inaugurou oficialmente a Pro Nobis no mercado editorial, a editora já lançou mais de meia centena de livros e segue firme em sua missão. Judiclay Santos destacou alguns lançamentos para os leitores.

“Destaco o mais recente lançamento: Mulheres: Conselhos bíblicos e sabedoria prática para as batalhas da vida. Escrito pela Dra. Kellen, essa obra é um tesouro para encorajar as mulheres e ajudá-las nos desafios diários e no aconselhamento bíblico. O Pregador e o peregrino, escrito por C.H. Spurgeon também merece destaque, pois é um clássico do século 19 baseado na obra de John Bunyan, ambos gigantes batistas”.

judiclay
“A História dos Batistas: da Inglaterra para o mundo” é um dos livros que o pastor Judiclay destaca para quem quer se aprofundar na história da denominação (Foto: divulgação)

Para que os batistas conheçam melhor sua história, tradição teológica e doutrinária, o pastor sugeriu os títulos História dos Batistas, Os Batistas e o Resgate da Tradição Cristã, Os primeiros Batistas e A Confissão de Fé de New Hampshire.

“Há dois no prelo: Porque somos Batistas e Os Batistas e as doutrinas da graça. São obras preciosas que tratam história, teologia e eclesiologia batistas. Os leitores terão uma visão ampla sobre preciosas verdades da nossa fé”, afirmou.

O próprio pastor Judiclay adiantou que está trabalhando no livro Ministério Pastoral: Qualificações, atribuições e tentações do pastor, de sua autoria, e que espera lançar no segundo semestre deste ano.

EBD: “O importante é que as igrejas valorizem o magistério da Palavra”, afirma Judiclay Santos

Questionado sobre se a Escola Bíblica Dominical (EBD) ainda é a melhor forma para os crentes se aprofundarem no conhecimento da Palavra, o pastor respondeu que depende do contexto e da dinâmica de cada igreja, mas que a valorização do ensino bíblico de qualidade é fundamental.

“O importante é que as igrejas valorizem o magistério da Palavra e criem oportunidades para promover ensino de qualidade. Precisamos de escola bíblica, mas não necessariamente no domingo. Não seria interessante oferecer uma manhã inteira de ensino (sábado de manhã, por exemplo) com mentoria semanal no formato online? Talvez seja mais producente que 50 minutos de aula por domingo. Embora uma coisa não exclua a outra. O importante é investir pesado na educação cristã”, frisou.

Finalmente, o pastor Judiclay analisou os avanços e desafios dos batistas brasileiros na atualidade. Ele enalteceu o avanço da denominação no socorro aos necessitados “especialmente no resgaste de pessoas com dependência química que vivem nas ruas”, considerando o trabalho da Junta de Missões Nacionais (JMN) “encorajador”. Para o pastor, um dos grandes desafios é alcançar a classe média com o Evangelho, no Brasil.

“Necessitamos de conhecimento bíblico consistente”, destaca o pastor Judiclay Santos
Pastor Judiclay enaltece os trabalhos de socorro aos necessitados da Junta de Missões Nacionais (JMN)

“Nosso desafio é qualificar o nosso povo para alcançar a classe média, por vezes, hostil à igreja. Os batistas cresceram bastante entre os mais pobres, mas deixou bairros nobres inteiros sem nenhum testemunho cristão. Vide a realidade da zona sul do Rio de Janeiro. Precisamos plantar novas igrejas em lugares estratégicos para ampliar nossa influência e avançar com a mensagem do Evangelho entre aqueles que, a despeito da privilegiada condição social, vivem na mais absoluta miséria espiritual”, concluiu.

Sobre a I Conferência Escrituras em Meu Ser

Mantendo a Escritura viva nos corações através do estudo bíblico. Esse é o tema da I Conferência Escrituras em Meu Ser, que será realizada na Primeira Igreja Batista de Vitória (PIB Vitória), entre os dias 26 e 28 de abril, trazendo nomes de peso da teologia batista no Brasil, que ministrarão palestras e realizarão mesa redonda no intuito de capacitar a igreja local para uma melhor compreensão e aplicação das Escrituras e uma melhor preparação para o ide.

A Conferência contará com a presença dos pastores Wilson Porte Jr. (pastor da Igreja Batista Liberdade, em Araraquara-SP; professor e presidente do Seminário Martin Bucer); Lourenço Stelio Rega (professor da Faculdade Batista do Paraná – Fabapar e da Faculdade Teológica Sul Americana) e Judiclay Santos (pastor da Igreja Batista no Jardim Botânico; professor do Seminário Martin Bucer e diretor da editora Pronobis). Além dos batistas, o pastor presbiteriano Stenio Marcius será responsável pela música do evento e realizará palestra voltada para músicos.

SERVIÇO:

I Conferência Escrituras em Meu Ser
Quando: 26 a 28 de Abril
Onde: Primeira Igreja Batista de Vitória (Av. Marechal Marcarenhas de Moraes, 595, Centro, Vitória)
Presenças confirmadas: Pr. Wilson Porte Jr., Pr. Lourenço Stelio Rega, Pr. Judiclay Santos e Pr. Stenio Marcius
Programação e Inscrições: Clique aqui
Mais informações: (27) 98164-1344

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas em Fé Pública

Notícias Relacionadas