Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

I Conferência Escrituras em Meu Ser: “Estamos errando o alvo do louvor”, afirma Stenio Marcius

I Conferência Escrituras em Meu Ser: “Estamos errando o alvo do louvor”, afirma Stenio MarciusO grande objetivo da I Conferência Escrituras em Meu Ser, que acontecerá na Primeira Igreja Batista de Vitória (PIB Vitória) entre os dias 26 e 28 de abril, é o de levar a igreja local ao aprofundamento no estudo bíblico, de modo que seja melhor capacitada a “viver a Palavra que proclama e a proclamar a Palavra que vive”. Este desafio se estende, também, à área do louvor, ministério que serve, normalmente, durante mais da metade dos cultos públicos, mas que, muitas vezes, tem entoado canções impertinentes com um culto que é dedicado ao único Deus verdadeiro.

I Conferência Escrituras em Meu Ser está com valor promocional: somente R$ 40,00 para os três dias. Clique e se inscreva!

Essa é uma situação que faz parte das reflexões do pastor, músico e compositor Stenio Marcius, que será responsável pelos momentos devocionais da Conferência e também realizará palestra com o tema “Importância de cantar a Bíblia: suporte para a vida eclesiástica e devocional” voltada para músicos – mas aberta a todos que se inscreverem – que acontecerá no sábado (27).

Stenio, que em décadas de música cristã já gravou sete álbuns completos – “O Tapeceiro” (2002), “Estima” (2004), “Canções à Meia Noite” (2008), “A Beleza do Rei” (2011), “Vida de Criança” (2011), “Está Consumado” (2013), “Prelúdio para o Deus Homem” (2017)] – além de dois EPs – “Moldura” (2021) e “Tempo e Verdade, Vol. 1” (2024) – pondera que grande parte do louvor nas igrejas brasileiras tem sido antropocêntrico.

“Bom, certamente estamos errando o alvo do louvor, que realmente não é para a nossa própria louvação, mas para louvar Aquele que fez céus e terra! Equivocados em nossas canções, erramos e fazemos a igreja que canta nossas canções errar também”, avalia o compositor, que chega a considerar que determinadas canções apesar de gerarem emoção, não estão direcionadas à adoração a Deus.

“Eu realmente acho que a igreja brasileira canta demais canções inócuas, que não acrescentam nada a não ser um fervor superficial que fica confundido com a presença de Deus. Se emociona, se você chora, se você se arrepia, então “foi benção”! Acontece que o culto que prestamos a Deus, é para Deus e não para nossos sentidos, apesar de o sentirmos. Quando colocamos o foco no homem e suas necessidades e tiramos o foco do Deus vivo e verdadeiro, é como se tirássemos Deus do trono e sentássemos lá para esperar as bênçãos”, pontua.

Por isso, Stenio considera privilégio participar de conferências como a Escrituras em Meu Ser, na qual poderá utilizar sua experiência musical e pastoral para buscar, junto à igreja, caminhos para que o louvor vise unicamente a glória de Deus. “Quando paramos para pensar e conversar sobre essa situação da música na igreja contemporânea, sinto um avanço. Se conversamos, encontramos caminhos para acertar nosso passo no culto cristão e nas canções cristãs”.

Palestra baseada em livro recém-lançado

Quanto aos momentos devocionais que Stenio Marcius liderará da sexta-feira (26) ao domingo (28), ele diz o que entregará: “Penso que louvaremos ao Senhor, dono de todo dom e talento, e faremos isso juntos, para a glória dele!”.

Conferência louvor
O livro “Ensaio sobre música cristã”, de Stenio Marcius, foi lançado no final de 2023

Já sobre a palestra “Importância de cantar a Bíblia: suporte para a vida eclesiástica e devocional”, que acontecerá às 15h30 do sábado (27), o compositor adiantou que será baseada no seu livro “Ensaio sobre a Música Cristã: reflexões sobre a joia perdida da igreja evangélica”, lançado no final de 2023, pela RTM Editora.

O livro lança luz sobre a importância de identificar quais canções são bíblicas, de modo que edifiquem a Igreja de Cristo. “O ‘Ensaio sobre a Música Cristã’ é a reunião de um material que, durante anos, a gente vem aprendendo e ensinando, observando o que as igrejas fazem em matéria de louvor em diversas denominações durante um período de mais de 20 anos. Não é um livro repentino, que nasceu de uma inspiração. É uma coletânea de experiências nesta área de louvor e adoração”, comentou Marcius.

O ministério de Stenio aponta sempre para a importância da preparação correta e da música bíblica para o bem do Reino de Deus. Entre os temas tratados no livro estão aspectos relacionados ao culto cristão: o que é o músico cristão; como ele deve agir; o que é a música cristã; como identificar uma letra bíblica e tipo ideal de música para momentos específicos, entre outros assuntos, analisados de forma bíblica e temperados pela experiência de décadas do autor neste ministério.

A “joia perdida” da igreja

O autor sintetiza a ideia central do livro como um convite à igreja para que volte à simplicidade do culto e às questões fundamentais, tendo o Senhor Deus como a parte mais importante sempre. Marcius faz questão de lembrar da riqueza de talentos à disposição da igreja, algo que deveria estimular a criação de músicas autorais, fugindo da tendência de traduzir músicas de fora para o português.

“Quanto à forma da música cristã brasileira, ela é tudo, menos brasileira, uma vez que quase tudo o que se canta são versões de outros países. Quanto ao conteúdo, não temos espelhado o conhecimento do Evangelho de Cristo. É pouquíssima Bíblia que, aliás, parece estar fora de moda”.

Por essas e outras o livro tem como subtítulo “reflexões sobre a joia perdida da igreja evangélica”: “A ‘joia perdida’ é exatamente a oportunidade que a igreja tem de louvar ao seu Criador através da música. Perdemos isso a partir do momento que subimos a um palco e esquecemos para quem se deve o louvor. Temos de parar, pensar e redirecionar nossos dons e talentos! A música cristã há de ser feita para servir a Igreja!”.

“Quando chegarmos lá, o tempo não existirá mais”

conferência louvor
O músico está trabalhando na divulgação do EP “Tempo e Verdade Vol.1”, lançado este ano (Foto: Fernando Fernandes)

Nos últimos tempos, Stenio tem trabalhado na divulgação do EP “Tempo e Verdade Vol. 1”. Ele explica que se trata de um trabalho que será lançado em três etapas.

“Lançamos, por conta do Natal, a música de mesmo nome, mas que foi relançada e incluída nessa primeira parte do ‘Tempo e Verdade’, que consta de três canções: ‘Natal’, ‘Tempo e Verdade’ e ‘Caçador’. Até o final do ano lançaremos mais dois volumes com três canções cada um! ‘Tempo e Verdade’ é uma alusão ao tempo que passa por nós, transforma tudo e até destrói algumas coisas. Mas, como temos a eternidade em nosso coração, quando chegarmos lá na terra do Dono de tudo, o tempo não existirá mais”, conclui.

Sobre a I Conferência Escrituras em Meu Ser

Mantendo a Escritura viva nos corações através do estudo bíblico. Esse é o tema da I Conferência Escrituras em Meu Ser, que será realizada na Primeira Igreja Batista de Vitória (PIB Vitória), entre os dias 26 e 28 de abril, trazendo nomes de peso da teologia batista no Brasil, que ministrarão palestras e realizarão mesa redonda no intuito de capacitar a igreja local para uma melhor compreensão e aplicação das Escrituras e uma melhor preparação para o ide.

A Conferência contará com a presença dos pastores Wilson Porte Jr. (pastor da Igreja Batista Liberdade, em Araraquara-SP; professor e presidente do Seminário Martin Bucer); Lourenço Stelio Rega (professor da Faculdade Batista do Paraná – Fabapar e da Faculdade Teológica Sul Americana) e Judiclay Santos (pastor da Igreja Batista no Jardim Botânico; professor do Seminário Martin Bucer e diretor da editora Pronobis). Além dos batistas, o pastor presbiteriano Stenio Marcius será responsável pela música do evento e realizará palestra voltada para músicos.

SERVIÇO:

I Conferência Escrituras em Meu Ser
Quando: 26 a 28 de Abril
Onde: Primeira Igreja Batista de Vitória (Av. Marechal Marcarenhas de Moraes, 595, Centro, Vitória)
Presenças confirmadas: Pr. Wilson Porte Jr., Pr. Lourenço Stelio Rega, Pr. Judiclay Santos e Pr. Stenio Marcius
Programação e Inscrições: Clique aqui
Mais informações: (27) 98164-1344

 

 

 

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas em Fé Pública

Notícias Relacionadas