Dólar Em alta
5,077
8 de maio de 2024
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Bandes: Aberto para o Espírito Santo

O Espírito Santo alcançou a liderança entre os Estados que mais crédito emergencial concedeu, e ainda concede, aos empreendedores capixabas. Essa posição de destaque só foi alcançada por conta da gestão de excelência que levou o Estado, pela primeira vez, lá em 2012, a obter a Nota A do Tesouro Nacional, por conta de seu equilíbrio fiscal, nota máxima mantida até a presente data.

Com as finanças em dia, o Estado, em parceria com o setor produtivo capixaba, apoia e contribui com os empreendedores locais, gerando um ambiente de competitividade, cada vez mais eficiente, arrojado e diversificado. Nesse período de grandes desafios globais, por motivos mais que óbvios, o Estado disponibilizou, como parte do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente, milhões de reais em fundos emergenciais para apoiar os empreendedores capixabas de Norte a Sul do Espírito Santo. E o Bandes tem posição e atuação destacada no Plano ES.

Cabe à instituição desempenhar papel fundamental na criação, na liberação e na operacionalização de linhas de crédito emergencial no momento em que o mercado de crédito fica rarefeito. O Fundo de Proteção ao Emprego vem com R$ 250 milhões destinados a empresas de todos os portes, desde que afetadas economicamente pela pandemia. Para diminuir a burocracia, agilizar e aperfeiçoar nossos procedimentos a fim de que o crédito chegue a quem precisa, há um comprometimento institucional.

Além das linhas emergenciais, que devem ser acessadas pelo site do banco, o Bandes investe em negócios como os de microcrédito, agronegócio, economia verde, Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), Parcerias Público-privadas (PPP), entre tantos. Vale destacar também o papel do banco no fomento à inovação, sendo repassador no Estado das linhas Inovacred/FINEP que apoiam micro, pequenas e médias empresas no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, visando ampliar sua competitividade no âmbito regional e nacional. Ainda na área, o banco do desenvolvimento disponibiliza, em suas instalações, o “Epicentro”, um espaço para promover conexões e negócios inovadores.

Atua, ainda, na Secretaria Executiva do Invest-ES, o programa de incentivos fiscais capixaba que capta empresas em fase de expansão e modernização para ampliar e diversificar os setores produtivos do Espírito Santo. Com todas essas iniciativas, o Bandes contribui decisivamente para o desenvolvimento regional, a diversificação da economia e o bom ambiente de negócios do Estado. Assumimos o compromisso de estarmos abertos e acessíveis, atentos às necessidades das empresas e dos empresários, acreditando nos projetos e nos planos do setor produtivo, para induzir o desenvolvimento sustentável e inovador do nosso Estado.

Munir Abud de Oliveira
Munir Abud de Oliveira
Advogado. Pós-graduado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Foi Procurador Geral do Município de Anchieta/ES (2013-2016). Diretor-Presidente Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo (2019-2020). Atualmente é Diretor-Presidente do BANDES (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo), Diretor e Presidente da Comissão de Recursos Humanos da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), Conselheiro e Coordenador do Comitê de Compliance do SEBRAE/ES.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas