Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024
João Batista Dallapiccola Sampaio
João Batista Dallapiccola Sampaio
Advogado de balcão há 37 anos, especialista em direitos sociais, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pai orgulhoso e avô realizado

Novos e velhos conselhos para os advogados iniciantes

Ingressar na profissão jurídica é um marco notável na vida de qualquer indivíduo. Para os recentemente aprovados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), essa conquista representa não apenas o fim de uma etapa de estudos árduos, mas também o início de uma nova fase repleta de desafios e oportunidades. Como alguém que trilhou esse caminho há 40 anos, e que teve a honra de inspirar meus 8 irmãos a seguir na mesma carreira, gostaria de compartilhar algumas reflexões e conselhos para os que agora dão seus primeiros passos na advocacia.

Durante minha jornada, enfrentei desafios diversos, trabalhando como operário da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) durante a noite, enquanto exercia minha profissão de advogado durante o dia. Essa experiência me ensinou lições sobre disciplina, perseverança e resiliência. Aprendi que o sucesso na advocacia, assim como em qualquer outra ocupação, exige dedicação inabalável e uma determinação incansável para superar obstáculos. Em certas causas e situações, precisará entender que a perseverança é algo imprescindível na carreira.

À medida que ganhamos experiência e confiança em nossa atuação, surge também a necessidade de transmitir essa confiança aos clientes. A capacidade de inspirar segurança e tranquilidade nos clientes é fundamental não apenas para o andamento processual, mas também para a construção de relacionamentos que poderão direcionar novos clientes.

Não existem regras específicas para alcançar o sucesso na profissão, mas para todo advogado que almeja se destacar no mercado, o compromisso absoluto com a ética e a justiça são essenciais. Portanto, é imperativo que os novos advogados se comprometam com a integridade, honestidade e diligência em cada tarefa que realizarem. Desviar-se desses princípios é se sujeitar a um sucesso temporário e ilusório.

Além disso, é crucial que os novos advogados compreendam a importância de se manterem atualizados e envolvidos com a comunidade jurídica. Participar de comissões, fóruns, seminários e cursos não apenas oferece oportunidades valiosas de aprendizado e desenvolvimento, mas também permite que os advogados construam redes de contatos, troquem experiências e contribuam para o avanço do direito e da justiça em nossa sociedade.

João Batista Dallapiccola Sampaio
João Batista Dallapiccola Sampaio
Advogado de balcão há 37 anos, especialista em direitos sociais, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pai orgulhoso e avô realizado

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas