Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,355

Egossistemas

Trabalhando com comunicação, lidamos constantemente com um tipo de desafio que, à medida que os anos passam, parece ficar ainda mais frequente e complexo: mobilizar pessoas. No mundo em que nos comunicamos o tempo inteiro através das telas e, por meio delas, lidamos com múltiplas realidades; marcas e instituições têm cada vez mais dificuldade em atrair a atenção dos públicos que estão ao seu lado. Pelo menos presencialmente.

Neste texto, quero me dedicar menos às empresas e falar de instituições mais simples: as associações de moradores, as escolas que nossos filhos frequentam, os grupos de amigos que aos poucos tornaram-se apenas grupos no WhatsApp e nossos casamentos (já que o assunto são instituições, vamos a uma das mais importantes da nossa sociedade).

No mundo da hiperconexão, é muito mais interessante ver as últimas imagens de um conflito internacional do que pensar na rua do nosso bairro. Acompanhar as notícias do seu mercado ou a semana de moda de Milão merece muito mais atenção do que a reunião da escola dos filhos. E saber a última que o Neymar aprontou atrai mais do que conversar com quem está deitado ao seu lado todas as noites.

Não julgo. A pós-modernidade não fez isso de uma hora para outra. Ela se apropriou de impulsos e desejos que todos nós temos. Reafirma nossas escolhas pessoais e cria um mundo sem fronteiras para o conhecimento. Mas relembro (inclusive para mim mesmo): ao nutrir essa dinâmica, estamos abrindo mão de pensar e nos envolver com temas que, por mais que pareçam banais, são importantes.

À medida que nos afastamos do nosso bairro, da escola dos filhos ou do nosso casamento e oferecemos a maior parte da nossa atenção a uma vida virtual, os problemas reais não param de existir. E ao invés de pensar nos ecossistemas em que estamos inseridos, estamos vivendo em torno dos egossistemas. Um lugar que pode até parecer divertido, mas onde é difícil se aproximar e dialogar com quem verdadeiramente faz a diferença nas nossas vidas.

Helio Gualberto Neto
Helio Gualberto Neto
Helio Gualberto Neto é publicitário, designer estratégico e sócio da Persona. Escreve sobre comunicação e comportamento.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas