Dólar Em baixa
5,196
2 de maio de 2024
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,196

Número de pessoas fora de casa por chuva no sul do estado chega a 1625

Número de pessoas fora de casa por chuva no sul do estado chega a 1625
São 1.547 desalojados e 78 desabrigados, ao todo — Foto: Kevin Barboza/ESHOJE

O número de pessoas fora de casa devido as chuvas que castigam o sul do Espírito Santo chegou a 1.625 às 17h13 desta segunda-feira (20), informou a Defesa Civil estadual. Seis óbitos estão confirmados.

São 1.547 desalojados e 78 desabrigados, ao todo. O número é quase quatro vezes maior que o balanço emitido as 11h13, quando havia 324 desalojados e 102 desabrigados.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Espíritos Santo (CBMES), o número aumentou consideravelmente após vistorias nas casas.

> Leia também: “Nunca se viu nada parecido”, diz diretor do Incaper sobre situação no sul do ES

Decretado estado de calamidade pública para municípios do Sul atingidos pelas chuvas

Até o momento, a situação mais grave é em Vargem Alta, com 941 desalojados e 52 desabrigados, seguido por Alfredo Chaves (450 desalojados), Anchieta (92 desalojados), Iconha (55 desalojados e 22 desabrigados) e Rio Novo do Sul (9 desalojados e 4 desabrigados). Todos estão sendo encaminhados para a abrigos nas respectivas regiões.

Três pessoas seguem desaparecidas em Iconha e uma está ferida, em Alfredo Chaves. De acordo com o tenente-coronel Wagner, do Corpo de Bombeiros, há boatos de mais mortes, sendo, até o momento, seis o número de óbitos confirmados. Porém, mesmo sendo considerados boatos, os casos estão sendo investigados.

“Nossas equipes estão nessa localidade. Outro boato, mas que foi confirmado, são de quatro carros no Vale do Obóro, entre Piúma e Iconha. Com o sobrevoo do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo [NOTAer]  foi identificado. Nossas equipes fizeram a escavação e uma vistoria em um carro e não tinham vitimas”, pontuou.

Até a tarde desta segunda-feira (20), faltavam ser vistoriados os outros três carros que estavam no Vale. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os carros foram encontrados na lama por conta da água que abaixou, facilitando a localização.

“Agora, nossas equipes estarão em um trabalho durante a noite para identificar os próximos três carros e extinguir a possibilidade de vítimas nesses veículos”, disse o tenente-coronel  Wagner. 

Ainda de acordo com o tenente-coronel, há previsão de chuva, para o resto da semana, com mais de 77 mm nesta segunda-feira (20).

As equipes do Corpo de Bombeiros já se encontram nesses locais de alerta em vigência. “As áreas de risco já estão bastantes afetas e qualquer chuva que caia agora é preocupante, e pelos centros de meteorologia há chuva em torno de 200 mm e 330 mm até quarta-feira [22 de janeiro]. Estamos cada vez mais em campo com as nossas equipes para intervenções imediatas”, ressaltou Wagner.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas