Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,130

“Nunca se viu nada parecido”, diz diretor do Incaper sobre situação no sul do ES

“Nunca se viu nada parecido”, diz diretor do Incaper sobre situação no sul do ES
“Nunca se viu nada parecido”, diz diretor do Incaper sobre situação no sul do ES — Foto: Kevin Barboza/ESHOJE

Na tarde da última sexta-feira (17) a situação em quatro municípios (Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul) no Sul do Espírito Santo, por conta das fortes chuvas, mudou completamente.

De acordo com o diretor administrativo-financeiro do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Cleber Guerra, “nunca se viu nada parecido, com toda essa situação, no estado do Espirito Santo”.

> Leia também: Número de pessoas fora de casa por chuva no sul do estado chega a 1.625

Decretado estado de calamidade pública para municípios do Sul atingidos pelas chuvas

Segundo o Incaper, na tarde da última sexta, houve a passagem de uma frente fria em direção ao oceano. O deslocamento formou nuvens e houve uma mudança repentina na costa.

Toda a umidade do ar se concentrou nas encostas, por conta do calor e do relevo da região, o que favoreceu o desenvolvimento de nuvens com chuvas de grande volume.

O Rio Iconha tem nascente em Vargem Alta. O acumulado grande de chuva, quando chegou ao centro da cidade, provocou um aumento muito grande no volume do Rio, que num intervalo de cinco  horas foi para 180 mm, esperado para mês inteiro.

De acordo com o coordenador da equipe de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, esse tipo de chuva, que atingiu a região Sul durante o final de semana, é característico nessa época do ano.

Ele também não descartou possibilidades para os próximos dias. Além disso, frisa que esse tipo de situação pode voltar a ocorrer, mas não no mesmo local.

Para os próximos dias há condições de instabilidade, que aumentam no estado. Temos a questão do tempo abafado, altas temperaturas, que vão favorecer as chuvas. Ao longo da noite de hoje [20 de janeiro] e na terça-feira [21 de janeiro], temos essa chuva ocorrendo em todo o estado. Entre terça e quarta a chuva deve permanecer no estado, com sol ainda, mas a partir da tarde já pode ocorrer pancadas de chuvas com trovoadas e ventos fortes, não descartando, em algumas áreas, granizo em pontos isolados”, disse.

A partir de quinta-feira (21), com a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (grande faixa de nuvens), será possível sentir menos calor, porém, as chuvas deverão ser mais frequentes, diferente dos primeiros dias, que vinham com muito volume em pouco espaço de tempo e em pontos isolados. Sendo assim, as chuvas  passam a ocorrer de forma mais espalhada pelo estado inteiro. 

Produção rural 

Mesmo após as fortes chuvas, o diretor administrativo-financeiro do Incaper informou que somente daqui há dois dias, talvez, se tenha informações sobre os prejuízos. “Mais informações sobre os prejuízos, só após a desobstrução das vias para pode chegar perto. Ainda nem conseguimos chegar em algumas zonas de concentração de produção”, destacou Guerra. 

Ainda segundo informações do Incaper, a produção leiteira foi quase toda perdida, não sendo somente a do dia-a-dia, mas, também, a quantidade estocada, por conta da falta de energia generalizada na região.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. As autoridades brasileiras parecem sofrer de lapso de memória.
    O povo se lembra muito bem de tragédias anteriores causadas pela chuva.
    É das promessas e providências que nunca foram tomadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas