Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,130

Decretado estado de calamidade pública para municípios do Sul atingidos pelas chuvas

Decretado estado de calamidade pública para municípios do Sul atingidos pelas chuvas
Decretado estado calamidade pública para municípios do Sul atingidos pelas chuvas — Foto: Kevin Barboza/ESHOJE

A situação da região Sul do estado, por conta das chuvas, fez com que, nesta segunda-feira (20), o governador do estado, Renato Casagrande (PSB) decretasse estado de calamidade pública em três municípios (Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves).

Em um vídeo divulgado por volta das 16h24, em uma rede social oficial, Casagrande afirma que ainda nesta segunda, o decreto será assinado.

Um quarto decreto emergencial será assinado para o município de Rio Novo do Sul, também atingido pelas chuvas.

“Acabamos de decidir e vamos assinar hoje ainda um decreto de calamidade pública que se referencia à quatro municípios no Sul do estado para sustentar as ações que estamos fazendo lá nos municípios e ainda as ações do governo federal. Certamente decretaremos estado de emergência, ou talvez calamidade, em Rio Novo do Sul”, pontuou Casagrande. 

Também na tarde desta segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo (CBMES), assumiu decretação de caso de calamidade pública para quatro municípios da região Sul (Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul). Segundo o tenente-coronel Wagner, toda a situação dos municípios exige uma intervenção rápida por parte do estado.

“Hoje [20 de janeiro], lá em Iconha, teve uma reunião com o coordenador estadual de Proteção e da Defesa Civil, o Diretor da Secretaria Nacional de Defesa Civil e o secretário Estadual de Desenvolvimento, sendo decidido que o Corpo de Bombeiros estaria assumindo o estado de calamidade para os municípios mais atingidos pelas chuvas”, explicou o tenente-coronel.

Ainda de acordo com o mesmo, o Corpo de Bombeiros Militar decretar estado de  calamidade pública a essa situação é importante, porque diminui-se a tramitação burocrática. Dessa forma, os recursos conseguem chegar até os municípios de forma mais rápida.

https://youtu.be/agPEjo-w0dc

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Quando se decreta estado de calamidade, verbas virão para o governo estadual e municípios.
    A transparência será total na utilização das verbas?
    O povo terá acesso total, e poderá opinar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas