Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Vitória
31ºC

Dólar Em baixa
5,105

Estado nunca proibiu o uso da Cloroquina, diz secretário de saúde

Estado nunca proibiu o uso da Cloroquina, diz secretário de saúde
Foto: André Rodrigues/Sesa Amapá

Em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (20), o secretário de saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o Estado do Espírito Santo nunca proibiu o uso da Cloroquina no tratamento de pacientes com coronavírus (Covid-19).

A afirmativa vem após a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) deixar que os municípios decidam ou não pelo uso do medicamento, desde que publiquem ato administrativo específico para normatizar o uso. 

“Não construímos um palco para expressar polarizações políticas que não contribuem em nada no enfrentamento da pandemia em cima de um assunto técnico que é dos médicos e ciência. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, a Nota Técnica da Sesa nunca proibiu ou vetou o uso da Cloroquina. Sempre foram respeitadas as decisões médicas de adotarem protocolos próprios. Não temos autoridade para proibir. Algumas posições mais extremas construíram uma narrativa mentirosa de que o Estado proibiu o uso da cloroquina e isso não procede. É fake news e atrapalha muito no enfrentamento a pandemia. Temos uma relação muito saudável, transparente e de reuniões semanais com todos os secretários municipais de saúde por videoconferência”, afirmou.

O secretário disse também que o Estado já tem 18 medicamentos de alto custo, dispensados pela Farmácia Cidadã, que não são incorporados pelo Ministério da Saúde.

“Sempre convivemos com a liberdade de que poderíamos adotar protocolos medicamentosos divergentes entre estados, municípios e união. Isso nunca foi político e eleitoreiro”.

Nésio Fernandes voltou a reforçar que, até o momento, não há tratamento especifico nem vacina. Combater o vírus com distanciamento social e isolamento são as duas principais estratégias para vencer a pandemia. E que a cura virá para 80% a 90% dos infectados que assim seguirem.

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas