Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

“A expectativa é de voltar às aulas em setembro, mas ainda não posso bater o martelo”, diz Casagrande

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), em coletiva de imprensa sobre o novo coronavírus (Covid-19) e as ações do Estado, nesta quinta-feira (6), disse que existe uma expectativa de volta às aulas no mês de setembro.

No entanto, Casagrande ponderou que mesmo o estado, como um todo, estando com a média da taxa de transmissão da doença abaixo de 1, é preciso ter cautela para “bater o martelo”. Além disso, após registrar crescimento, o interior do Espírito Santo está com uma taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 em 0,8%.

VEJA TAMBÉM > REFEITÓRIO FECHADO, NADA DE FILAS E RETORNO GRADUAL EM PROTOCOLO CRIADO POR ESCOLAS PARTICULARES

“Mesmo com isso [taxa de transmissão da doença abaixo de 1], nós ainda temos uma letalidade alta. Hoje, por exemplo, foram 20 pessoas. Estamos no dia 6 e é preciso avançar e ver se vai consolidando o número de mortes pra tomarmos medidas. Estamos com expectativas que em setembro possamos voltar, mas ainda não podemos bater o martelo”, ressaltou, dizendo que mesmo com a vontade de voltar com as aulas presencias, ainda existem dúvidas.

As dúvidas estão ligadas à taxa de transmissão da doença, que em regiões do estado, entre elas o litoral Sul, Centro-Oeste e região do Caparaó, está acima de 1.

Para os próximos dias, o governador espera poder apresentar o protocolo sanitário de retorno das aulas presenciais, que já está pronto. No entanto, mesmo finalizado, ainda existem dúvidas quanto à educação infantil, que consiste na educação de crianças, com idades entre 0 e 5 anos.

“Não foi anunciado ainda e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, não me apresentou o trabalho final. Temos uma dúvida em relação a educação infantil. Ele está avaliando com os técnicas como tratar, já que poder haver um nível de interação nas instituições deste tipo de serviço”, disse.

Covid-19 no ES

"A expectativa é de voltar às aulas em setembro, mas ainda não posso bater o martelo", diz Casagrande
ES tem mais 20 óbitos por Covid-19 e se aproxima dos 90 mil casos — Foto: Reprodução da Agência Brasil

O Espírito Santo registrou em nova atualização do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (6), mais 1,3 mil casos do novo coronavírus, e 20 novas mortes.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas