Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Vacina contra a Covid-19 pode evitar agravamento de insuficiência renal

Classificados grupo prioritário no Plano Nacional de Imunizações (PNI), os pacientes renais crônicos requerem atenção especial na vacinação contra a Covid-19. A imunização é indispensável para evitar o agravamento da insuficiência renal.

O nefrologista, Alaor Pavesi, explica que o coronavírus encontra fatores agravantes no organismo dessas pessoas pela própria condição do quadro de saúde. “Esses pacientes já possuem os vasos sanguíneos inflamados, o que contribui para o quadro grave da doença”, alerta.

Ele pontua que a Covid-19, por ser um quadro infeccioso que atinge vias respiratórias superiores, leva a um estímulo do sistema de defesa, que reage ao liberar substâncias no organismo com o objetivo de combater a infecção. “As citocinas na circulação sanguínea inflamam ainda mais os vasos, causando a chamada vasculite. Isso estimula a coagulação e acarreta na trombose dos vasos”, detalha.

Na avaliação do médico, o tratamento contra a insuficiência renal é indispensável, já que contribui para evitar o agravamento das infecções, tanto da doença crônica, quanto do coronavírus. O nefrologista ainda acrescenta que os pacientes tiveram menos complicações que o esperado. E isto se deve à realização do tratamento.

“Era de se esperar que o processo inflamatório nestes pacientes fosse muito grande. Mas os medicamentos da hemodiálise, entre eles antiinflamatórios e anti coagulantes, a reposição de vitamina D e outras substâncias do tratamento podem evitar o quadro grave”, afirma.

Vacina contra a Covid-19 pode evitar agravamento de insuficiência renal
Hemodiálise ajuda a repor as funções do rim. Foto: Mailson Pignata/iStock

No Espírito Santo, até esta quinta-feira (22), 2.670 capixabas doentes renais receberam a primeira dose do imunizante, enquanto outros 253 contemplaram o esquema vacinal com a segunda aplicação. Os dados são do Painel de Vacinação contra a Covid-19, do Governo do Estado. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), existem no país mais de 144 mil pacientes renais crônicos em tratamento. A doença renal pode se desenvolver sem a manifestação de sintomas, mas algumas observações são importantes, entre elas fadiga, alteração no apetite, enjoo, vômito e diarreia.

Além disso, para aqueles que já possuem familiares com a doença, a atenção deve ser dobrada. “Geralmente, o paciente com problema de rim tem histórico familiar. As principais causas são a hipertensão arterial e a diabetes”, relata Pavesi. O diagnóstico da insuficiência renal pode ser identificado pela análise da urina ou do sangue.

Foto em destaque: Divulgação

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas