Dólar Em alta
4,928
21 de fevereiro de 2024
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
4,928

Turismo de proximidade é a nova promessa no Estado

Cada vez mais capixabas estão buscando destinos com deslocamentos mais curtos e essa tendência vem se fortalecendo no Estado, principalmente após a necessidade de afastamento social provocada pela pandemia da Covid-19. No último ano, cerca de 57% das viagens foram em carro particular ou de empresas.

Os dados são de levantamento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Espírito Santo (Sindihotéis), Attila Miranda Barbosa, desde o início da pandemia, quando os questionamentos estavam voltados para recuperação do turismo, o setor já apostava nas viagens próximas  no mercado doméstico.

“Tínhamos a expectativa de que ambos seriam uma importante mola propulsora para a recuperação turística, pois nos momentos críticos da pandemia as pessoas buscavam por lugares mais próximos com curto deslocamento de carro”, contou.

O turismo de proximidade é caracterizado por destinos mais curtos, num raio de aproximadamente 300 quilômetros. Cabe mencionar que no Estado, os capixabas costumam não só conhecer o próprio Estado, como também localidades próximas como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

O presidente acredita que esse movimento tem grandes chances de se estender pelos próximos anos, devido a questões econômicas, como alta das passagens aéreas e a alta de moedas como o dólar e o euro, por exemplo. “Enxergamos esse momento com otimismo e como uma excelente oportunidade de aproveitar o turismo doméstico e de proximidade, para encantar o turista e leva-los a continuar viajando e descobrindo o Brasil e em especial o Espírito Santo, que naturalmente encanta as pessoas que o conhece”, destacou.

Em entrevista, Barbosa reforçou ainda a importância de se destacar que o turismo de negócios também tem retornado com muita força, tendo em vista que os eventos corporativos, feiras e reuniões voltaram a acontecer. “Nessa modalidade turística recebemos visitantes de forma mais abrangente, com pessoas vindo da Região Sul do país, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Estados do Nordeste e muitos viajantes de outros países como Estados Unidos, Europa e Ásia”, pontuou.

Considerado um Estado de imenso potencial turístico, o presidente do Sindihotéis acredita que o capixaba precisa cada vez mais descobrir e redescobrir o Espírito Santo.  “Devemos colocar o nosso Estado como destino turístico de reconhecimento nacional e internacional”, finalizou.

Lugares para se conhecer no ES

Itaúnas

Turismo de proximidade é a nova promessa no Estado

O destino é uma pequena vila que fica a aproximadamente 260 km do aeroporto de Vitória, ao norte do estado. Distrito de Conceição da Barra, o lugar é um excelente escolha para os amantes do forró.

Parque Nacional do Caparaó

Turismo de proximidade é a nova promessa no Estado

Localizado na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, o parque é uma atração muito procurada por quem gosta de praticar atividades ao ar livre e curtir belas paisagens naturais. O local é perfeito para quem gosta de fazer trilhas e se deliciar em cachoeiras e poços, como o Poço do Egito, uma das atrações mais procuradas.

Pedra Azul

Turismo de proximidade é a nova promessa no Estado

Com paisagens lindas, o Parque Estadual da Pedra Azul é um cartão postal do Espírito Santo, sendo também uma atração muito cobiçada em Domingos Martins. Lá, é uma ótima opção para quem gosta de atividades de ecoturismo com trilhas, rapel e deliciosas piscinas naturais.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas