O Republicanos bateu o martelo nessa quinta-feira (13) e decidiu que não integrará federação com o Progressistas e o União Brasil. O presidente nacional da legenda republicana, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos/SP), fez pronunciamento no X, antigo Twitter.
“Comuniquei aos líderes do PP (Progressistas) e União Brasil que a bancada do Republicanos decidiu rejeitar a formação de uma federação entre os partidos. Em reunião realizada dia 4 de fevereiro, os deputados, de maneira quase que unânime, entenderam ser melhor o Republicanos seguir independente. Continuamos trabalhando em parceria com os demais partidos, principalmente com aqueles que se alinham ao nosso manifesto político”, disse o líder.
Com isso, há de se aguardar se vai haver ou não a federação entre Progressistas e União Brasil. No Espírito Santo, as legendas, comandadas por Da Vitória (Progressistas) e, futuramente, por Euclério Sampaio (MDB, mas a caminho do União Brasil), respectivamente, possuem boas relações e deverão endossar os movimentos liderados pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que tem como aposta, atualmente, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), para ser sucessor.
Ponto de interrogação I
Como destacado por esta coluna, o ponto de interrogação é o deputado federal Evair de Melo (Progressistas), que está unha e carne com o grupo do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), cotadíssimo para a disputa do Palácio Anchieta.
Ponto de interrogação II
Da Vitória, por sinal, mantém boas relações com o grupo de Casagrande e com o entourage de Pazolini. O deputado federal tem pretensões ambiciosas para o pleito de 2026.
***
Sinais de PH
A caminho do PSD em maio, o ex-governador Paulo Hartung demonstra sinais de que está querendo avanços. Sua rede social passa por processos de melhorias, com vídeos mais trabalhados e editados.
“Sextou, mas não sextarei”
Em seu tradicional “sextou, mas não sextarei”, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), compartilhou receita de patê de atum, seguindo a premissa da sexta-feira sem carne vermelha ao longo da Quaresma. E aproveitou, claro, para fazer divulgação das suas agendas.
Altas expectativas
Há altas expectativas quanto à entrega da unidade de saúde em Paul, Vila Velha, neste sábado (15). Show do Alemão do Forró e teste de popularidade para Casagrande e o prefeito canela-verde, Arnaldinho Borgo (Podemos).
***
Audiência pública
Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa realizou audiência pública em Marataízes, nessa quinta-feira (13). Casa cheia. Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, Marcelo Santos (União Brasil), bem como o líder e vice-líder do colegiado, Delegado Danilo Bahiense (PL) e Coronel Weliton (PRD), respectivamente.
***
Partiu Rio!
Políticos conservadores e da extrema direita rumo para o Rio de Janeiro neste domingo (16). Vão fazer ato em prol do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Será termômetro de engajamento já visando as eleições de 2026.
Prêmio
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) recebeu, nessa quinta-feira (13), premiação de destaque no Diagnóstico de Destreza Digital do Ministério Público 2025, na dimensão “Liderança”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Recado dado
A secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso (Podemos, mas a caminho do PSB), não tem dúvidas: seu caminho é disputar vaga na Câmara dos Deputados. Recado foi enviado via interlocutores.
***
Cooperação por dignidade I
O TRE-ES pactuou com várias prefeituras do Estado um Termo de Cooperação para garantir o atendimento eleitoral à População em Situação de Rua. O evento contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do presidente da Amunes, Luciano Pingo, do prefeito de Domingos Martins, Eduardo José Ramos; do vice-prefeito de Afonso Cláudio, Stewand Schultz; e de representantes de Cariacica, Santa Leopoldina e Santa Teresa.
Cooperação por dignidade II
O TRE-ES, por meio da Amunes, também assinou o Termo de Cooperação com as prefeituras de Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Ecoporanga, Laranja da Terra, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Alegre, Linhares, Irupi e Ibiraçu.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Aliados de grande liderança admitem possibilidade de mudança de rumo para que o controle não seja perdido. Será?
Tá na rede
“Juntas, seguimos avançando, conquistando mais espaços e construindo um futuro mais igualitário e cheio de oportunidades para todas nós!”
Raquel Lessa (Progressistas), deputada estadual