Dólar Em baixa
5,070
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Luiz Paulo com as bênçãos do Palácio Anchieta?

Atualmente inchada de pré-candidatos, a campanha pela Prefeitura de Vitória começa a dar indícios de que vai perder gordura e de que vai caminhar por trajetos mais objetivos: e até com alguém com as bênçãos do Palácio Anchieta, ainda que não totalmente escancarado.

Como esta coluna mostrou no último dia 10, pelo menos nove pré-candidatos se colocaram à disposição para a corrida da Capital: o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que vem para a reeleição, a vice-prefeita Capitã Estéfane (Podemos), os deputados estaduais Camila Valadão (Psol), João Coser (PT), Gandini (PSD), Tyago Hoffmann (PSB) e Capitão Assumção (PL), além do ex-deputado estadual Sergio Majeski (PDT) e do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

ES Hoje apresentou nessa segunda-feira (22), mais uma vez, o protocolo de intenções de Tyago e Luiz Paulo andarem juntos nas eleições municipais. Gandini também faz parte do grupo. “Concordamos que Vitória precisa voltar a ser protagonista de sua história e sair, de uma vez por todas, do isolamento em que se encontra”, afirmou o deputado, do núcleo de chumbo do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), em crítica a Pazolini.

Não é segredo para ninguém que o pré-candidato que está mais “avançado” na construção da candidatura é o tucano Luiz Paulo. Já contratou marqueteira, já avisou para os rincões do Projeto Terra e para as áreas mais nobres que quer, sim, estar no páreo.

Sendo assim, do grupo formado por Gandini, Luiz Paulo e Tyago, só restará um. Considerando que, pelos movimentos mais acelerados, o ungido seja o tucano, há uma provável formação de blocão relevante de apoiadores, especialmente contando tempo para TV e rádio.

O tucano está dentro da federação PSDB/Cidadania e poderia ter o apoio ainda do União Brasil, que pleiteia vaga na vice da chapa, do PSB (de Tyago), do PSD (de Gandini) e também do MDB, que é dirigido pelo vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, e que tem ficado lado a lado do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) nos encontros do diretório da Capital.

Casagrande afirmou que pretende participar do pleito de 2024, mas que tenderia para posicionamento mais “neutro” quando houvesse aliados na disputa. Tirando Pazolini e Assumção, todos gozam de boa relação com o socialista.

Apesar de dizer que o PSB atuará de forma independente nas eleições, o governador sabe que poderia interferir caso, por exemplo, tivesse predileção para um pré-candidato, como João Coser, que chegou ao segundo turno contra Pazolini, em 2020. Ele poderia indicar que a união de partidos de centro-esquerda, de centro e de centro-direita poderia ajudar o petista, que já foi prefeito da Capital entre 2005 a 2012.

Implicitamente, a pré-candidatura de Luiz Paulo vai ganhando contornos de ser mais “abençoada” pelo Palácio Anchieta do que as demais. Claramente, ter mais concorrentes é importante para evitar um possível triunfo de Pazolini ainda no primeiro turno. Vitória, historicamente, favorece os gestores com a máquina e os reelege. Contudo, a formação do grupo e a quantidade de aliados presentes ao redor do tucano corroboram para que a iniciativa dele seja a mais privilegiada.

Algo que pode influenciar nesse raciocínio é a tendência da Capital estar mais propensa, atualmente, a pré-candidatos mais conservadores. Apesar de progressista, Luiz Paulo, por exemplo, nunca pediu voto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É aquela velha história. Às vezes, uma mãe tem filho favorito, mas não ousa dizer que tem. Só que as atitudes demonstram o contrário. Faz parte do jogo da vida.

Pesquisas

Em menos de um mês, Vitória já foi palco de duas pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

***

Incursão agressiva

O Coronel Alexandre Ramalho (PL), pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha, segue com incursão agressiva para cima da gestão de Arnaldinho Borgo (Podemos). O alvo da vez foi o lixo e o entulho acumulados no município.

Apoio do governo

Ainda em Vila Velha, o governo estadual segue com aporte para a gestão de Arnaldinho. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), divulgou imagens de como está ficando o Parque Linear de Cobilândia. A macrodrenagem é uma das apostas para fidelizar o eleitor para o atual prefeito canela-verde.

***

Problema crônico I

Problema que acontece no Brasil e no Espírito Santo e que está na edição desta terça-feira do Valor Econômico: “Os momentos de leitura estão presentes na rotina de menos da metade das creches e pré-escolas das crianças brasileiras das cinco regiões do país. A contação de histórias por atividades mediadas por professores da educação infantil ocorreu apenas em 45% das turmas, sendo que 5% foram realizadas sem apoio de planejamento pedagógico”.

Problema crônico II

Lembrando que na maioria dos municípios capixabas há demanda fortíssima para matrículas na educação infantil, especialmente creches e pré-escolas.

***

Empreendedorismo

Luiz Paulo com as bênçãos do Palácio Anchieta?

Deputados estaduais participaram de café da manhã no Sebrae, nesta terça-feira (23), e a Assembleia Legislativa formalizou com a entidade parceria de cooperação técnica que estabelece a participação do Sebrae nas ações de fortalecimento do Poder Legislativo, com foco especial no tratamento diferenciado às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (MEIs).

***

Onde está a pulseira?

O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) passou por situação de “pulseira-justa”, ou melhor, “pulseira solta”. Ele saiu para jantar nessa segunda-feira (22) com a esposa e, em um momento, ela pediu para segurar a pulseira que ele havia lhe presenteado há anos. Nesta manhã, quando a esposa dele perguntou sobre o adereço, ele não a encontrou.

Invasão de terras

O tema de invasão de terras segue em voga na Assembleia Legislativa. O Diário do Poder publicou, nesta terça-feira (23), a autorização da formação da Frente Parlamentar Contra a Invasão de Terras pelo MST.

Destaque nacional

O deputado Dr. Victor Linhalis (Podemos) virou notícia nacional ao decidir deixar o cargo de vice-líder do governo na Câmara após divergências com o Palácio do Planalto sobre um projeto de lei do qual é relator que trata de invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A exoneração do parlamentar do posto foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira (22).

Meu aeroporto, meu escritório

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) se especializou em realizar reuniões no Aeroporto de Vitória. Une o útil ao agradável: realiza articulações antes de partir para Brasília.

***

Acompanhamento

O Ministério Público Estadual (MPES) instaurou procedimento administrativo “objetivando acompanhar o pagamento do piso salarial da enfermagem aos enfermeiros que laboram nos estabelecimentos de saúde administrados pela Prefeitura de Vitória de forma a evitar a descontinuidade dos serviços prestados”.

Recomendação

O MPES também publicou recomendação para que as membras e os membros “observem os deveres funcionais de cumprimento do expediente ministerial e de atendimento ao público (…) ainda que sob condições especiais de trabalho ou com autorização para residir fora da comarca”. Valem duas expressões nesse caso: “quem avisa amigo é…” e “para bom entendedor meia palavra basta”.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Há os que choram, há os que vendem lenços. E há os que aproveitam suas influências para vender lenços turbinados.

Tá na rede

“Brasil atinge menor índice de nível de pobreza já registrado. Fruto do aumento da renda do povo, da melhora na economia e do crescente número de postos de trabalho com o Governo Lula. Seguimos dialogando e trabalhando pelo Brasil e pelo Espírito Santo”

Helder Salomão (PT), deputado federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas