Dólar Em alta
5,077
7 de maio de 2024
terça-feira, 7 de maio de 2024

Giro Rápido: Contas azuis para o Espírito Santo, caldo verde energético e Bolsonaros rodando

O Espírito Santo é apenas uma das quatro unidades da federação do Brasil, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a partir de dados publicados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em que as receitas serão superiores para o pagamento de despesas.

O Estado se junta a São Paulo, Amapá e Mato Grosso no grupo das unidades da federação que estarão com as contas azuis neste ano.

Para o Valor Econômico, o gerente de pesquisa econômica da Firjan, Jonathas Goulart, explicou que os desafios para as finanças dos Estados e do Distrito Federal são o passivo da pandemia, a alteração no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustível e energia em 2022 e despesas com pessoal, sobretudo previdenciárias.

Caldo verde energético

Falando em governo do Estado, o governador Renato Casagrande (PSB) começou esta sexta-feira (26) preparando seu caldo verde para dar energia extra para as agendas. Nesta sexta, visitou Guaçuí e Alegre – e até andou de bike num dos compromissos. Já no sábado (27), terá agendas em Santa Leopoldina, Aracruz e ainda participará da inauguração do Parque Linear de Cobilândia, em Vila Velha.

Sorriso no rosto

Casagrande também deve estar feliz com mais uma boa notícia na imprensa nacional. Na revista Veja desta semana, o Espírito Santo é citado como um dos exemplos na redução de homicídios, latrocínios e roubo de veículos entre o período de 2017 a 2023. Como justificativa para o feito, são citados uso de índices regionais de criminalidade, resolutividade de homicídios, instalação de câmeras nas rodovias e combate à vulnerabilidade social nas periferias.

Reajuste

Casagrande anunciou o reajuste linear de 4,5% para os servidores estaduais a partir do mês de maio. “Esse reajuste é fruto do nosso compromisso contínuo de valorizar o trabalho e o esforço dos profissionais que atuam na administração pública, reconhecendo a importância de suas contribuições para a sociedade capixaba”, disse o socialista. O percentual, no entanto, está aquém do esperado pelo funcionalismo público.

***

Bolsonaros rodando I

O clã Bolsonaro, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a esposa Michelle Bolsonaro (PL), deve rodar o País inteiro, inclusive o Espírito Santo, para pedir votos aos seus candidatos. No Estado, previsão de ações na Grande Vitória, Guarapari e Venda Nova do Imigrante, segundo interlocutores.

Bolsonaros rodando II

Da coluna Radar, na edição mais recente de Veja. “Cabo eleitoral de prefeitos, Bolsonaro fez carreatas e comícios em onze capitais. Só na Região Nordeste, esteve em quatro estados: BA, CE, AL e PB”.

Bolsonaros rodando III

Da mesma coluna do mesmo periódico. “Em outra frente, pilotando o PL Mulher, Michelle Bolsonaro também tem corrido o país. Ela visitou dezesseis estados e filiou mais de 22.000 mulheres ao PL”.

***

Tarcísio garoto-propaganda

Diretórios do Republicanos no Estado já começam a colocar em suas sedes municipais a foto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Tarcísio é visto como um possível nome para a disputa da Presidência da República, em 2026.

Chinela cantou

O prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho, e o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) quase foram para as vias de fato em evento realizado em Guaçuí, nesta sexta-feira (26). A turma da paz evitou uma pancadaria.

Rede de apoio

Visando o fortalecimento da rede de apoio às vítimas de violência e seus familiares, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violências (NAVV), realizou, na tarde desta quinta-feira (25), a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação com 22 municípios. Ao todo, 54 cidades já assinaram este protocolo.

TRE-ES na estrada

Na próxima segunda-feira (29), às 10h, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) fará a inauguração do segundo Ponto de Inclusão Digital (PIDs) do Estado, em Governador Lindenberg. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação mútua entre o TRE-ES, Tribunal de Justiça do Estado (TJES), Defensoria Pública do Estado e Ministério Público Estadual (MPES). E na quinta-feira (2 de maio), o município de Irupi receberá seu PID.

Promovido

Nome conhecido dentro do Corpo de Bombeiros e que já foi candidato à Prefeitura de Vila Velha – e à Câmara dos Deputados -, Carlos Wagner Borges, o popular “coronel Wagner”, finalmente chegou à patente de coronel. Antes, ele estava como tenente-coronel. A promoção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Troca-troca

Nomeação de delegados promoveu troca-troca nas titularidades das chefias de unidades da Polícia Civil. Houve algumas broncas quanto ao interior do Estado. Uma que chamou a atenção foi a chegada do delegado Ícaro Ruginski, ex-secretário de Segurança Urbana de Vitória, para a Superintendência Regional Metropolitana de Polícia.

Paciência de Jó

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu (PDT), vem sendo descrito por políticos como pessoa de paciência quase infinita. Escuta atentamente às demandas – e que às vezes são verdadeiras ladainhas.

***

Ritmo de campanha I

Em ritmo de campanha para Cachoeiro de Itapemirim, o secretário de Cidadania de Vitória, Diego Libardi (Republicanos), lotou auditório, inclusive com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), para prestação de contas da pasta dele.

Giro Rápido: Contas azuis para o Espírito Santo, caldo verde energético e Bolsonaros rodando

Ritmo de campanha II

Como sabido, Libardi faz parte de um grupo que tem os deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União Brasil) para a disputa da Prefeitura da Capital Secreta do mundo. O republicano tem intenção de ser o escolhido e ainda contar com a simpatia do governo do Estado…

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Dizem que um político “está nas mãos” de outros após série de acontecimentos. Boa sorte!

Tá na rede

“Uma hora a gente cansa de bater na mesma tecla e resolve deixar para lá. O problema é que no ‘lá’ certos sentimentos bonitos podem ser sufocados. E depois que a coisa se parte é difícil remendar”

Denninho Silva (União Brasil), deputado estadual – e romancista nas horas vagas, pelo visto

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas