Dólar Em baixa
5,600
22 de julho de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024

O futuro de Marcelo Santos começa agora

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), embarcou, na noite dessa segunda-feira (18), para uma missão de temas da Casa de Leis em Brasília. No entanto, o decano parlamentar capixaba, em seu sexto mandato, aproveita a estada na Capital Federal para ajudar a definir o seu futuro partidário.

Apesar de nutrir boas relações com o presidente do Podemos, o deputado federal Gilson Daniel, Marcelo sabe que precisa de uma legenda para chamar de sua, com o intuito de que possa estabelecer seus próximos passos.

Como Poder ESHOJE mostrou, há aproximação dele com o PSD, liderado pelo ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos. No entanto, flerte não é sinônimo de relacionamento com papel timbrado e afins.

Marcelo Santos tem aspirações maiores e sua trajetória já começa agora, com a eleição de 2024. Ter domínio de um partido – e de outros grupos – dá mais conforto para abrigar seus aliados e formar seu núcleo de apoio.

O parlamentar goza de prestígio com diversos grupos, transitando bem com a centro-esquerda e até mesmo com a direita. É um aliado, ainda, de primeira hora do governador Renato Casagrande (PSB).

Brasília é a primeira opção de Marcelo Santos, que já anunciou que não buscará novo pleito na Assembleia Legislativa. O objetivo inicial é uma vaga na Câmara dos Deputados, mas se desenhar um panorama para o Senado ou até mesmo para o governo estadual, ele não reclamaria.

Existiram diversas especulações sobre qual poderia ser o destino de Marcelo, até mesmo o MDB, que tem eleição nesta quinta-feira (21), em uma disputa entre um grupo mais alinhado com Casagrande (liderado pela ex-senadora Rose de Freitas) e outro, historicamente, ao lado do ex-governador Paulo Hartung – capitaneado por Lelo Coimbra.

Esta coluna tem o costume de usar o ditado “quem chega cedo bebe água limpa”. A premissa é verdadeira. Se Marcelo objetiva ser bem-sucedido em suas novas incursões, precisa ter domínio do campo em que irá adentrar e criar as amarras que o permitam voar bem mais longe do que a Presidência da Assembleia Legislativa.

***

ESHOJE avisou…

Pesquisa da Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (19), mostra o cenário para as eleições de Vitória. E corrobora com a análise feita por ESHOJE. No levantamento estimulado, Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera com 33,1% das intenções, seguido por João Coser (PT), 20,4%, Capitão Assumção (PL), 11%, Camila Valadão (Psol), 9,2%, Luiz Paulo (PSDB), 9%, e Tyago Hoffmann (PSB), 1,4%.

Rejeição

Os pré-candidatos com maiores rejeições são: João Coser (28,3%), Capitão Assumção (24,7%), Lorenzo Pazolini (18,8%) e Camila Valadão (14,7%).

Trunfo I

Pazolini tem como trunfo, segundo a pesquisa, a aprovação do seu mandato: 65,1% dos entrevistados aprovam.

Trunfo II

Coser, por sua vez, como figura mais bem posicionada entre os aliados de Casagrande, tem a seu favor a boa avaliação do governador em Vitória – 73,2% aprovam – e até a considerável aprovação do presidente Lula (PT) na Capital (49,9% dão seu aval).

Constatação I

Não se pode dizer que o deputado estadual Capitão Assumção (PL) está morto na disputa. O conservadorismo da Capital é considerável e há espólios do bolsonarismo.

Constatação II

O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) corre contra o tempo para poder viabilizar sua campanha, faltando menos de um ano para as convenções.

***

Reforço na TVE

O Diário Oficial do Estado divulgou, nesta terça-feira (19), a contratação da apresentadora Luanna Esteves, ex-TV Gazeta, para que esteja à frente de programa diário na TVE.

***

Na ONU

O futuro de Marcelo Santos começa agora

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participou, nesta terça-feira (19), da abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), direto de Nova Iorque (EUA). “Neste momento, o Brasil reafirma seu compromisso com a paz, o desenvolvimento sustentável, a cooperação global e a democracia”, afirmou o governador.

***

Erick onipresente

O presidente do Republicanos estadual, Erick Musso, usou o modo onipresente nessa segunda-feira (18). Teve reuniões com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Republicanos), e com o deputado estadual Pablo Muribeca (Patriota).

Farmácia popular

Em dois meses, após retomada do programa Farmácia Popular do Brasil, 26.197 beneficiários do Bolsa Família já foram atendidos no Espírito Santo com mais de 6,4 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas de forma gratuita. Para complementação da assistência farmacêutica no Estado, o Ministério da Saúde repassou R$ 971 mil entre junho e julho.

“Presos políticos”

O senador Magno Malta (PL), nessa segunda-feira (18), foi à Penitenciária de Segurança Média de Viana. Motivo? Visitar “presos políticos”, dentre eles o vereador afastado de Vitória Armandinho Fontoura (Podemos).

Violência PCD

A Defensoria Pública Estadual, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, oficiou a Secretaria de Estado da Segurança Pública sobre os dados de violência contra as mulheres com deficiência. A instituição quer saber quantos boletins de ocorrência foram registrados para casos de violência doméstica e familiar, bem como o quantitativo de flagrantes registrados em vídeo, nos últimos três anos no Espírito Santo.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Restaurante em frente ao Tribunal de Contas virou point dos políticos. Entre uma garfada e outra, várias fofocas e bastidores também são consumidos.

Tá na rede

“O Espírito Santo e a Petrobras têm longa e forte relação, que começou em 1957. Atualmente a empresa emprega 10 mil trabalhadores em nosso estado, com produção robusta em território capixaba que é responsável por processos que impactam o cotidiano da companhia em todo o país”

Ricardo Ferraço (PSDB), vice-governador e governador do Estado em exercício

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas