Um ato público está marcado para esta quinta-feira (08) para relembrar os três anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A manifestação, que será realizada na Rua Sete de Setembro, Centro de Vitória, foi convocada por partidos políticos, movimentos sociais e entidades da sociedade civil.
Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 371 pessoas das mais de duas mil investigadas por participar dos atentados aos prédios dos três Poderes. Além disso, outras 527 admitiram a prática de crimes menos graves e fizeram acordo com o Ministério Público Federal (MPF), totalizando 898 envolvidos responsabilizados até o momento. Dos mais de 1,4 mil presos do 8 de Janeiro e de outros processos relacionados aos ataques à democracia, 185 permanecem na cadeia, como o ex-presidente Jair Bolsonaro – condenado a 27 anos e três meses e preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
O ato
De acordo com os organizadores, a concentração está prevista para ocorrer a partir das 16h, com início do ato às 18h. A mobilização terá como mote “Sem anistia para golpistas” e contará com apresentações culturais de Carlos Papel, Debie Schultz, Jhon Conceito e do grupo Mulheres Sambistas.
O ato acontece em um contexto de intensificação do debate nacional sobre a responsabilização dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado, especialmente após a aprovação do chamado PL da Dosimetria, que altera critérios para o cálculo de penas e prevê a redução de condenações aplicadas a participantes dos atos golpistas.
Os ataques de 8 de janeiro de 2023 foram precedidos por uma série de mobilizações iniciadas após a divulgação do resultado das eleições presidenciais de 30 de outubro de 2022, que confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Naquele período, grupos inconformados com o resultado eleitoral passaram a defender publicamente uma intervenção militar para impedir a posse do presidente eleito.
No Espírito Santo, os organizadores do ato afirmam que a mobilização busca preservar a memória dos acontecimentos e reforçar a defesa da democracia. A deputada estadual Iriny Lopes (PT) relaciona o momento atual ao debate histórico sobre anistia no país. “Não podemos repetir o que aconteceu nos anos 1970, quando crimes contra a democracia ficaram sem responsabilização”, afirmou a parlamentar, que integrou o Comitê Brasileiro de Anistia durante a ditadura empresarial-militar.
A manifestação em Vitória ocorre no mesmo dia em que o presidente Lula deve formalizar o veto ao PL da Dosimetria. Conforme informações antecipadas pela imprensa nacional, o presidente optou por realizar o veto na data simbólica de 8 de janeiro, em referência aos ataques às sedes dos Poderes.
O projeto teve ampla aprovação no Congresso Nacional. No Senado, o texto foi aprovado por 48 votos a 25, com apoio de partidos do centrão, incluindo legendas que integram a base do governo. Na Câmara dos Deputados, a proposta recebeu 291 votos favoráveis e 148 contrários.









