Na posse do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, no comando estadual do PSDB na tarde desta quinta-feira (4), e presidente nacional do partido, Aécio Neves, disse que o partido “busca seu caminho com diálogo” e que a nova direção terá autonomia para conduzir negociações no Espírito Santo.
Questionado sobre alianças anteriormente sinalizadas pelo PSDB sob a direção de Vandinho Leite, Aécio afirmou que todas as tratativas anteriores deixam de valer.
“A partir desse instante quem fala no Espírito Santo em nome do PSDB é o presidente Arnaldo Borgo Filho e a executiva”, disse Aécio, que participou de forma virtual da reunião.
Apesar de afirmar que o processo eleitoral ainda não começou, Aécio afirmou que o PSDB trabalhará simultaneamente candidaturas majoritárias e a formação de uma chapa competitiva para deputado federal. “É uma das nossas grandes prioridades fazer uma bela nominata para deputado federal”, disse, confirmando o que ES Hoje anunciou em primeira mão. Ele acrescentou que o partido pretende retomar protagonismo nacional: “O PSDB passou por uma lipoaspiração e está voltando robusto, forte e com energia”.

Sobre a possibilidade de Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador capixaba, ser o candidato do governador Renato Casagrande, Aécio entregou a decisão sobre candidatura do PSDB ao partido no Espírito Santo. Aécio ressaltou que decisões definitivas só ocorrerão nos prazos legais das convenções.
“Hoje ele [Arnaldinho] tem autonomia para conduzir essas negociações”, afirmou.
Arnaldinho fala em união e legitimação do diálogo político

Ao assumir o PSDB, Arnaldinho declarou que pretende atuar pela unidade dos aliados do governador. “Eu vou trabalhar para a união. Vou buscar dialogar com todos para fazer uma grande aliança no Estado”, afirmou.
Ao ser questionado se a ideia é que o grupo tenha apenas um candidato ao governo, e que esse candidato seja ele, o prefeito respondeu que isso dependerá de fatores como pesquisas e capacidade de articulação.
“Não vou cometer loucuras. Se a pesquisa mostrar que eu não tenho viabilidade, não serei pedra de tropeço para ninguém”, disse.
E complementou: “Não vamos para uma aventura. Tudo depende de pesquisa científica e do que a sociedade deseja”, finalizou.
Sobre possíveis desgastes políticos com Casagrande decorrentes de sua filiação, Arnaldinho negou qualquer tensão. “Minha relação é muito consolidada com o governador”, disse. Arnaldinho reafirmou que Casagrande é seu candidato ao Senado: “Ele é o nosso candidato e vamos trabalhar para elegê-lo”.
Estruturação do PSDB e alianças municipais
O novo presidente estadual tucano tem como prioridade imediata reorganizar o PSDB nos municípios. “A ideia é dialogar com todos os mandatários para identificar diretórios fortes e locais que precisam de intervenção”, afirmou. O objetivo é fortalecer as bases para 2026.
Arnaldinho disse ainda que o presidente nacional não impôs metas rígidas, mas montar uma boa chapa de federal e construir a candidatura do pré-candidato ao senado, Luiz Paulo, além de sua própria candidatura ao governo.

“Se depender de mim, vamos ter uma chapa robusta para eleger dois deputados federais. É difícil, mas é o que temos em mente”, afirmou ao lado de Linhalis.
O prefeito de Vila Velha ressaltou que pretende continuar apoiando a federação Solidariedade-PRD, onde lideranças próximas a ele estão filiadas. E que ele tem compromisso de ajudar na montagem de chapas.
Questionado sobre eventual renúncia ao cargo de prefeito para disputar o governo, Arnaldinho admitiu que essa é uma possibilidade, mas ainda distante de definição. “Não tenho dificuldade de repassar o comando da prefeitura caso seja necessário”.










