Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e criador do grupo de trabalho de mineração na Câmara dos Deputados, o capixaba Evair de Melo (Progressistas) participou na manhã desta quarta-feira (23) de encontro com empresários dos setores de agricultura e mineração para discutir as medidas que serão adotadas no Brasil em relação a tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou para produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Evair articulou o envio de ofício à Confederação Nacional da Indústria (CNI) solicitando a inclusão de entidades capixabas em agendas institucionais e missões oficiais aos EUA com o objetivo de discutir os impactos da medida e buscar soluções.
O parlamentar também apresentou o Requerimento nº 2757/2025 à Presidência da Câmara dos Deputados, propondo a criação de uma Comissão Externa para acompanhar os efeitos econômicos e comerciais da tarifa. A iniciativa visa fortalecer a resposta institucional do Parlamento e mobilizar lideranças setoriais para proteger cadeias produtivas fundamentais à economia brasileira.
Evair de Melo indicou várias entidades, como o Cecafé, Abrafrutas, Centrorochas, Brapex e o Sindiex – todas com relevante participação na pauta exportadora, especialmente no Espírito Santo. “Não podemos permitir que setores produtivos fiquem à margem das negociações que impactam diretamente sua sobrevivência econômica. A participação de entidades como Cecafé, Abrafrutas, Centrorochas, Brapex, Sindiex e outras, em uma missão empresarial aos Estados Unidos é fundamental para dar voz aos produtores, buscar soluções reais e preservar o emprego, a renda e a competitividade do nosso país”, afirmou Evair de Melo.
O deputado também solicitou à CNI o envio de uma manifestação técnica com dados e análises sobre os impactos setoriais da nova tarifa, de modo a subsidiar os trabalhos legislativos e as tratativas diplomáticas.
O parlamentar, que é aliado do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), está em São Paulo e teve uma série de agendas sobre o tema. O primeiro da Federação das Indústrias de SP (Fiesp) e outro no Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
“Nos reunimos com empresários para traçar medidas a serem adotadas. Avaliamos criar comissões de empresários para irem aos Estados Unidos, bem como de governadores brasileiros. O governo Lula não tem qualquer interlocutor”, destacou Evair de Melo. Representantes dos Centrorochas e Sindirochas estiveram com o parlamentar.
O progressista é vice-líder da oposição ao governo e nega que o ex-presidente Bolsonaro tenha responsabilidade na decisão de Trump na taxação imposta aos produtos brasileiros. “Não tem nada a ver com Bolsonaro, não é responsabilidade dele. Trump aproveitou o momento, ele já vinha promovendo taxação a outros países. O momento agora é de resolver e por isso estamos organizando missão para ir nos Estados Unidos”, afirmou o deputado federal.
Comitê estadual
Nesta terça-feira (22) o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou a criação do comitê no Governo do Espírito Santo com o objetivo de dialogar com os setores afetados pelas tarifas impostas pelo presidente Trump, avaliar os impactos na economia capixaba e na arrecadação, e acompanhar as medidas que o Governo Federal deve anunciar.
O grupo de trabalho será coordenado pelo vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Segundo o Estado, depois do Ceará, o Espírito Santo será o mais impactado com a tarifação.









