Érica Neves faz balanço dos cinco meses à frente da OAB-ES

Pela primeira vez comandada por uma mulher, a OAB Espírito Santo completou cinco meses sob a gestão de Érica Neves. Em entrevista à Rádio ES Hoje nesta terça-feira (20), a presidente da instituição apresentou um balanço das ações realizadas no período, destacando a modernização da advocacia capixaba, o fortalecimento das prerrogativas e a interiorização da atuação da Ordem.

Entre os principais avanços, a presidente ressaltou a reestruturação da Escola Superior da Advocacia (ESA), a criação da ESA Business e o lançamento do programa Start OAB. Os projetos têm como foco a formação em áreas como gestão, inteligência artificial e empreendedorismo, com atenção especial à jovem advocacia.

“Hoje, a OAB fala sobre gestão, fala sobre negócios. A nova advocacia precisa disso para sobreviver e prosperar”, afirmou.

Inclusão e interiorização da atuação

No campo social, Érica destacou a celebração de convênios com instituições que atuam em comunidades vulneráveis, a participação da Ordem nos conselhos de políticas públicas e o apoio direto às subseções do interior do Estado.

“Eu percorro o interior, faço audiências públicas, escuto a advocacia local. A presidência precisa estar onde os advogados estão”, pontuou.

Segundo a presidente, a interiorização da atuação institucional é uma das prioridades da atual gestão.

Atuação nacional e valorização profissional

No cenário nacional, Érica Neves citou conquistas importantes, como nomeações estratégicas de representantes capixabas no Conselho Federal da OAB, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Conselho da Justiça Federal. Ela também tem atuado em grupos de trabalho que discutem a normatização interna da Ordem e a distribuição de recursos para a advocacia em todo o país.

Durante a entrevista, a presidente reafirmou o compromisso com a defesa das prerrogativas da classe, posicionando-se contra decisões judiciais que desrespeitam o direito à ampla defesa. Ela também destacou o bom relacionamento institucional com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

“O discurso de que somos indispensáveis à Justiça precisa ser prático, e já conseguimos isso em apenas cinco meses”, afirmou.

Próximos passos

Até o fim do ano, a meta da gestão é ampliar o apoio às subseções, intensificar a interiorização da OAB-ES e expandir os programas de qualificação profissional, com foco na retenção e valorização dos jovens advogados.

“Temos muitos projetos em andamento, mas a nossa prioridade é sempre a produtividade da advocacia e a valorização do exercício profissional no Espírito Santo”, concluiu.

João Otávio Carvalho
João Otávio Carvalho
Videorrepórter, autista nível 1 de suporte e apaixonado por jornalismo desde os 4 anos de idade. Amo fazer coleções de itens de TV (canoplas, espumas, câmeras...)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas