Pela primeira vez comandada por uma mulher, a OAB Espírito Santo completou cinco meses sob a gestão de Érica Neves. Em entrevista à Rádio ES Hoje nesta terça-feira (20), a presidente da instituição apresentou um balanço das ações realizadas no período, destacando a modernização da advocacia capixaba, o fortalecimento das prerrogativas e a interiorização da atuação da Ordem.
Entre os principais avanços, a presidente ressaltou a reestruturação da Escola Superior da Advocacia (ESA), a criação da ESA Business e o lançamento do programa Start OAB. Os projetos têm como foco a formação em áreas como gestão, inteligência artificial e empreendedorismo, com atenção especial à jovem advocacia.
“Hoje, a OAB fala sobre gestão, fala sobre negócios. A nova advocacia precisa disso para sobreviver e prosperar”, afirmou.
Inclusão e interiorização da atuação
No campo social, Érica destacou a celebração de convênios com instituições que atuam em comunidades vulneráveis, a participação da Ordem nos conselhos de políticas públicas e o apoio direto às subseções do interior do Estado.
“Eu percorro o interior, faço audiências públicas, escuto a advocacia local. A presidência precisa estar onde os advogados estão”, pontuou.
Segundo a presidente, a interiorização da atuação institucional é uma das prioridades da atual gestão.
Atuação nacional e valorização profissional
No cenário nacional, Érica Neves citou conquistas importantes, como nomeações estratégicas de representantes capixabas no Conselho Federal da OAB, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Conselho da Justiça Federal. Ela também tem atuado em grupos de trabalho que discutem a normatização interna da Ordem e a distribuição de recursos para a advocacia em todo o país.
Durante a entrevista, a presidente reafirmou o compromisso com a defesa das prerrogativas da classe, posicionando-se contra decisões judiciais que desrespeitam o direito à ampla defesa. Ela também destacou o bom relacionamento institucional com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
“O discurso de que somos indispensáveis à Justiça precisa ser prático, e já conseguimos isso em apenas cinco meses”, afirmou.
Próximos passos
Até o fim do ano, a meta da gestão é ampliar o apoio às subseções, intensificar a interiorização da OAB-ES e expandir os programas de qualificação profissional, com foco na retenção e valorização dos jovens advogados.
“Temos muitos projetos em andamento, mas a nossa prioridade é sempre a produtividade da advocacia e a valorização do exercício profissional no Espírito Santo”, concluiu.









