Dólar Em baixa
5,073
6 de maio de 2024
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,073

Reconhecimento, realidade das ruas, militância e tensionamento: veja avaliação sobre pesquisa em Cariacica

No último sábado (20) ES Hoje publicou pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Perfil na cidade de Cariacica. Os números dão vantagem ao atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB), que não só está na frente dos outros pré-candidatos, como tem a menor rejeição.

Na espontânea, o atual prefeito recebe 47,36% dos votos, seguido de Heliomar Costa Novais (PV), com 5,69%, de Célia Tavares (PT) – que disputou o segundo turno contra Euclério em 2020 – com 3,47% e de Ivan Bastos (PL), com 1,39%. Grande parte dos pesquisados (30,28%) ficaram indecisos na espontânea e 11,81% votariam branco/nulo.

Já na estimulada, com os nomes à mostra, Euclério Sampaio já definiria o certame logo no primeiro turno, com 56,39% dos votos. A petista Célia Tavares vem logo atrás, com 11,25% das intenções, seguida por Heliomar Costa Novais (6,11%) e Ivan Bastos (2,92%). Indecisos somam 10,56% e branco/nulo 12,78%.

Leia também:

Para Euclério, a cidade reconhece o trabalho. “Recebi os dados da pesquisa com muita humildade, satisfação e agradecimento da população que reconhece que estou trabalhando, e estou trabalhando de fato. E a aprovação me dá ainda mais ânimo para trabalhar, de melhorar mais a nossa cidade. Sei que não agrado a todos, mas trabalho muito para fazer o melhor por Cariacica”, afirmou o prefeito Euclério.

Na rejeição estimulada, quem assume a liderança é Ivan Bastos, somando 21,25%. Atrás dele vem Heliomar Costa Novais, com 13,06%, Célia Tavares (13,33%) e, por último, Euclério Sampaio, com 6,67%. Indecisos somam 31,53% e 14,17% não rejeitaria nenhum candidato.

“A boa avaliação do mandato, somada à sua baixa reprovação acaba por alçar o atual prefeito a favorito na próxima disputa”, avalia Erasmo Lima, diretor do Instituto Perfil de Pesquisas. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de abril com 720 entrevistas. A margem de erro para o estudo é de 3,65 pontos para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

Reconhecimento, realidade das ruas, militância e tensionamento: veja avaliação sobre pesquisa em Cariacica
Ivan Bastos vai concorrer pelo PL

Já Ivan Bastos comemorou seu nome estar no páreo. “Sinal de que estou sendo visto e não tenho uma candidatura posta, mas estou conversando com a cidade. Estou na disputa, mas não começou a eleição. Penso que quem começa muito na frente tem risco de descer”, comentou.

 

Para Heliomar Costa, os dados mostram condições de segundo turno.

“Entendo que o resultado a princípio reflete o que está na rua. O prefeito, naturalmente, teria um número bem superior aos demais. Vale ressaltar que o meu nome foi colocado nos últimos dias e por isso considero um bom percentual inicial e com expectativa de crescimento. Assim podemos dizer que existe uma possibilidade real de segundo turno e nós vamos mostrar para o eleitor que isso é possível e necessário para um debate maior”, avaliou.

Reconhecimento, realidade das ruas, militância e tensionamento: veja avaliação sobre pesquisa em CariacicaCélia “O prefeito deveria estar muito preocupado”

Derrotada pelo prefeito Euclério (MDB) em segundo turno no pleito de 2020, a professora Célia Tavares (PT) se prepara para uma nova disputa pela prefeitura de Cariacica. A pesquisa publicada por ES Hoje no último sábado dá conta que ela é a maior adversária do emedebista.

Numa hipótese de que os dois se enfrente, novamente, em 2º turno, o atual prefeito alcançou 65% de preferência dos entrevistados pela Perfil, enquanto a petista levaria 14,03% dos votos. Levando em consideração aos votos válidos – quando se descartam brancos e nulos – esse confronto direto aumenta a vantagem o emedebista, com 82,25%, enquanto Célia alcançaria um percentual de 17,75%.

“O prefeito deveria estar muito preocupado com o fato de não ter mais de 50% dos votos da cidade mesmo depois de governar Cariacica durante quase um mandato inteiro; depois de assumir após a gestão de um prefeito extremamente reprovado; estar com uma grande máquina de comunicação, fazendo propaganda como se estivesse em campanha eleitoral comparando-o com o prefeito anterior, e sem ter uma oposição organizada e atuante na cidade. Ele não tem o apoio de mais da metade do eleitorado porque não conseguiu corresponder ao sonho de Cariacica de ter um grande projeto de desenvolvimento (a exemplo do que já aconteceu em Vitória, Serra e até em Viana, o projeto de Cariacica foi interrompido na gestão Juninho) que dê um salto de qualidade para o futuro”, afirmou por meio de uma resposta enviada por texto escrito pela própria petista.

Em outro trecho, Celia Tavares diz que em Cariacica falta “o uso intensivo da tecnologia já disponível para implantar um governo digital com participação popular, cuja gestão seja feita de forma transparente, técnica e profissional, sem a politicagem e os favorecimentos da política do toma lá dá cá. Uma gestão que melhore definitivamente a qualidade dos serviços públicos de Saúde, Educação, Ação Social e outros como foi prometido e não cumprido pelo atual prefeito. Agora ele vai enfrentar a realidade com uma oposição atuante e a militância partidária e dos movimentos sociais mobilizada e ativa na cidade. Vamos mostrar que Cariacica pode ir muito mais longe do que está hoje”.

Célia disse que seu nome foi colocado como pré-candidato do PT há pouco tempo e que o partido está mobilizando as bases soociais para um grande movimento de acúmulo de forças para fazer a grande virada.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas