A semana dos estudantes capixabas começou com uma excelente notícia. Foi lançado nesta segunda-feira (04) o Programa “Pé-de-Meia”, uma poupança para alunos do ensino médio, que deve beneficiar mais de 31 mil estudantes no Espírito Santo. O número definitivo será atualizado após apuração das matrículas de 2023 e atualização da base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – (CadÚnico). A solenidade foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Mário Gurgel, em Vila Velha.
O objetivo do programa é incentivar de forma financeira e educacional, usando uma prática antiga do brasileiro: a poupança. Dessa forma, os alunos que frequentarem a escola, vão receber um valor, no ato da matrícula, e nos meses de acordo com o ano letivo. A ideia é que os estudantes não tenham mais a necessidade de sair da escola para ajudar financeiramente em casa.
A aluna Beatriz Lopes Nicolau, está na 2ª série de informática II e ficou muito feliz com a notícia. “Esse programa vai ajudar demais porque vou receber para estudar. Já fiz estágio e sei como é cansativo estudar e trabalhar. Agora, com a renda e a possibilidade de poder guardar uma parte para render, vai ajudar muito para quem quer fazer faculdade”, afirmou.
Estados, Distrito Federal e os municípios vão colaborar e prestar as informações necessárias à execução do incentivo, a fim de possibilitar o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.
Como funciona
Para receber a poupança do ensino médio, o estudante não precisa fazer qualquer cadastro. Basta ter CPF e matrícula em série do ensino médio público, registrada até dois meses após o início do ano letivo. Além disso, é necessário ter entre 14 e 24 anos, e ser integrante de família beneficiária do Programa Bolsa Família, que será prioridade nesse início do incentivo financeiro-educacional. O programa deve beneficiar, neste ano, em todo o Brasil, cerca de 2,5 milhões de estudantes. O investimento do MEC, previsto para 2024, será de R$ 7,1 bilhões.
O Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores podem chegar a R$ 9.200 por aluno. Os pagamentos começam no dia 26 de março.
Na solenidade, além do governador, Renato Casagrande, que assinou o documento junto com o Ministro da Educação, Camilo Santana, estavam deputados estaduais, deputados federais e o senador Fabiano Contarato, que destacou a importância do programa. “Eu estudei em escola pública e estudei no Ifes e afirmo que, com esse tipo de atitude, o filho do pobre terá escola de qualidade. Durante muitos anos, tivemos um Ifes e hoje temos 26”.
O senador aproveitou para cobrar do ministro mais unidades de ensino. “Gostaria de pedir ao ministro um Ifes em Muniz Freire e Regência, além de aumentar o número de vagas nos cursos de medicina nos pólos da Ufes, porque só através da educação pública de qualidade teremos um país melhor”, disse Contarato.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, parecia estar preparado para a cobrança amigável de Contarato quando anunciou boas notícias para os reitores da Ufes e do Ifes, durante a solenidade. “Retomando as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em todas as áreas, pela primeira vez, a educação entra no PAC, com novas escolas, novas creches, ônibus, novos IFES, investimentos nas universidades, consolidação dos campings que precisam”, destacou Santana.
O ministro ainda comentou que nenhum país cresce com justiça social, se não investir em educação. “A falta de diálogo, de parceria com estados e municípios e durante a pandemia, se não fossem os diretores, não conseguiriamos passar por esse momento. Temos muito a agradecer aos professores pela dedicação. O ensino médio tem a maior taxa de abandono escolar. Temos 4 bilhões de reais para investir em escolas de tempo integral. Uma forma de ajudar a mãe que precisa trabalhar e com o filho na escola, sabendo que ele vai aprender música, inovação e que o filho não vai deixar a escola para contribuir em casa, é dar dignidade”, afirmou Camilo Santana.
Para o presidente da Caixa Econômica federal (CEF) do Estado, Carlos Vieira, a educação capixaba está vivendo um momento muito especial. “Não existe transformação em um país se não for conduzida pelos professores. É com eles que a mudança acontece. Fui aluno de escola pública e hoje sou presidente de uma das instituições mais antigas do Brasil. Essa transformação chega ao estado pelos recursos da caixa e (parlamentares) federais para ajudar o governador a transformar a vida desses alunos”, declarou.
O governador, Renato Casagrande, ressaltou que o Espírito Santo é o primeiro estado a receber o programa. “Somos os primeiros e, com isso, damos mais um passo para ter os alunos em sala de aula, para cumprir a nossa tarefa de ofertar oportunidade ao povo do Espírito Santo, a quem não tem, quem não nasceu com a oportunidade. A educação é o melhor caminho. A escola é o local de reduzir a violência e criar oportunidades. Vamos investir para que o ambiente seja voltado para inovação. Temos quase quatro mil alunos que fazem música e temos mais de 100 escolas com Música na Rede”, disse o governador.









