Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Força-tarefa mira aumentos abusivos em situações de calamidade pública

Em resposta à prática de aumentos abusivos de preços em momentos de vulnerabilidade, como após as fortes chuvas no Sul do Espírito Santo, autoridades e representantes de instituições se reuniram nesta quarta-feira (27) na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). O encontro discutiu ações da força-tarefa, recentemente constituída, para combater a prática prejudicial aos consumidores.

A reunião foi liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos, e pela procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade, e contou com a participação da Comissão de Defesa do Consumidor da Ales, PROCON, Delegacia do Consumidor, FECOMÉRCIO, FINDES e outros órgãos relevantes.

De acordo com o presidente da Assembleia, a conduta tem se tornado um hábito desfavorável a quem enfrenta situações de vulnerabilidade e vai contra as medidas que buscam ajudar as vítimas de calamidade pública. “Não podemos aceitar que em momentos em que se pede apoio e união, o aumento dos preços seja um vilão na vida dessas pessoas”, declarou Marcelo Santos.

A ação coordenada pela força-tarefa quer não apenas proteger os direitos dos consumidores, mas também promover um ambiente econômico justo e equitativo, mesmo em meio a desastres naturais.

A procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade, destacou a importância da conscientização durante o enfrentamento de crises e salientou que o acesso facilitado às informações fará diferença para a compreensão e cumprimento dos direitos dos consumidores.

“Precisamos primeiro equilibrar preço, demanda e necessidade da sociedade, garantindo que os consumidores tenham acesso a informações claras e precisas sobre produtos e serviços. Isso não apenas fortalece seus direitos, mas também promove uma relação mais justa entre fornecedores e consumidores”, ressaltou a Procuradora.

O diretor da FECOMÉRCIO, Cesar Bressan, enfatizou a importância da cooperação entre diferentes esferas governamentais e setores da sociedade civil para combater aumentos abusivos em situações de calamidade pública. “Cabe a nós, comerciantes, varejistas e atacadistas, fazer esse monitoramento. Estamos em um esforço conjunto para contribuir com doações às vítimas e, neste momento crítico, é fundamental que todos os segmentos se unam em prol do bem-estar da população”, destacou o diretor.

Desde o último fim de semana, a Assembleia Legislativa implementou medidas para levar apoio às áreas afetadas pelas chuvas. Crédito facilitado, atendimento psicológico, arrecadação de suprimentos e investimentos com o setor produtivo já foram ações promovidas pela Assembleia junto às diversas instituições do Estado.

O repasse de R$17 milhões, através da devolução de economias da Assembleia ao Governo do Estado para a reconstrução das cidades atingidas e a desburocratização dos processos de auxílio aos municípios também estão entre as ações adotadas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas