Os depoimentos do senador Marcos do Val e do ex-presidente Jair Bolsonaro mpurram para Daniel Silveira a responsabilidade pelo plano de golpe de estado. As informações são da CNN.
Marcos do Val prestou depoimento a Polícia Federal (PF) na quarta-feira (19) e Bolsonaro no dia 12 de julho. Os dois atribuem a Silveira a idealização e realização da reunião que aconteceu em 8 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada.
Bolsonaro já tinha afirmado que do Val foi levado a Alvorada por Daniel Silveira, porque o senador queria conversar com ele “um assunto importante”. “Silveira queria que do Val falasse alguma coisa e ele não falou nada. Não sei qual foi o contato de do Val com o Silveira, o que sei é que Silveira e ele não tinham relacionamento, passaram a ter após uma audiência pública, após o do Val dizer que se encontraria com o ministro (Moraes)”, disse, no dia 12 de julho.
Já Marcos do Val, quando falou a Polícia Federal, contradisse Bolsonaro. Enquanto ele afirma que o ministro Alexandre de Moraes foi citado na reunião, o ex-presidente e seu advogado, Fabio Wajngarten, negam:
“Não houve nenhum ato, plano conspiratório. Foi uma conversa rápida, cogitava-se a mudança de do Val para o PL, aconteceu no Palácio da Alvorada. Não houve nenhum golpe, nenhuma conversa, jamais foi citado o nome de Moraes, muito menos qualquer tentativa de gravação do ministro”, afirmou Wajngarten.
Por outro lado, o senador confirmou que Bolsonaro ficou em silêncio na reunião, algo que o ex-presidente já tinha dito na ocasião que prestou depoimento: “Nada aconteceu, nunca tive vínculo com do Val, a não ser fotos, o que é muito comum. Não teve nenhum plano em, aproximadamente, 20 minutos de reunião, pra alguém gravar Moraes. Eu fiquei em silêncio”.










