Dólar Em alta
5,077
9 de maio de 2024
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Casagrande e outros governadores denunciam manipulação de policiais contra a ordem democrática

O Governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), assinou uma carta, juntamente com 15 chefes do Executivo em outros estados, protestando contra atos que tentam criar instabilidade institucional nas unidades federativas brasileiras. Dentre outros assuntos, o documento denuncia agentes políticos que tentam manipular policiais contra a ordem democrática.

O texto cita casos de políticos que, durante a pandemia, espalham mentiras sobre verbas que não foram repassadas aos estados e fomentam tentativas de cassação de mandatos. Os governadores ressaltam que os atos, muitas vezes, partem de autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional.

“Conclamamos o Presidente da República, os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como o Presidente do Supremo Tribunal Federal, para que adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais. Os Estados e todos os agentes públicos precisam de paz para prosseguir com o seu trabalho, salvando vidas e empregos. Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático”, dizem, em um trecho do documento.

O caso

A carta foi divulgada após o posicionamento de alguns políticos brasileiros, em relação à morte de um policial que teria sofrido um surto psicótico na Bahia, no último domingo (28). O agente Wesley Soares  foi imobilizado após atirar contra a tropa da Polícia Militar no farol da Barra, em Salvador.

Após o ocorrido, postagens nas redes sociais passaram a incentivar motins de policiais militares, definindo o agente morto como herói. A deputada federal, Bia Kicis (PSL), fez uma publicação no Twitter dizendo que o policial foi morto por se recusar a prender trabalhadores, mas apagou o post logo em seguida, fazendo outra publicação.

“Nesta madrugada fui informada, de que o PM morto, em surto, havia atirado para o alto e foi baleado por colegas. As redes se comoveram e eu também. Hoje cedo removi o post para aguardarmos as investigações. Inclusive, diante do reconhecimento da fundamental hierarquia militar”, postou na sequência.

Casagrande e outros governadores denunciam manipulação de policiais contra a ordem democrática
Publicação apagada pela deputada.

De acordo com informações do Governo da Bahia, o agente Wesley Soares dirigiu-se ao Farol da Barra, em Salvador,  aparentando um quadro de surto psicótico e, por volta das 14h, começou a atirar com um fuzil, primeiramente para o alto e, no final da tarde, contra a própria tropa da Polícia Militar presente no local. 

Em uma coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (29), o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, disse que a tropa utilizou recursos de uso progressivo da força, com o objetivo de retirar o policial do enfrentamento. O agente foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

Repercussão no Espírito Santo

Aqui no Espírito Santo, o deputado estadual Capitão Assumção (Patriota), publicou uma foto do agente morto, com a legenda: “Governadores assassinos!”. O parlamentar fez a postagem, nessa segunda-feira (29), na própria conta do Instagram.  

Casagrande e outros governadores denunciam manipulação de policiais contra a ordem democrática
Publicação feita pelo parlamentar capixaba.

A reportagem procurou pela assessoria do deputado Assumção, questionando a publicação, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.

Governadores pedem “Verdade e paz”

Na carta, intitulada “Queremos verdade e paz”, os governadores, afirmam que, juntamente com os servidores públicos e profissionais do setor privado, estão lutando para garantir atendimento de saúde e apoio social à população.

“Sublinhamos a nossa gratidão a todos os servidores públicos e profissionais que têm atuado incessantemente para vencermos a pandemia. Merecem especial destaque as forças policiais, que têm a nossa solidariedade e apoio em relação a reivindicações justas quanto à vacinação, pleito em análise no âmbito do Ministério da Saúde pela Comissão Intergestores Tripartite – CIT”, ressaltaram.

Confira a lista de governadores que assinaram a carta:

RUI COSTA
Governador do Estado da Bahia

FLÁVIO DINO
Governador do Estado do Maranhão

HELDER BARBALHO
Governador do Estado do Pará

PAULO CÂMARA
Governador do Estado de Pernambuco

JOÃO DORIA
Governador do Estado de São Paulo

RONALDO CAIADO
Governador do Estado de Goiás

MAURO MENDES
Governador do Estado de Mato Grosso

EDUARDO LEITE
Governador do Estado do Rio Grande do Sul

CAMILO SANTANA
Governador do Estado do Ceará

JOÃO AZEVÊDO
Governador do Estado da Paraíba

RENATO CASAGRANDE
Governador do Estado do Espírito Santo

WELLINGTON DIAS
Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

BELIVALDO CHAGAS
Governador do Estado de Sergipe

REINALDO AZAMBUJA
Governador do Estado de Mato Grosso do Sul

WALDEZ GOÉS
Governador do Estado do Amapá

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas