Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,355

Entidades negras realizam debate com candidatos ao Governo do Espírito Santo

Com a proximidade das eleições foi dada a largada para os debates eleitorais. Esse ano, as organizações do movimento negro saíram na frente e foram as primeiras a anunciar um debate com os candidatos ao Governo do Espírito Santo. Além disso, há previsão de uma sabatina com os candidatos ao Senado.

Segundo um dos coordenadores do Círculo Palmarino, Gilberto Batista Campos, a iniciativa de promover um debate com os candidatos partiu da Convergência Negra do Espírito Santo, movimento que articula inúmeras entidades, organizações, coletivos e comunidades negras em geral. Para ele, o debate se faz necessário para pautar as questões raciais e fazer com que as candidaturas assumam compromissos no desenvolvimento de políticas que combatam o racismo em seus futuros mandatos.

“Nossas pautas são muitas, entre elas a estruturação da Defensoria Pública do Estado, a ampliação do quadro de defensores e defensoras através da abertura de concurso público com cotas raciais e a criação, pela defensoria, de um canal específico para receber casos de racismo e injúria discriminatória. Outra demanda urgente é a apresentação de dados estatísticos oficiais sobre violência contra negros no Espírito Santo”, enumera.

O debate será dividido em quatro blocos, no primeiro haverá um momento para autoapresentação e os candidatos responderão às mesmas perguntas, elaboradas pelo Observatório Negro das Eleições 2018, cada candidato terá direito a responder duas perguntas; no segundo bloco os candidatos responderão a perguntas formuladas por convidados, ativistas e representantes das comunidades negras do Espírito Santo; no terceiro novamente os candidatos responderão a perguntas elaboradas pelo Observatório já o quarto e último bloco está reservado para considerações finais.

Até o momento três candidatos já confirmaram presença: Aridelmo Teixeira (PTB), André Moreira (PSOL) e Jackeline Rocha (PT). O debate, que terá mediação do jornalista Alexandre Damázio, será transmitido ao vivo pela internet, pela página do Círculo Palmarino no Facebook.

Observatório Negro
E para fiscalizar as candidaturas, bem como denunciar as que fizerem algum tipo de apologia à discriminação e ao racismo foi criado, também pelas entidades negras do Espírito Santo, o Observatório Negro das Eleições 2018. Identificar os candidatos comprometidos com a promoção da igualdade racial também será missão do Observatório.

 “O Observatório vai monitorar a atuação parlamentar dos eleitos em relação às pautas do movimento negro e às reais demandas da população negra”, finaliza Campos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. ridículo isso, ninguém tem que prestar satisfação à um determinado grupo étnico de mentalidade coletiva. O brasileiro comum já tem se preocupa com os malditos movimentos “arianos” que se sentem superiores e perseguidos.
    espero um país com mais empregos e menos cotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas